"A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal." Machado de Assis

 

 




 

 



 


VICE-PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA FALA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

 


 





Receita Federal esclarece que Eireli constitui pessoa jurídica e que não há impedimento à prática de atividade médica
A norma em referência esclareceu que a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) se caracteriza efetivamente como uma pessoa jurídica, e não como uma pessoa física equiparada à jurídica.

Lembra-se que a Eireli é constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não pode ser inferior a 100 vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

De outro lado, não existe qualquer impedimento legal a que a Eireli explore, individualmente, a atividade médica. (Solução de Consulta Cosit nº 272/2014 - DOU 1 de 14.10.2014) (Leia mais)

 


Ato Declaratório Interpretativo nº 012, de 20 de Outubro de 2014.
Dispõe sobre a aplicação da suspensão de que trata o art. 29 da Lei nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002. (Leia mais)

 


Portaria RFB nº 1.827/2014, de 22 de Outubro de 2014.
Altera a Portaria RFB nº 2.206, de 2010. (Leia mais)

 



PORTARIA CONJUNTA PGE/SEFAZ Nº 04, de 21 de Outubro de 2014.

Estabelece rotinas de procedimentos de declaração e recolhimento do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos - ITD, de que trata a Lei Estadual nº 4.826, de 27 de janeiro de 1989, regulamentado pelo Decreto nº 2.487, de 16 de junho de 1989. (Leia mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 55/14, de 23 de Outubro de 2014.

Orienta a fiscalização quanto aos procedimentos na aplicação das multas referentes às infrações relacionadas com arquivos eletrônicos, previstas na Lei nº 7.014, de 04 de dezembro de 1996. (Leia mais)

 




Instrução Normativa n° 39/2014, de 23 de Outubro de 2014.

Altera dispositivo da Instrução Normativa SEFAZ/DGRM nº 8/2013, que aprova a forma de retenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza– ISS e as regras de negócio para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)



Contador, a sua credibilidade é o reflexo das suas atitudes no dia a dia.

 


Softwares contábeis ajudam contadores a se manter em um mercado exigente.

 


Como utilizar dados contábeis para projetar o fluxo de caixa?

 


DCTF: Codac altera a forma de divulgação dos códigos de receita para uso no preenchimento da declaração
Observa-se que as extensões dos códigos de receita divulgadas e não relacionadas na tabela do programa gerador da DCTF deverão ser incluídas na referida tabela mediante a utilização da opção "Manutenção da Tabela de Códigos" do menu "Ferramentas" nos grupos respectivos. [...]



Solução de Consulta Cosit nº 285, de 24 de Outubro de 2014.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias
Ementa
: RETENÇÃO. SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E LICENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMÁTICA. NÃO CABIMENTO. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 286, de 24 de Outubro de 2014.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias
Ementa: CONTRIBUIÇÃO SUBSTITUTIVA. CONSTRUÇÃO CIVIL. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. NÃO CABIMENTO. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 287, de 24 de Outubro de 2014.

Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário
Ementa
: PLANO DE SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR. AFASTAMENTO SEM REMUNERAÇÃO. RECOLHIMENTO. PARCELAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 295, de 24 de Outubro de 2014.

Assunto: Obrigações Acessórias
Ementa
: Locação de bens móveis. Comprovação de receita. Impossibilidade de emissão de nota fiscal. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Interna Cosit nº 23, de 22 de Outubro de 2014.

Assunto: Normas de Administração Tributária
RESSARCIMENTO FUNDAF. BASE CÁLCULO. PERMISSIONÁRIA OU CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO EM PORTO SECO. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Interna Cosit nº 24, de 22 de Outubro de 2014.

Assunto: Normas de Administração Tributária
SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E COBRANÇA PRESTADOS A TERCEIROS. REMUNERAÇÃO 3,5%. DIFERENÇA. PRAZO PARA COBRANÇA. (Leia mais)




Federal

RESOLUÇÃO Nº 445, DE 26 DE ABRIL DE 2014.

Profissão Regulamentada - Altera a Resolução-COFFITO nº 418/11, que fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais nas diversas modalidades prestadas pelo Terapeuta Ocupacional. (Leia mais)

 



Certidões Negativas de Débitos serão unificadas

A partir do dia 3 de novembro, as Certidões Negativas de Débitos da Fazenda Nacional serão unificadas em um único documento, informou a Receita Federal do Brasil (RFB) nesta quarta-feira (22).
As certidões são utilizadas como prova da regularidade fiscal de todos os tributos federais, inclusive contribuições previdenciárias, tanto no âmbito da Receita Federal quanto no âmbito da Procuradoria da Fazenda Nacional. (Leia mais)

 



Portaria nº 1.565, de 13 de Outubro de 2014.

Aprova o Anexo 5 - Atividades Perigosas em Motocicleta - da Norma Regulamentadora n.º 16 - Atividades e Operações Perigosas e dá outras providências. (Leia mais)

 



 


 


 





XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA ACONTECERÁ DE 26 A 28 DE AGOSTO DE 2015, EM VITÓRIA DA CONQUISTA


A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Em breve, o CRCBA disponibilizará o programa do evento, com tema, programação, valores de inscrições, pacotes turísticos e muito mais. Fique atento e garanta a sua vaga em mais um grande evento da classe contábil.
Vitória da Conquista
Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia

 


CRCBA PROMOVE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM PARCERIA COM O NASPEC

 

Dando continuidade às ações destinadas à Campanha “Outubro Rosa”, o CRCBA promoveu na manhã desta segunda-feira (27), a palestra de Conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama, ministrada pela Psicóloga Voluntária do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC, Thereza Cristina. Na abertura, a Coordenadora do Setor Pessoal do CRCBA, Rosa Maria, agradeceu a presença e disponibilidade, ao tempo em que parabenizou à Instituição pela iniciativa.

Logo após, Thereza apresentou a Instituição destacando a história, o público alvo que atende e citou a formação da equipe de trabalho, sendo a maioria voluntários.  Durante a palestra, expôs dados estatísticos sobre o Câncer de Mama em Salvador, na Bahia e no Brasil, abordando os principais sintomas, causas da doença e as estratégias para o diagnóstico precoce, incluindo o autoexame associado à mamografia e o exame clínico anual. “Se descoberto no início, as chances de cura é de 95%”, afirmou.

A Conselheira do CFC, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, que em 2006 passou por momentos difíceis durante o tratamento do Câncer de Mama, destacou a importância do ato de se tocar e do cuidar, esclarecendo que essa patologia acomete tanto mulheres quanto homens. Ela também falou da importância do olhar para dentro e concluiu: “para o câncer, temos que ter fé, que transformo em duas palavras – F de felicidade e E de esperança”.

 

constança-web
Conselheira Maria Constança (CFC) deu depoimentos sobre o tratamento do câncer de mama durante a palestra.

 

Leia matéria na íntegra aqui.

 


CRCBA PROMOVE A PALESTRA “VOCÊ E-SOCIAL NA APOSENTADORIA?” (22/10)

 

Objetivando discutir as etapas da vida e os aspectos do e-Social, o CRCBA promoveu, no dia 22/10, o evento “Você e-Social na aposentadoria?”, tendo como tema “Contador: sempre ativo, nunca passivo”. A mesa de abertura foi composta pela Coordenadora da Comissão de Voluntariado na Bahia (PVCC), Olivia Marques Troccoli, a Vice Presidente da Comissão da Maturidade do CRCBA, Lícia Maria Maia Barbosa, e o Delegado especial de Atendimento ao Idoso, Dr.Nilton Jose Costa Ferreira.

 

Delegado especial de Atendimento ao Idoso, Dr.Nilton Jose Costa Ferreira (esquerda), Coordenadora da Comissão de Voluntariado na Bahia (PVCC), Olivia Marques Troccoli e a Vice-Presidente da Comissão da Maturidade do CRCBA, Lícia Maria Maia Barbosa.

 

A Contadora Luiza Maria dos Santos (centro), recebeu homenagem da Diretora Executiva Marilene Gonzaga (esquerda) e da Vice-Presidente da Comissão da Maturidade do CRCBA, Lícia Maria Maia Barbosa.


Na abertura do evento o Grupo Musical Caras e Coroas, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal da Bahia, apresentou-se, deixando o clima descontraído. Logo após a apresentação, a Diretora Executiva do CRCBA, Marilene Gonzaga, juntamente com a Vice Presidente da Comissão da Maturidade do CRCBA, homenagearam a Contadora Luiza Maria dos Santos de Castro (74 anos), pelos serviços prestados à sociedade, com muita responsabilidade e dedicação.


Grupo de aposentados Caras e Coroas agitou o evento com clássicos e canções autorais.


Dando continuidade, a Professora Doutora do Núcleo para a valorização do envelhecimento da UFBA (NEVE), Maria do Rosário de Menezes, ministrou a palestra “Aposentadoria: uma nova etapa da vida”, destacando os aspectos inerentes à terceira idade, e a importância das experiências profissionais adquiridas ao longo da carreira.


Fechando o evento, o Administrador e palestrante Alexandre Guimarães Neves apresentou o tema e-Social, atualmente um dos mais discutidos por profissionais da Contabilidade e também de outras áreas. As inscrições foram gratuitas e houve a taxa solidária de uma lata de leite, que serão doadas instituições de caridade.

 


CRCBA PROMOVE PALESTRA “E-SOCIAL” EM CAMAÇARI (23/10)

 

O CRCBA, em parceria com a Alterdata Software, promoveu na tarde do dia 23/10, a palestra e-Social, que teve como objetivo dirimir as dúvidas dos Profissionais da Contabilidade, Estudantes e Dirigentes de Organizações Contábeis sobre os diversos aspectos do novo módulo do SPED.


O evento contou com a presença da Delegada do CRCBA em Camaçari, Marineide Nunes de Araújo, da subdelegada Manuelina Ferreira, do Presidente da CDL de Camaçari, Sr.Pedro Failla, do representante da Alterdata e Palestrante do Conselho Federal de Contabilidade – CFC Alexandre Guimarães Neves, que ministrou a palestra.


O evento aconteceu no Auditório da Casa do Trabalho, em Camaçari, e reuniu cerca de 150 pessoas. Durante o evento, houve sorteio de livros para os participantes. As inscrições forma gratuitas, com a doação de duas latas de leite em pó para instituições de caridade da região.

 

Evento contou com cerca de 150 pessoas.


NOTAS DE FALECIMENTO

 

Sra. Júlia Nogueira Cerqueira

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Júlia Nogueira Cerqueira, mãe do Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA, Contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, em 25/10/2014. Em 2011, a Sra. Júlia recebeu o título de “Contadora Honorária” pelo CRCBA, em reconhecimento ao importante papel de matriarca e educadora de uma respeitável família de Contadores de nosso estado. Neste momento difícil, a Administração do Órgão lamenta profundamente o ocorrido e deseja o consolo divino aos familiares e amigos da Sra. Júlia. O sepultamento aconteceu no domingo (26/10/2014), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador – BA.

 

Sr. Antônio Fachetti

O Ex-Delegado do CRCBA em Teixeira de Freitas, Sr. Antônio Fachetti, se despediu de amigos e familiarea às 09 horas desta terça-feira (28/10), em Vitória - ES. O velório acontece às 19h de hoje (28/10) na capela do Reviver Cemitério Parque, situado na Avenida Bernardino Figueiredo, Bairro Colina Verde, Teixeira de Freitas - BA, onde será sepultado na quarta-feira (29/10). Antônio Fachetti, natural de São Paulo - SP, foi professor de curso Técnico de Contabilidade e Presidente do Sindicato dods Contabilistas do Extremo Sul da Bahia. Aos 64 anos, deixa muitas saudades e recordações de uma vida dedicada à profissão contábil. A Administração do CRCBA lamenta esta grande perda e deseja o consolo divino aos amigos e familiarea do Sr. Fachetti.

 


COMISSÃO DE CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR REÚNE-SE NA SEDE DO CRCBA PARA DISCUTIR PONTOS ESTRATÉGICOS (23/10)

 

 

Na manhã da última quinta-feira (23/10), a Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, coordenada pelo Professor Universitário e Contador Nailton Cazumbá (centro da foto), reuniu-se para estabelecer questões como a elaboração do Regimento Interno da Comissão e confecção de Cartilhas Informativas para entidades do terceiro setor, abrangendo temas desde a constituição até a prestação de contas. Segundo o Coordenador da Comissão, “a ideia é a apresentação de cartilhas informativas, com conteúdo simples e objetivo para auxiliar na gestão das entidades sem fins lucrativos”,. No primeiro momento, os temas a serem abordados seriam Constituição e Registro, Obtenção de Títulos, Qualificações, Certificados e Registro em Conselhos Municipais, as cartilhas serão disponibilizadas em formato eletrônico e impresso. Outro ponto discutido foi o planejamento para a realização de eventos (cursos, palestras e seminários) sobre o terceiro setor em 2015, com a possibilidade de realização de oficinas simultâneas sobre temas diversos; além da discussão sobre uma possível Campanha de estímulo de captação de recursos através das leis de incentivo.

 


NOVIDADE: DBE X VIABILIDADE AGORA SÃO CHECADOS ELETRONICAMENTE

Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, a Junta Comercial da Bahia está disponibilizando para seus clientes mais uma nova ferramenta para agilizar o processo de Constituição e Alteração de empresas: trata-se do Requerimento Eletrônico.

Com a implantação do serviço, os interessados em abrir negócios formalmente vão economizar tempo e também reduzir os custos. Como aponta o presidente da Juceb Francisco Nobre, o Requerimento Eletrônico está disponível desde agosto, possibilitando redução no tempo de atendimento aos usuários. “A iniciativa faz parte do processo de simplificação de abertura e legalização de empresas, ajudando a rotina dos profissionais contábeis e demais interessados que despendiam de tempo e dinheiro para fazer a Constituição e Alteração de uma empresa”, pontua.

Segundo Francisco Nobre, o Requerimento Eletrônico, novo módulo do Sistema de Registro Integrado (Regin), criado em 2011 para desburocratrizar a abertura de empresas, vai reduzir ainda mais o prazo de arquivamento do ato na Juceb. (Leia mais)

 


CONSELHEIRO DO CRCBA PARTICIPARÁ DO PROJETO “SESCAP BAHIA NO INTERIOR”, MINISTRANDO PALESTRA EM ITABERABA

 

Na próxima sexta-feira (31/10), acontecerá, na cidade de Itaberaba, mais uma etapa do Projeto “SESCAP Bahia no Interior”. O Projeto é uma iniciativa do Sindicato das Empresas Contábeis e de Serviços do Estado (SESCAP Bahia), para levar aos empresários de serviços (estabelecidos fora de Salvador), palestras móveis e gratuitas sobre legislações fiscais ou outros assuntos ligados a negócios, mercado e economia. Durante o evento, serão ministradas duas palestras, respectivamente, “Alterações no Simples Nacional” ministrada pelo Conselheiro do CRCBA e Empresário Contábil, Daniel Queiroz; e “Informações do e-Social”, proferida pelo ex-presidente do SESCAP-Ba e atual Diretor da FENACON, Rosenvaldo Evangelista Rios.

 

 


 


TCE aborda controle da Administração Pública e seus instrumentos de fiscalização

videoconferencia5

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia promove, dia 5 de novembro, sua 5ª Videoconferência com o tema "O controle da Administração Pública pelo Tribunal de Contas e seus respectivos instrumentos de fiscalização". A ação, fruto da parceria firmada entre o TCE, TCM, TCU, Secretaria da Educação do Estado e Instituto Anísio Teixeira, tem por objetivo promover a orientação pedagógica de caráter preventivo. A 5ª Videoconferência será aberta oficialmente na sede do IAT, Paralela, pelo presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo.

Acesse aqui para fazer a sua inscrição.

 


COMUNICADO: Obrigatoriedade do Exame de Suficiência para Técnicos em Contabilidade

 

O Conselho Federal de Contabilidade comunica que a veiculação de informações, por meio de matérias divulgadas recentemente em veículos de comunicação, acerca da não obrigatoriedade de Exame de Suficiência para a categoria de Técnico em Contabilidade não corresponde à realidade do entendimento dos Tribunais.

Decisões de Tribunais Federais distintos têm reconhecido a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional, tanto para Contadores como para Técnicos em Contabilidade que concluíram sua formação posteriormente à entrada em vigor da Lei nº 12.249/2010.

A decisão do TRF da 3ª Região, que embasa a matéria veiculada, não discute, diretamente, a legalidade do Exame para os Técnicos em Contabilidade, mas tão somente a possibilidade de o estudante do curso de Técnico em Contabilidade realizar a prova do Exame de Suficiência antes da sua conclusão, assim como já acontece com os estudantes de Ciências Contábeis do último ano da graduação.

É importante esclarecer que decisões proferidas em processos judiciais nos quais os demais Conselhos Regionais não figuram como parte, não produzem efeitos diretos sobre os seus registrados.

Ressalta-se que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade mantém à disposição dos profissionais e da sociedade em geral diversos canais de comunicação através dos quais podem ser encaminhadas manifestações, analisando e respondendo a cada uma das demandas recebidas.

No mais, acrescentamos que os Conselhos de Contabilidade não se furtarão em defender, mesmo que judicialmente, os seus entendimentos, princípios e a legalidade que sempre nortearam os atos dessas instituições.

José Martonio Alves Coelho

Presidente

 


DE 11 A 13 DE NOVEMBRO SALVADOR SEDIARÁ O Iº CONGRESSO NORDESTINO DE MUNICÍPIOS

 


Acontecerá entre os dias 11 a 13 de novembro, em Salvador, o Iº Congresso Nordestino de Municípios, com o tema “Oportunidades e possibilidades para o Nordeste”, que propõe um projeto coletivo de desenvolvimento para esse território, capaz de mobilizar forças políticas e sociais para ações convergentes. O evento objetiva refletir sobre os problemas crônicos enfrentados pela Região, a partir do reconhecimento da realidade, a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais. 
A realização do Congresso é uma parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB) com as demais entidades municipalistas do Nordeste e os governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras num processo interativo de trocas de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.
O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes para debater, entre outros assuntos, o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional. Os interessados podem se inscrever até o dia 08 de novembro, no site: http://www.identificasi.com.br/congresso/

 



O CONGRESSO

A Fundação Visconde de Cairu, como uma instituição centenária, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade do Estado da Bahia (SINDICONTA), em comemoração aos 73 anos de existência, proporciona através deste congresso/seminário um espaço para debates, mesas redondas, painéis e palestras a respeito de assuntos atuais para o profissional da contabilidade.

Mais

 


 


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FÍSICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 


AVISOS DE LICITAÇÃO

 

 

 

 

 




 

PALESTRA: GESTÃO CONTÁBIL - JACOBINA 31/10/2014
WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL - SALVADOR 06/11/2014
FÓRUM CONTÁBIL - PORTO SEGURO 24/11/2014
DEBATENDO AS ORGANIZAÇOES CONTÁBEIS - ASPECTOS DE GESTÃO, RISCOS ÉTICOS, PENAIS E DA ATIV. CONTÁBIL 28/11/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias