"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer." (Abraham Lincoln)

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Na edição 481 do CRCBA Notícias, gostaria de reforçar um convite muito especial para toda a classe contábil da Bahia, que já são empreendedores da área contábil ou que têm o objetivo de virem a ser - participe do Seminário Debatendo as Organizações Contábeis - Aspectos de Gestão, Riscos Éticos, Penais e da Atividade Contábil, que acontecerá na próxima semana (28/11), no Auditório da Casa do Comércio, em Salvador. Confira abaixo a programação, que está imperdível, e garanta a sua inscrição, pois as vagas são limitadas e já estão se esgotando.

No mais, divulgamos as últimas notícias de interesse da classe contábil, como novidades de legislação, das áreas tributária, previdenciária e fiscal, além da nossa agenda de eventos de educação continuada e representações.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 

 





ATO COTEPE/PMPF Nº 21, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2014.

Preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de combustíveis. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.512/2014, de 10 de Novembro de 2014.

Altera a Instrução Normativa SRF nº 513, de 17 de fevereiro de 2005, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de entreposto aduaneiro de bens destinados à pesquisa e lavra de jazidas de petróleo e gás natural em construção ou conversão no País, contratadas por empresas sediadas no exterior. (Leia mais)

 


Portaria Conjunta PGFN/ RFB nº 19/2014, de 14 de Novembro de 2014.
Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 9, de 18 de outubro de 2013, que dispõe sobre o parcelamento de débitos junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, relativos ao IRPJ e à CSLL, decorrentes da aplicação do art. 74 da Medida Provisória nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, na forma do art. 40 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013. (Leia mais)



Decreto nº 8.331, de 13 de Novembro de 2014.
 Promulga o Acordo sobre Assistência Jurídica Mútua em Assuntos Penais entre os Estados-Partes do Mercosul, a República da Bolívia e a República do Chile, aprovado pelo Conselho de Ministros do Mercosul, em Buenos Aires, em 18 de fevereiro de 2002. (Leia mais)

 



Decreto de 15.646/2014, de 11 de Novembro de 2014.

DECRETO Nº 15.646/14 - Altera o Regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico - FUNDESE, aprovado pelo Decreto nº 7.798, de 05 de maio de 2000. (Leia mais)

 




Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades no site da Sefaz Salvador.



Multa impede adesão ao Supersimples

DCI SP - Em dez dias, 30 mil pessoas aderiram à petição elaborada pela Fenacon, que pede aprovação de projeto sobre extinção de multas aplicadas a milhões de empresas por falhas no envio de informações ao governo. (Leia mais)

 


A Receita Federal do Brasil (RFB) alterou a obrigatoriedade da apresentação da Escrituração Contábil Digital

Contábeis.com - A alteração é fruto de solicitação e discussões em conjunto com a Fenacon. (Leia mais)

 


Governo reabre o Refis e cria benefício para empresa que já tem parcelamento

Folha de S. Paulo - Agora, os contribuintes terão apenas mais 15 dias para aderir ao parcelamento. (Leia mais)

 


Receita deposita nesta segunda dinheiro do penúltimo lote do Imposto de Renda

Folha de Pernambuco - No lote, também estão contribuintes liberados da malha fina entre 2008 e 2013. (Leia mais)

 


Governo federal aprova isenção de IR para ações de empresas menores

AC24HORAS - O governo federal oficializou nesta sexta-feira (14) medidas para incentivar listagem de empresas médias na bolsa. (Leia mais)

 


Receita Federal altera a obrigatoriedade das entidades imunes de apresentarem a Escrituração Contábil Digital

Associação Paulista de Fundações - Isto indica que a grande maioria das entidades do Terceiro Setor, que recolhem menos de R$ 10 mensais a título de PIS sobre a folha de pagamento, continuam desobrigadas a aderir ao Sped Contábil. (Leia mais)

 



Os principais erros contábeis cometidos pelas empresas

Contábeis.com - A contabilidade está para as empresas assim como a medicina está para a saúde. Ela é o coração de uma empresa e qualquer erro neste setor pode custar o próprio patrimônio do empreendedor.

estudo realizado pela CONFEB (Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro) mostrou que 84% das empresas já identificaram deslizes internos ou junto aos escritórios de contabilidade que prejudicaram a corporação. Neste cenário de insegurança, sai na frente quem possui os recursos para uma contabilidade mais precisa e em conformidade com a volátil legislação tributária brasileira, única maneira de evitar que as empresas atendidas se exponham a riscos como problemas com o Fisco, processos trabalhistas, entre outros.

E você, sabe como explicar a importância disso para seu cliente? Veja a seguir, os quatro erros contábeis mais cometidos pelas empresas e saiba explicar por que você pode resguardá-lo deles!

Erro na agenda de pagamentos;

Desorganização dos arquivos contábeis; 

Violação dos princípios da contabilidade;

Falhas na emissão de notas fiscais eletrônicas.

 

Leia na íntegra.

 



Portaria nº 449, de 11 de Novembro de 2014.

Prorroga em 60 dias o prazo da consulta pública da nova Norma Regulamentadora n.º 01. (Leia mais)

 



 


 


 





COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SE REÚNE COM AUTORIDADES DE ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS

 

reuniao

Na manhã desta quinta feira (13), os Membros da Comissão de Prerrogativas da Profissão Contábil do CRCBA participaram de café da manhã com a presença de diversas autoridades de órgãos representativos e estreitar os laços de relacionamento. Representantes da JUCEB, OAB-BA, SEFAZ, IBRACON, Sindiconta-BA e SESCAP estiveram presentes no encontro.

Participaram do encontro, o Vice-Presidente de FIscalização do CRCBA, Edmilson Bispo Gonçalves, neste ato como Presidente em Exercício do CRCBA; a Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Coordenadora da Comissão de Prerrogativas do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão; o Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia – OAB, Luiz Viana Queiroz; a Conselheira e Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB, Daniela Lima de Andrade; o Presidente da Junta Comercial da Bahia – JUCEB, Francisco Nobre; o Auditor Fiscal da SEFAZ Municipal, Cláudio Passos; o Presidente do IBRACON, Edmar Sombra; o Vice-Presidente do SESCAP-BA, Altino Alves; o Presidente do SINDICONTA, Marco Aurélio Moura; o Assessor Jurídico do CRCBA, Eusébio Oliveira de Carvalho Filho; a Diretora do CRCBA, Marilene Gonzaga; o Coordenador de Fiscalização do CRCBA, Eraldo Galdino; a Controladora do CRCBA, Margarete Luz e o Assessor de Comunicação do CRCBA, Leandro Nunes.

constanca

O Vice Presidente de Fiscalização do CRCBA, Edmilson Bispo, que na oportunidade representou o Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, fez a abertura do encontro, agradecendo a presença de todos, e ressaltou a importância da relação entre o CRCBA e as entidades para a garantia das prerrogativas do profissional contábil.  Em seguida, a Conselheira do CFC e Coordenadora da Comissão, Maria Constança (foto acima), apresentou a finalidade da Comissão e seus objetivos. A Conselheira destacou a importância do objetivo comum e do inter-relacionamento das entidades representativas, reiterando seus benefícios e resultados positivos para todos.

 

oab

O Presidente da OAB-BA, Luiz Viana (foto acima), afirmou que “para a OAB, é muito importante ampliar os laços” e reiterou que “a grande prioridade dos advogados é a defesa das prerrogativas da profissão”, destacando as ações implantadas em sua gestão para a garantia das prerrogativas da profissão, dentre elas, citou a campanha de divulgação das Prerrogativas dos advogados através de sites, redes sociais e e-mail; e a criação de uma Procuradoria de Defesa de Prerrogativas.

Logo após a sua fala, o Presidente passou a palavra para a Conselheira e Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-BA, Daniela Lima de Andrade Costa, que explicou alguns processos relacionados às prerrogativas dos advogados, dando ênfase à primeira Audiência Pública realizada para compreender a real situação dos advogados, tirar dúvidas, ouvir suas reclamações e sugestões. “A comissão de prerrogativas faz parte do interesse do exercício da profissão, da garantia do direito”, afirmou a Conselheira.

juceb

O Presidente da Junta Comercial da Bahia – JUCEB, Francisco Nobre (foto acima), apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo órgão, dando ênfase ao requerimento online, disponível no site da JUCEB, destacando os benefícios para a celeridade do processo. Para Nobre, “este trabalho de Prerrogativas do Contador é muito importante para a Junta Comercial. Temos que separar o joio do trigo”, referindo-se a atual impossibilidade de identificar facilmente o profissional de contabilidade pelo sistema. “Através do convênio podemos fazer um banco de dados para confirmar a veracidade do CRC do profissional, a fim de otimizar o trabalho realizado”, concluiu.

O Auditor Fiscal e Representante da SEFAZ Salvador, Cláudio Passos, colocou-se à disposição para o que for necessário. Já o Presidente do IBRACON, Edmar Sombra Bezerra, afirmou que “é uma grande honra a participação das entidades nesse projeto e, a cada da mais, devemos alcançar novas parcerias”.

O Presidente do SINDICONTA, Marco Moura, afirmou: “temos muito que contribuir dando ideias para melhorar o trabalho do profissional da Contabilidade, está na hora de criar o Código de Defesa do Contador”.

No final, o Vice Presidente de Fiscalização, Edmilson Bispo, agradeceu a contribuição de todos os presentes nos trabalhos da Comissão, reiterando a importância de grandes parceiros para a efetivação dos projetos em andamento. Ficou acordado, durante o encontro, que a união das entidades congraçadas fortalecerá muito o trabalho na defesa das prerrogativas do profissional da Contabilidade e que o próximo passo será a realização de novos encontros para discutir pontos mais específicos e ações a serem desempenhadas em prol do projeto.

 


CONSELHEIRO DANIEL FILHO MINISTROU PALESTRA SOBRE SIMPLES NACIONAL PARA CORRETORES IMOBILIÁRIOS (14/11)

 

daniel

 

Na manhã dessa sexta-feira (14/11), o Conselheiro do CRCBA Daniel Queiroz Filho ministrou palestra sobre o Simples Nacional e as últimas alterações aplicadas ao setor imobiliário, em evento realizado pelo Conselho Regional de Corretores Imobiliários da Bahia (CRECI-BA), que integra o projeto “Corretor Capacitado”. O Conselheiro Daniel, empresário contábil especialista no regime do Simples Nacional, explicou ao público formado por corretores imobiliários os benefícios do regime simplificado, que reduz o percentual de impostos para autônomos de 27 para até 7%, representando um amparo enorme aos profissionais da área, além de explanar sobre as especificidades do regime. A palestra foi realizada no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. Durante a abertura da palestra, o Presidente do CRECI-BA, Samuel Arthur Prado, agradeceu ao Conselheiro Daniel Filho e ao Presidente Wellington Cruz pelo apoio ao projeto “Corretor Capacitado” e falou sobre o trabalho de oferta de educação continuada aos corretores imobiliários. Aproveitou, também, para elogiar o trabalho desenvolvido pelo CRCBA em todo o território baiano, com a realização de eventos de capacitação de variados temas pertinentes à profissão. O Superintendente do CRECI-BA Marcosuel Sousa fez a apresentação do palestrante, que abordou o regime simplificado para corretores imobiliários durante o período da manhã.

 


XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA ACONTECERÁ DE 26 A 28 DE AGOSTO DE 2015, EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Em breve, o CRCBA disponibilizará o programa do evento, com tema, programação, valores de inscrições, pacotes turísticos e muito mais. Fique atento e garanta a sua vaga em mais um grande evento da classe contábil.


Vitória da Conquista

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia

 


MPF/BA realiza consulta pública para ouvir a sociedade sobre atuação do órgão

 

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realiza, no dia 20 de novembro, das 14h as 18h, consulta pública para ouvir opiniões e contribuições relativas à atuação do órgão. O evento vai reunir cidadãos, representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas e de organizações não-governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar. A consulta é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia e será realizada no auditório da sede do MPF/BA, localizada na Rua Ivonne Silveira, 243, Loteamento Centro Executivo – Doron, Salvador/BA (próxima a nova sede da Desenbahia).


Durante a consulta pública, o cidadão e os representantes de setores especializados da sociedade poderão fazer perguntas aos procuradores da República que estarão presentes, além de encaminhar propostas de melhoria dos trabalhos do MPF. Entre os temas em que o MPF atua e que podem ser objeto de avaliações na consulta pública estão cidadania, acompanhamento de políticas públicas, cumprimento das leis, combate à corrupção e ao crime organizado, direitos do consumidor e ordem econômica, proteção ao meio ambiente, defesa dos patrimônios cultural, público e social, e garantia dos direitos das populações indígenas, de comunidades tradicionais e de outras minorias. O objetivo é que todo cidadão e instituição possa se expressar sobre qualquer área temática de atuação do órgão.


Modernização - a consulta pública integra o Planejamento Estratégico Institucional do MPF, sendo uma das iniciativas adotadas pelo MPF/BA para atingir o objetivo “aproximação com o cidadão”. A participação do público é fundamental para melhorar a atuação do órgão em todo o estado. As críticas, sugestões e contribuições resultantes da consulta pública, somadas às iniciativas de modernização do MPF, ensejarão novas e melhores formas de prestar serviços de excelência à sociedade.


O quê? Consulta pública do MPF/BA
Quando? 20 de novembro de 2014, das 14h as 18h
Onde? Auditório da sede do MPF/BA, localizada na Rua Ivonne Silveira, 243, Loteamento Centro Executivo – Doron, Salvador/BA.
Mais informações diretamente com a Assessoria de Comunicação do MPF/BA.
Tel.: (71) 3617- 2294/2296/2200 / E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br

 


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE MEMBRO DA COMISSÃO DA MULHER CONTABILISTA DO CRCBA É CLASSIFICADA EM PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS 2014



As vencedoras do prêmio, da esquerda para a direita, Maria de Lourdes Acedo (Pequenos Negócios), Luena Maria Ferreira dos Santos (Produtora Rural), Flavia da Silva Oliveira (Microempreendedora).

A Empresária Contábil, Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz, que há 17 anos é proprietária de um escritório de Contabilidade em Mucuri, está entre as 16 finalistas da etapa baiana do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2014. A profissional da Contabilidade e outras 15 empresárias, entre elas sete do Extremo Sul participaram na última quinta-feira, dia 13, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, da Cerimônia do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2014, e foram homenageadas.
Na oportunidade, conheceram as vencedoras das categorias: Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios. As premiadas vão disputar a etapa nacional do concurso. O Prêmio é uma parceria entre o SEBRAE e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Entre os critérios de avaliação da comissão julgadora do prêmio estão superação da mulher; visão de futuro; ideias inovadoras e adaptação às novas tendências; ambiente participativo e agradável para quem trabalha no seu negócio; preocupação com a preservação do meio ambiente e da cultura da sua região; lições aprendidas (por meio de experimentações, erros cometidos ou compartilhamento de informações); crescimento dos resultados obtidos, dentre outros. 

 


REPRESENTANTE DO CFC FAZ PALESTRA NO 19º CONGRESSO MUNDIAL DE CONTABILIDADE

O representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) da International Federation of Accountants (Ifac), Leonardo Silveira do Nascimento (foto), fez palestra no 19º Congresso Mundial de Contabilidade (World Congress of Accountants – WCOA), que está sendo realizado de 10 a 13 de novembro, em Roma, Itália. Nascimento falou sobre a experiência do Brasil na área de contabilidade pública.

 


Primeiro brasileiro no Ipsasb desde a criação do Comitê, em 1997, o representante do CFC é coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) do CFC.


O WCOA é promovido pela Ifac e, nesta edição, acontece no Centro de Convenções de Parco Della Musica de Roma. Realizado a cada quatro anos, o Congresso tem como tema: “Visão 2020: Aprendendo com o Passado, Construir o Futuro”.


Painel sobre Pequenas e Médias Empresas
A contadora brasileira Mônica Foerster, representante do Brasil no Comitê de Práticas de Pequenas e Médias Empresas da Ifac, participou, no dia 12 de novembro, do Painel SMPS 2020.
O painel tratou das mudanças e das necessidades das PMEs na próxima década. Entre outros pontos, foram abordados os impactos da crescente globalização, da mudança tecnológica, das tendências regulatórias e do ambiente de negócios em evolução, além dos desafios e oportunidades para as PMEs.

 


CRCBA PROMOVE O EVENTO “NOVIDADES TRIBUTÁRIAS: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB”

 

Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz (centro), pelo Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, Raimundo Pires de Santana (direita) e o Auditor Fiscal da Receita Federal e palestrante, Joaquim Reis de Souza.

 

O CRCBA promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), a palestra “Novidades Tributárias: Obrigações Acessórias da Receita Federal do Brasil - RFB”, com o objetivo de evidenciar os principais aspectos que correspondem às novidades tributárias e as obrigações acessórias originadas destas. A mesa de abertura do evento foi composta pelo Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, pelo Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, Raimundo Pires de Santana e o Auditor Fiscal da Receita Federal e palestrante, Joaquim Reis de Souza.


O evento contou ainda com a presença do conselheiro do CRCBA, Almério de Almeida Santana, as Analistas Tributárias da Receita Federal, Ana Fernanda Neves Matos, Christiane Silva Sérgio, Maria Madalena Fagundes, estudantes e Profissionais de Contabilidade.


Na abertura, o Presidente do CRCBA enfatizou a importância do evento para a Classe Contábil e aproveitou para convidar os presentes a participarem do Seminário Debatendo as Organizações Contábeis - Aspectos de Gestão, Riscos Éticos, Penais e da Atividade Contábil, que acontecerá no dia 28/11, em Salvador.


O Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, Raimundo Pires saudou a todos e afirmou ”acredito que essa parceria foi uma das grandes decisões da Receita”. Ao lembrar-se da Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Constança Carneiro Galvão, repetiu uma de suas falas “Se o Tribunal é a casa dos Advogados, a Receita é a casa do Contador”, concluiu. 

 


Em seguida, deu-se início a palestra “Unificação dos sistemas de emissão das Certidões Específica e Conjunta de Tributos Federais” foi ministrada pelo Auditor Fiscal da Receita Federal Joaquim Reis de Souza. Durante o evento, também foi realizada a palestra “Consolidação do Parcelamento do Simples Nacional e nova modalidade do Pedido de Parcelamento do Simples Nacional a partir de 03/11/2014”, ministrada pelo Auditor da Receita Federal Claudemir Santos dos Anjos.

 

Doação de leite e fraldas a instituições de caridade

 


Representantes de entidades filantrópicas receberam os donativos arrecadados nos eventos do CRCBA durante a abertura da palestra.

 

Durante a abertura da palestra "Novidades Tributárias, representantes de instituições de caridade Lar Frei Lucas de Moraes, Creche Escola Comunitária Mundo Infantil e o Lar Irmã Maria Luisa, todas de Salvador, receberam a doação de latas de leite e fraldas geriátricas arrecadadas em eventos promovidos pelo CRCBA. A ação faz parte de um projeto do CRCBA, que alia os eventos de educação continuada à responsabilidade social, por meio da inserção da taxa solidária de inscrição em palestras, cursos e seminários oferecidos á classe contábil. Na ocasião, foram doados um total de 152 latas de leite em pó, 46 pacotes de leite em pó e 60 pacotes de fraldas geriátricas às 3 entidades.

 


JUCEB ALERTA PARA OBRIGATORIEDADE DO REQUERIMENTO ELETRÔNICO

 

A Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) informa que, desde o dia 17/11/2014, a utilização do Requerimento Eletrônico – RE passa a ser procedimento obrigatório para os processos de Constituição, Alterações de Quadro Societário e Administradores (QSA), Nome Empresarial, Atividade Econômica e CNAE, Endereço no mesmo municipio e para outro municipio dentro do Estado da Bahia, Capital Social e Distribuição, Enquadramento, Reenquadramento, Desenquadramento e Filial (abertura, alteração e baixa).

Trata-se de uma ferramenta em que o cidadão preenche todas as informações necessárias ao cadastro no órgão de Registro (JUCEB), informando o número do DBE e da Viabilidade. O próprio sistema faz a comparação das informações, aponta imediatamente as divergências, se houver, e gera os seguintes documentos: o Ato a ser arquivado (Contrato, Alteração e Requerimento do Empresário); Capa do processo; DAM, DARF e Recibo de Entrega. Desse modo, concede maior celeridade ao processo de cadastramento e análise das informações, além de disponibilizar a consulta da situação do processo no próprio site da JUCEB.

As dúvidas poderão ser esclarecidas através do Fale Conosco, além do Tutorial e Manual disponíveis aqui!

 

Abaixo, seguem os links para efetuar o requerimento Eletrônico e para o manual do sistema.

 

 


CÂNCER DE PRÓSTATA - SAIBA MAIS UM POUCO SOBRE O ASSUNTO E PREVINA-SE

 



 


O CONGRESSO

A Fundação Visconde de Cairu, como uma instituição centenária, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade do Estado da Bahia (SINDICONTA), em comemoração aos 73 anos de existência, proporciona através deste congresso/seminário um espaço para debates, mesas redondas, painéis e palestras a respeito de assuntos atuais para o profissional da contabilidade.

Mais

 


 


 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 




 

PALESTRA: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL - TEIXEIRA DE FREITAS 21/11/2014
FÓRUM CONTÁBIL - GANDU 21/11/2014
PALESTRA: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL - ITAMARAJU 22/11/2014
FÓRUM CONTÁBIL - PORTO SEGURO 24/11/2014
DEBATENDO AS ORGANIZAÇOES CONTÁBEIS - ASPECTOS DE GESTÃO, RISCOS ÉTICOS, PENAIS E DA ATIV. CONTÁBIL 28/11/2014
PAINEL: APRESENTAÇÃO OPERACIONAL DO SISTEMA REGIN - ITAPETINGA 03/12/2014
CURSO: A NOVA LEI 12.973/14 E AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE - SALVADOR 05/12/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias