“O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração”.(Içami Tiba)

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Gostaria de fazer um convite especial aos profissionais que que de maneira muito nobre se dispõem ao empreendedorismo contábil para participar do Seminário Debatendo as Organizações Contábeis - Aspectos de Gestão, Riscos Éticos, Penais e da Atividade Contábil, que acontecerá em Salvador, no dia 28/11/2014. Este dia muito especial estará reservado ao debate das responsabilidades e dos desafios dos empresários contábeis, buscando o favorecimento do sucesso nas organizações. Tire este dia na sua agenda, será muito proveitoso!

 

Divulgamos a edição 476 do CRCBA Notícias e com ela as principais notóicias da área contábil da semana. Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



COMUNICADO: Obrigatoriedade do Exame de Suficiência para Técnicos em Contabilidade

 

O Conselho Federal de Contabilidade comunica que a veiculação de informações, por meio de matérias divulgadas recentemente em veículos de comunicação, acerca da não obrigatoriedade de Exame de Suficiência para a categoria de Técnico em Contabilidade não corresponde à realidade do entendimento dos Tribunais.

Decisões de Tribunais Federais distintos têm reconhecido a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional, tanto para Contadores como para Técnicos em Contabilidade que concluíram sua formação posteriormente à entrada em vigor da Lei nº 12.249/2010.

A decisão do TRF da 3ª Região, que embasa a matéria veiculada, não discute, diretamente, a legalidade do Exame para os Técnicos em Contabilidade, mas tão somente a possibilidade de o estudante do curso de Técnico em Contabilidade realizar a prova do Exame de Suficiência antes da sua conclusão, assim como já acontece com os estudantes de Ciências Contábeis do último ano da graduação.

É importante esclarecer que decisões proferidas em processos judiciais nos quais os demais Conselhos Regionais não figuram como parte, não produzem efeitos diretos sobre os seus registrados.

Ressalta-se que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade mantém à disposição dos profissionais e da sociedade em geral diversos canais de comunicação através dos quais podem ser encaminhadas manifestações, analisando e respondendo a cada uma das demandas recebidas.

No mais, acrescentamos que os Conselhos de Contabilidade não se furtarão em defender, mesmo que judicialmente, os seus entendimentos, princípios e a legalidade que sempre nortearam os atos dessas instituições.

José Martonio Alves Coelho

Presidente

 


 


OUTUBRO ROSA NO CRCBA

 

O CRCBA, numa solidária adesão à campanha “Outubro Rosa”, realizará ações de conscientização da classe contábil quanto à prevenção do câncer de mama. Dentre as principais ações, podemos destacar a divulgação da campanha nos meios de comunicação do Órgão, como site e redes sociais, além da alteração da iluminação externa da sede do Regional para a cor rosa e a distribuição de laços e materiais educativos nos eventos de educação continuada. Estendendo as ações também aos colaboradores do Regional, no dia 21/10, um representante do NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, realizará uma palestra educativa para o corpo funcional do órgão.

Doação de Notas Fiscais

Os profissionais da Contabilidade podem doar notas fiscais na sede do CRCBA, em Salvador, ou nas Delegacias, no interior do estado. As notas serão destinadas ao NASPEC e serão convertidas em benefícios a entidade, que presta assistência a pessoas com câncer. Colabore com essa campanha, diga sim à vida!

 

Sede do CRCBA, em Salvador, tem iluminação cor de rosa no mês de outubro.

 



 





Medida Provisória n.º 656, de 08 de Outubro de 2014.

Reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP, da COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação incidentes sobre a receita de vendas e na importação de partes utilizadas em aerogeradores, prorroga benefícios, altera o art. 46 da Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012, que dispõe sobre a devolução ao exterior ou a destruição de mercadoria estrangeira cuja importação não seja autorizada, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Decreto n.º 8.325, de 07 de Outubro de 2014.
Altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. (Leia mais)

 


Instrução Normativa n.º 1496, de 06 de Outubro de 2014.
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.110, de 24 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e aprova o Programa Gerador e as instruções para preenchimento da DCTF na versão "DCTF Mensal 1.8". (Leia mais)

 


Instrução Normativa n.º 1.497, de 07 de Outubro de 2014.
Disciplina o procedimento especial para o ressarcimento de créditos de Contribuição para o PIS/PASEP, de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), de que trata o art. 31 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013. (Leia mais)

 


Instrução Normativa 1496 de 08.10.2014.
Disciplina o procedimento especial para o ressarcimento de créditos de Contribuição para o PIS/PASEP, de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), de que trata o art. 31 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013. (Leia mais)

 


Portaria do Secretário da Receita Federal do Brasil 1764 de 08.10.2014.

Delegação de competência ao Diretor-Geral da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para realização do Exame de Qualificação Técnica de Despachante Aduaneiro. (Leia mais)

 



No período de apuração desta edição, não houve publicações de novidades de legislação tributária no site da SEFAZ-BA.

 




DECRETO N° 25.396 / 2014 - Município de Salvador
Prorroga, em caráter excepcional, o vencimento do Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis - ITIV.

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DGRM N° 035 /2014 - Município de Salvador
Dispõe sobre os números dos bilhetes premiados do sorteio para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica.

 


DECRETO Nº 25.405 de 10 de outubro de 2014
Prorroga, em caráter excepcional, o vencimento da cota de parcelamento administrativo, referente ao mês de setembro de 2014, previsto no art. 10 da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, na forma que indica.
O PREFEITO MUNICIPAL DE SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições e com fundamento no inciso V do art. 52 da Lei Orgânica do Município e no art. 328 da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, e CONSIDERANDO a alteração do meio de cobrança dos créditos inscritos em Dívida Ativa e constituídos por Notificação Fiscal de Lançamento e Auto de Infração, que passou a ser realizada mediante Documento de Arrecadação Municipal - DAM; DECRETA:
Art. 1º O prazo para o pagamento da cota de parcelamento administrativo convencional, do mês de setembro de 2014, relativo a créditos inscritos em dívida ativa e constituídos por Notificação Fiscal de Lançamento e Auto de Infração, fica prorrogado para 17 de outubro de 2014.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 17 de setembro de 2014.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, em 10 de outubro de 2014.
ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO
Prefeito
JOÂO INÁCIO RIBEIRO ROMA NETO
Chefe de Gabinete do Prefeito



DECRETO Nº 25.406 de 10 de outubro de 2014
Regulamenta a emissão da Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de Serviços Eletrônica - NFTS-e, instituída pelo § 4º do art. 108, da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, com redação dada pela Lei nº 8.421, de 15 de julho de 2013, na forma que indica.
O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 52, inciso V, da Lei Orgânica do Município e o art. 328 da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, DECRETA:
Art. 1º Este Decreto regulamenta a emissão da Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de Serviços Eletrônica - NFTS-e. Art. 2º A NFTS-e deverá ser emitida pela pessoa jurídica e pelo condomínio edilício residencial e comercial por ocasião da contratação de serviço, nas seguintes hipóteses:
I - em relação ao serviço tomado ou intermediado de prestador estabelecido fora do Município de Salvador;
II - quando contratar ou intermediar serviço sem a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e, Cupom Fiscal Eletrônico ou outro documento fiscal cuja obrigatoriedade esteja prevista na legislação, ainda que não haja obrigatoriedade de retenção na fonte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS;
III - Na situação em que o prestador de serviço seja considerado inadimplente contumaz, de acordo com o disposto no art. 99-D da Lei nº 7.186/ 2006, com redação dada pela Lei nº 8.421/2013.
§ 1º O Microempreendedor Individual - MEI, optante pelo Sistema de Recolhimento em
Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional - SIMEI, está desobrigado da emissão da NFTS-e.
§ 2º A NFTS-e deverá ser emitida até o dia 5 (cinco) do mês subsequente ao da prestação do serviço contratado ou intermediado.
§ 3º Na hipótese prevista no inciso I do caput deste artigo, a simples emissão da NFTS-e substituirá a obrigatoriedade de consulta ao Cadastro de Prestadores de Outros Municípios - CPOM, previsto no artigo art. 99-A da Lei n º 7.186/2006.
Art. 3º O valor devido a título de ISS não pago ou pago a menor pelo tomador ou intermediário de serviço, quando responsável tributário, relativo à NFTS-e emitida, será enviado para inscrição na Dívida Ativa do Município, mais os acréscimos legais devidos, na forma, prazo e condições estabelecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Art. 4º A Secretaria Municipal de Fazenda expedirá as instruções complementares necessárias à implementação do disposto neste Decreto. 
Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, em 10 de outubro de 2014.
ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO
Prefeito
JOÃO INÁCIO RIBEIRO ROMA NETO
Chefe de Gabinete do Prefeito
MAURO RICARDO MACHADO NETO
Secretário Municipal da Fazenda



Novo sistema vai agilizar fechamento de empresa

O processo de abertura e fechamento de empresas vai ficar mais fácil a partir de hoje. A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) lançou o Portal Empresa Simples, site que vai unificar os dados das Juntas Comerciais de todo o Brasil para facilitar o processo de abertura e fechamento das empresas. (Leia mais)

 


Pequenas empresas ganham reforços para pagar dívidas e garantir direitos

DCI-SP - Receita Federal anunciou que o parcelamento dos débitos no Simples Nacional está em fase final de consolidação. (Leia mais)

 


Receita Federal pode excluir 396 mil beneficiados do Simples Nacional

Administradores.com - Isso se deve à não regularização de situação junto à Receita por parte desses contribuintes, que correspondem a 9% dos contemplados. (Leia mais)

 


PGFN passa a aceitar prazo de dez anos para devolução de tributos

Valor - Portaria autoriza procuradores a desistir de recursos em processos na esfera administrativa. (Leia mais)

 


Receita regulamenta procedimento para ressarcimento de PIS e Cofins

Medida atinge produtos como bodiesel, óleo de soja e margarina. (Leia mais)

 



Solução de Consulta de Cosit n.º 279, de 09 de Outubro de 2014.

Assunto: Normas de Administração Tributária
Ementa
: COMPENSAÇÃO. RECONHECIMENTO DE CRÉDITO POR DECISÃO JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO APÓS LEI Nº 10.637, de 2002. POSSIBILIDADE DE COMPENSAÇÃO COM OUTROS TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. (Leia mais)

 


Solução de Divergência de Cosit n.º 10, de 08 de Outubro de 2014.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF
Ementa: Os valores recebidos a título de resgate, que só poderá ocorrer enquanto não cumpridas as condições contratuais para o recebimento do benefício, por não configurar complemento de aposentadoria, estão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda, ainda que efetuado por portador de moléstia grave.
No transcurso do pagamento do benefício inexiste a possibilidade da ocorrência de resgate, nos termos previstos nas normas previdenciárias em vigor.  (Leia mais)

 


Solução de Divergência de Cosit n.º 11, de 08 de Outubro de 2014.

Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS
Ementa: EXPRESSÃO "OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL". SIGNIFICADO NA LEGISLAÇÃO REFERENTE AO REGIME DE APURAÇÃO NÃO CUMULATIVA DA COFINS.
Assunto: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP
Ementa: EXPRESSÃO "OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL". SIGNIFICADO NA LEGISLAÇÃO REFERENTE AO REGIME DE APURAÇÃO NÃO CUMULATIVA DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP. (Leia mais)

 



Decreto n.º 8.323, de 06 de Outubro de 2014.

Dispõe sobre a execução do Vigésimo Sétimo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica nº 36 (27PA-ACE36), firmado entre a República Federativa do Brasil, a República Argentina, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, Estados Partes do Mercosul, e o Estado Plurinacional da Bolívia, de 16 de agosto de 2011. (Leia mais)

 


Decreto n.º 8.324, de 06 de Outubro de 2014.

Dispõe sobre a execução do Acordo de Complementação Econômica nº 69, firmado entre a República Federativa do Brasil e a República Bolivariana da Venezuela em 26 de dezembro de 2012. (Leia mais)

 


RESOLUÇÃO CFF N° 453 / 2014
Dispõe sobre o reconhecimento, pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, da Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia e Neuropsicologia como áreas de especialidade da Fonoaudiologia e dá outras providências. (Leia mais)

 


RESOLUÇÃO CODEFAT N° 736 / 2014
MTE torna obrigatório aos empregadores o uso do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) e dá outras providências. (Leia mais)

 



Secretaria lança Portal Empresa Simples

O Portal Empresa Simples foi lançado nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos.

A plataforma, dirigida a cerca de oito milhões de micro e pequenos empresários, vai permitir que essas companhias sejam abertas em até cinco dias. (Leia mais)

 



INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI N° 028 / 2014

Dispõe sobre o procedimento a ser adotado, no âmbito das Juntas Comerciais, para o arquivamento de procurações públicas encaminhadas pelos Tabelionatos de Notas. (Leia mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI N° 029 / 2014
Acresce o capítulo XI, constituído pelos arts. 21 a 23, à Instrução Normativa DREI nº 12/2013, que "Dispõe sobre os procedimentos de registro e arquivamento digital dos atos que competem, nos termos da legislação pertinente, ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, e dá outras providências". (Leia mais)

 



Resolução n.º 736, de 08 de Outubro de 2014.

Torna obrigatório aos empregadores o uso do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego e dá outras providências.

 



 


 


 





Presidente do CRCBA participou do II Encontro de Cooperativas Baianas – BAHIACOOP

 

Presidente Wellington Cruz (CRCBA), Presidente da OCEB-SESCOOP BA CErgio Tecchio e o Presidente da DESENBAHIA Vitor César Ribeiro Lopes.

Com o intuito de apresentar a nova proposta de elaboração do planejamento estratégico, além de promover a intercooperação, o Sistema OCEB-SESCOOP/BA promoveu, no último dia 10, o Encontro Estadual das Cooperativas Baianas – BahiaCoop. O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, e outras autoridades, participaram do evento, que contou com a presença de 180 pessoas.

A abertura oficial da cerimônia foi realizada pelo Presidente do Sistema OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, que deu as boas vindas aos participantes e reforçou a importância de discutir o cooperativismo conjuntamente, visando o fortalecimento e crescimento do setor.
O destaque da noite foi a apresentação do Presidente do Sistema nacional OCB-SESCOOP, Márcio Lopes de Freitas. O assunto abordado foi "A Nova Proposta de Elaboração do Planejamento Estratégico". O Presidente destacou que, pela primeira vez, o planejamento será sistêmico e, além disso, deve-se alinhar o Plano Estratégico com a Década do Cooperativismo, que estabelece metas e ações para o setor.

 


Professor João Eudes lança o livro “Contabilidade Aplicada ao Setor Público” em Salvador

 

No último dia 10, o Presidente Wellington Cruz (CRCBA), participou da Sessão de Autógrafos do Prof° e Auditor das Contas Públicas, João Eudes Bezerra Filho. O livro intitulado ” foi publicado pela Editora Atlas e é destinado a profissionais que lidam com gestão orçamentária, financeira e patrimonial, além de servidores da área de controle externo e interno. A publicação é recomendada também para candidatos a concursos públicos, com foco na temática de orçamento e finanças. A sessão aconteceu no auditório do Hotel Mercury, em Salvador.

 


Contador baiano Cláudio Vieira, que nasceu com anomalia rara no pescoço, dará palestra nos EUA

 

Cláudio Vieira de Oliveira, 38, nasceu com uma rara anomalia que faz com que seu pescoço seja virado para as costas e com braços e pernas atrofiados: palestra inspiracional nos EUA

Nascido com uma rara anomalia, que faz com que seu pescoço seja virado para as costas, o baiano Cláudio Vieira de Oliveira, 38, fará sua primeira palestra internacional agora em outubro. Entre os dias 18 e 26, ele visitará os Estados Unidos para encontros em Elizabethtown, no Estado da Pensilvânia, e em Chicago, no Estado de Illinois.

Cláudio dará palestras em escolas e hospitais. Na agenda consta ainda um passeio por Miami. "Estou muito ansioso por essa viagem, apesar de já ter saído do país algumas vezes, mas nunca fui à maior nação do mundo", comentou Cláudio, segundo o qual há propostas também de visita à Rússia, feita por uma emissora de TV.

Cláudio de Oliveira ficou conhecido há pouco mais de três meses, quando teve sua história de vida exibida pelo Discovery Channel em vários países. (Leia mais


Presidente do CRCBA se reúne com representantes da JUCEB (10/10)

 

Na manhã do dia 10/10, o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, se reuniu com o Presidente da JUCEB, Francisco Nobre de Oliveira, a Vice-Presidente Ilnah Oliveira e o Secretário Geral Hélio Portela, para tratar de pontos do convênio de cooperação mútua firmado entre os órgãos. Durante a reunião, trataram do Seminário "Impactos da REEDESIM no Processo de Desburocratização e Melhoria do Ambiente de Negócios", que acontecerá no mês de novembro, com o objetivo de divulgar à comunidade empresarial e aos operadores da desburocratização e melhoria do ambiente de negócios, o estágiuo atual da implantação da REDESIM em âmbito nacional e no estado da Bahia, em particular. Em breve, o CRCBA, que é apoiador institucional da iniciativa, divulgará a programação definitiva. O seminário é uma realização da JUCEB, SEBRAE-BA e do Fórum Regional das Micro e Pequenas Empresas - FORUM.

 


Aconteceu no dia 07/09 5° reunião da Comissão de Perícia Contábil do CRCBA

 

Na manhã da última terça-feira (07/09), a Comissão de Assuntos relacionados à Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA reuniu-se para discutir as Prerrogativas do Perito Contador em processo de Complementação de benefícios previdenciários na Justiça do Trabalho, o Workshop de Perícia Contábil, que acontecerá em novembro; o 3° Encontro Regional de Peritos, além de estudar as possibilidades de constituir uma Câmara de Mediação e Arbitragem no âmbito do CRCBA. A reunião aconteceu na Sede do CRCBA e contou com a presença do Coordenador da Comissão, o Contador Adilson Carvalho Silva e os demais membros da comissão.

 


 


 


 


A SECRETARIA DA FAZENDA, EM PARCERIA COM O CRCBA E O SESCAP/BA, PROMOVERÁ O SEMINÁRIO: NOVIDADES DA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) NO DIA 15/10


Com o objetivo de falar sobre a obrigatoriedade do Registro de Controle da Produção e Estoque (RCPE), bloco K da EFD, a partir de 2016, e a Portaria Sefaz-BA 196/14, que regulamenta e determina que as informações sobre os incentivos fiscais devem ser prestadas na Escrituração Fiscal Digital, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em parceria com o CRCBA e o SESCAP/BA, promoverá, no dia 15 de outubro, o Seminário: Novidades da Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento pretende alcançar empresários e profissionais da área fiscal e contábil de empresas industriais ou equiparadas. O evento acontecerá no Auditório da FIEB, no Stiep das 08h30 às 12:30h.

 


O CONGRESSO

A Fundação Visconde de Cairu, como uma instituição centenária, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade do Estado da Bahia (SINDICONTA), em comemoração aos 73 anos de existência, proporciona através deste congresso/seminário um espaço para debates, mesas redondas, painéis e palestras a respeito de assuntos atuais para o profissional da contabilidade.

Mais

 


 

 


 



 


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FÍSICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

5º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Site: http://lusobrasileiro.cfc.org.br/
Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. Além disso, o evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclar e aprimorar conhecimento.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade é promovido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC).

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade terá a seguinte pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada: Qualificação Técnica Geral (QTG) 3,0 pontos; Banco Central do Brasil (BCB) 1,5;  e Superintendência de Seguros Privados (Susep) 1,5.

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 




 

PALESTRA: LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL - ITAMARAJU 16/10/2014
PALESTRA: LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL - TEIXEIRA DE FREITAS 17/10/2014
Você E-SOCIAL na Aposentadoria? 22/10/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - CAMAÇARI 23/10/2014
PALESTRA: GESTÃO CONTÁBIL - JACOBINA 31/10/2014
WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL - SALVADOR 06/11/2014
DEBATENDO AS ORGANIZAÇOES CONTÁBEIS - ASPECTOS DE GESTÃO, RISCOS ÉTICOS, PENAIS E DA ATIV. CONTÁBIL 28/11/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias