"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável." (Nelson Mandela)

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Divulgamos a edição 475 do CRCBA Notícias, informativo online semanal que elenca as principais notícias da área contábil. Utilize esta ferramenta em favor do seu trabalho e compartilhe-a com seus colegas. Esta é uma forma importante e gratuita de fomentarmos o desenvolvimento profissional por meio da fiscalização preventiva, popis conhecendo a legislação e dominando as normas, somos profissionais mais capazes e aptos ao sucesso.

 

Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 

 



http://www.crcba.org.br/divulgacoes/folder-org-web.jpg

 


OUTUBRO ROSA NO CRCBA

 

O CRCBA, numa solidária adesão à campanha “Outubro Rosa”, realizará ações de conscientização da classe contábil quanto à prevenção do câncer de mama. Dentre as principais ações, podemos destacar a divulgação da campanha nos meios de comunicação do Órgão, como site e redes sociais, além da alteração da iluminação externa da sede do Regional para a cor rosa e a distribuição de laços e materiais educativos nos eventos de educação continuada. Estendendo as ações também aos colaboradores do Regional, no dia 21/10, um representante do NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, realizará uma palestra educativa para o corpo funcional do órgão.

Doação de Notas Fiscais

Os profissionais da Contabilidade podem doar notas fiscais na sede do CRCBA, em Salvador, ou nas Delegacias, no interior do estado. As notas serão destinadas ao NASPEC e serão convertidas em benefícios a entidade, que presta assistência a pessoas com câncer. Colabore com essa campanha, diga sim à vida!

 

Sede do CRCBA, em Salvador, tem iluminação cor de rosa no mês de outubro.

 



 





ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO Nº 9, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Dispõe sobre a retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), nos contratos de plano privado de assistência à saúde ou odontológica. (Leia mais)

 


ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO Nº 10, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Dispõe sobre o alcance do conceito de obras de construção civil para efeito de aplicação do regime de apuração cumulativa da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, nos termos do inciso XX do art. 10 e do inciso V do art. 15 da Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003. (Leia mais)

 


ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO Nº 11, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Dispõe sobre incidência do Imposto sobre Renda Pessoa Física (IRPF) sobre os valores percebidos por portador de moléstia grave a título de resgate das contribuições para as entidades de previdência complementar. (Leia mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.495, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.343, de 5 de abril de 2013, que dispõe sobre o tratamento tributário relativo à apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) aplicável aos valores pagos ou creditados por entidade de previdência complementar a título de complementação de aposentadoria, resgate e rateio de patrimônio, correspondente às contribuições efetuadas, exclusivamente pelo beneficiário, no período de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1995. (Leia mais)

 


PORTARIA Nº 428, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Dispõe sobre o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra. (Leia mais)

 


Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 1.751/2014, de 03 de Outubro de 2014.

Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. (Leia mais)

 



Decreto n.º 15.490/2014, de 26 de Setembro de 2014.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Leia mais)

 




No período de produção desta edição, não foram publicadas novidades no site da Sefaz do Município de Salvador.



Profissionais preferem flexibilidade de trabalho a aumento salarial

Segundo pesquisa, quase um terço trocaria de emprego para trabalhar parte do tempo em casa.

 


eContador: a hora de fazer uma inclusão fiscal digital no Brasil
O caminho é sem volta e contadores e clientes vão ter que aderir ao ecossistema digital imposto pelo Governo.

 


eSocial: módulo específico para MPEs tem consulta pública

 


Mudança de perfil valorizou profissional contábil, diz vice-presidente do CFC

 



Solução de Consulta Cosit n.º 240, de 30 de Setembro de 2014.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ
Ementa: EMPRESA EXPORTADORA. LUCRO REAL. VALOR APURADO NO REINTEGRA. TRIBUTAÇÃO.
Assunto: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL
Ementa: EMPRESA EXPORTADORA. LUCRO REAL. VALOR APURADO NO REINTEGRA. TRIBUTAÇÃO.
(Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit n.º 244, de 30 de Setembro de 2014.

Assunto: Normas de Administração Tributária
Ementa: INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO. OPÇÃO. (Leia mais)



Solução de Consulta Cosit n.º 257, de 02 de Outubro de 2014.

Assunto: Obrigações Acessórias
Ementa: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. (Leia mais)

 



RESOLUÇÃO Nº 88, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014 CAMEX/CG/PR.

Imposto de Importação - Alíquota do Imposto - Redução - Concede redução temporária da alíquota do Imposto de Importação ao amparo da Resolução nº 08/08 do Grupo Mercado Comum do MERCOSUL (GMC).

 


RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 452, DE 23 DE SETEMBRO DE 2014.

Profissão Regulamentada - Administrador - Aprova o Manual de Perícia do Administrador.

 


PORTARIA Nº 79, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Imposto de Renda - Detalha as competências do Núcleo de Apoio ao Artesanato, subordinado à Secretaria-Executiva da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

 


RESOLUÇÃO Nº 87, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014 CAMEX/CG/PR.

Imposto de Importação - Lista de Exceção à Tarefa Externa Comum - Alteração - Altera a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do MERCOSUL de que trata a Resolução CAMEX nº 94/11.

 


RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2014.

Profissão Regulamentada - Administrador - Aprova o Manual de Auditoria do Administrador.

 


RESOLUÇÃO Nº 1.058, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014.

Profissão Regulamentada - Engenheiro Agrônomo - Altera, entre outros, o art. 2º e a tabela constante do art. 4º da Resolução CONFEA nº 524/11 e revogada a Resolução CONFEA nº 1049/13.

 


Decreto Federal 8.321 de 03.10.2014.

Altera o Decreto no 6.386, de 29 de fevereiro de 2008, para alterar o prazo máximo para operações de crédito consignadas em folha de pagamento no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE.

 


Decreto Federal 8.320 de 30.09.2014.

Altera os Anexos VII, VIII e X ao Decreto nº 8.197, de 20 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2014.

 



Consultoria contábil ou consultoria jurídica? Você sabe qual a diferença?

Fonte: Studio Fiscal Publicado em: Portal da Classe Contábil

O escopo da consultoria tributária fiscal é revisar as obrigações acessórias transmitidas ao Fisco, bem como as bases de cálculo utilizadas para apuração dos tributos (principalmente impostos e contribuições). Com isso, são analisadas todas as informações que as empresas enviaram às autoridades fazendárias, assim como documentos contábeis e gerenciais utilizados para fazer a apuração dos tributos.

Em resumo seu objetivo é levantar oportunidades, tanto para diminuir a carga tributária da empresa quanto para melhorar o fluxo de caixa no que diz respeito ao desencaixe financeiro para pagar tributos. Por fim, o principal intuito é que de forma eficiente a empresa pague apenas aquilo que é devido ao Fisco.

Além dessas vantagens em consequência desse serviço, o empresário cumprirá integralmente suas obrigações tributárias, evitando quaisquer desventuras com o Fisco.

A consultoria jurídico-tributária por sua vez pode ser realizada por todo e qualquer escritório de advocacia. Seu serviço nada mais é do que uma análise quantitativa e qualitativa de todos os processos judiciais e administrativos em que a empresa figure tanto no polo ativo quanto no polo passivo. (Leia na íntegra)

 



RESOLUÇÃO CFC N.º 1.466/2014.

Altera o inciso II e a tabela constante do § 1º do art. 2º da Resolução CFC n.º 1.454/2013, que dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para o exercício de 2014.

 


Altera Resolução 2014/CTA20(R1), de 03 de Outubro de 2014.

 



Portaria n.º 448, de 02 de Outubro de 2014.

Aprova o modelo de Carteira de Identidade Fiscal - CIF, dos Auditores-Fiscais do Trabalho e dá outras providências.

 


Resolução n.º 735, de 29 de Setembro de 2014.
Dispõe sobre ampliação do benefício do Seguro-Desemprego aos trabalhadores beneficiários, nos municípios em situação de emergência e estado de calamidade pública, em virtude das enchentes locais.

 



 


 


 





COMISSÃO ORGANIZADORA DA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA SE REUNIU EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

Comissão organizadora da XII Convenção de Contabilidade da Bahia se reuniu em Vitória da Conquista na segunda-feira (06/10), cidade que sediará o evento em 2015. Com participação do Presidente Wellington Cruz, do Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Welington Ferraz, dos Conselheiros Eduardo Leal e Mércia Cristina Andrade, além de representantes locais, foram discutidos os aspectos estruturais do evento, como local de realização, suporte de rede hoteleira, formas de patrocínio, divulgação, serviços de translado, dentre outros. Em breve, o CRCBA iniciará as divulgações oficiais do maior evento da classe contábil baiana, fique atento(a).

 


EM PARCERIA COM O CRCBA, ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS PREPARA PROJETO “TEIA SOCIAL”

 

A ONG Parceiros Voluntários, em parceria com o CRCBA, realizou no último dia 02, o Curso de qualificação e desenvolvimento técnico dos Consultores para o novo Projeto Teia Social, com o tema Teia: Organização Não Governamental e Gestão Social.
Participaram do encontro as Consultoras da ONG Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul Mari Lúcia Larroza e Rita Vargas; A Sra. Angela Cristina; o Coordenador da Rede Baiana do Terceiro Setor (RBTS), José Augusto Brito de Jesus; os Senhores Nen Rod Douglas e José Augusto e Humberto.

O Projeto Teia Social objetiva estimular as organizações a reconhecerem e identificarem aspectos de gestão necessários na busca de sua sustentabilidade, ampliando a visão de seus gestores quanto ao gerenciamento de recursos humanos, materiais e/ou financeiros, além de assessorar as organizações no processo de reordenamento institucional, a partir das orientações da PNAS e tipificação dos serviços sócio assistenciais. O programa visa, ainda, a Instrumentalizar as organizações para gerir Recursos Humanos Voluntários, buscando o melhor atendimento do seu público interno.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO I° SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA (VIDEOCONFERÊNCIA)

 

Presidente Wellington Cruz (CRCBA), ao lado do Presidente Inaldo da Paixão (TCE-BA).

 

No último dia 02, o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, participou do Iº Seminário de Contabilidade Pública, com o tema: “A nova Contabilidade Pública: Aspectos Práticos”. O evento, considerado a maior videoconferência promovida pelo TCE/BA, até o momento, teve como objetivo divulgar a sua função fiscalizadora e pedagógica, além de auxiliar os gestores públicos municipais a exercer o controle interno com eficiência e eficácia.
Estima-se que cerca de 1.030 pessoas, distribuídas nas 32 Diretorias Regionais de Educação da Bahia, participaram do evento. O 1º Seminário de Contabilidade Pública reuniu expoentes da Contabilidade, que expuseram seus conhecimentos para uma plateia formada por administradores públicos, auditores, advogados, além de estudantes dos cursos de ciências contábeis, administração e direito.
O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que compôs a mesa juntamente com o chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Paulo Pontes, representando o secretário Osvaldo Barreto; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Wellington do Carmo Cruz (foto), o diretor administrativo-financeiro do IAT, Rômulo Birindiba, e o subsecretário de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, Gilvan Dantas.

 

 


13º FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO ESTADO DA BAHIA CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES FEMININAS (26/09)

 



O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, realizou no último dia 26, a 13° edição do Fórum da Mulher Contabilista da Bahia, que este ano teve o tema central “O que o mercado de trabalho espera de você?”. Cerca de 100 profissionais e acadêmicos estiveram presentes no Hotel Sheraton, em Salvador, e puderam conferir a diversificada programação do evento, que abordou assuntos como SPED Social, normas e procedimentos contábeis e apresentou o painel “O Que o Mercado Espera de Você?”, além do Talk Show “Mulher e o Mercado de Trabalho”.

Leia matéria na íntegra

 


CRCBA FIRMA CONVÊNIO INSTITUCIONAL COM A JUCEB

 

Durante o 13º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, foi assinado convênio de cooperação mútua entre o CRCBA e a Junta Comercial da Bahia - JUCEB, para estreitar os laços entre os órgãos. Após o momento da assinatura, que se deu na abertura do fórum, o Presidente da JUCEB, Francisco Nobre (foto), presenteou o CRCBA com exemplares do livro comemorativo “JUCEB: 162 anos”. Na oportunidade, a Conselheira do CFC, Maria Constança, também foi presenteada com um exemplar, destinado à biblioteca do Conselho Federal. O Presidente Wellington Cruz pontuou oportunamente que o convênio vem para oficializar um trabalho parceiro que já vem apresentando bons resultados para a classe contábil. Além do atendimento diferenciado aos profissionais da Contabilidade na sede da Junta Comercial, em Salvador, agora o CRCBA terá acesso aos cadastros de empresas que exerçam atividades contábeis, auxiliando o trabalho de fiscalização dessas organizações.

 


CRCBA PROMOVEU PALESTRA SOBRE E-SOCIAL EM SANTO AMARO (16/09)

 

 

Com o objetivo de apresentar as novidades sobre o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – e-Social, integrante do sistema SPED, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia - CRCBA, em parceria com a Alterdata e a Delegacia do CRCBA em Santo Amaro, promoveu, no dia 16/09, a palestra e-Social. A palestra teve início às 10 horas, e foi ministrada pelo Gerente de Gestão Tributária e Fiscal, Edson Lopes de Medeiros (foto).

 


DELEGADO DO CRCBA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO ESPAÇO SOLIDÁRIO EM CAETITÉ (25/9)

 

 

No último dia 25, o Delegado do CRCBA em Guanambi, Contador Fabrício Neves (foto à direita), participou da inauguração do Espaço Solidário do Território Sertão Produtivo em Caetité. O Espaço Solidário vai funcionar como meio permanente de divulgação, comercialização e formação para os empreendimentos de Economia Popular e Solidária no ramo de artesanato. A expectativa é que cerca de 200 artesãos integrantes dos empreendimentos sejam beneficiados com a implantação deste Espaço.
O Espaço Solidário funcionará através do fomento da rede de Artesanato do Sertão Produtivo, formada inicialmente por vinte empreendimentos solidários assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo, por meio  do Programa Vida Melhor, da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e gerido pelo IDSB. Dentre as atividades desenvolvidas pelo CESOL, Centro ligado à política de trabalho e renda do Governo do Estado, estão a qualificação, comercialização, estudo de viabilidade, orientação na linha de crédito, assistência técnica, articulação social, qualificação técnica, legalização do empreendimento (como nota fiscal, formalidade dos serviços), dentre outras.

 


CRCBA LANÇA NOVO SITE - CLASSE CONTÁBIL GANHA EM PRATICIDADE E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS ONLINE

 

O CRCBA lançou na manhã desta terça-feira (30/9), o seu novo site institucional. A partir de agora, quem acessar a página do Regional na web (www.crcba.org.br), passará a contar com um layout renovado e nova disposição dos serviços prestados na plataforma online. Agora está muito mais fácil ter acesso às informações do CRCBA, bem como aos serviços oferecidos, como acesso ao cadastro, emissão de certidões, emissão de DECORE, portal de oportunidade de trabalho e muito mais. Confira já o novo site do CRCBA!

 


A SECRETARIA DA FAZENDA, EM PARCERIA COM O CRCBA E O SESCAP/BA, PROMOVERÁ O SEMINÁRIO: NOVIDADES DA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) NO DIA 15/10


Com o objetivo de falar sobre a obrigatoriedade do Registro de Controle da Produção e Estoque (RCPE), bloco K da EFD, a partir de 2016, e a Portaria Sefaz-BA 196/14, que regulamenta e determina que as informações sobre os incentivos fiscais devem ser prestadas na Escrituração Fiscal Digital, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em parceria com o CRCBA e o SESCAP/BA, promoverá, no dia 15 de outubro, o Seminário: Novidades da Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento pretende alcançar empresários e profissionais da área fiscal e contábil de empresas industriais ou equiparadas. O evento acontecerá no Auditório da FIEB, no Stiep das 08h30 às 12:30h.

 


O CONGRESSO

A Fundação Visconde de Cairu, como uma instituição centenária, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade do Estado da Bahia (SINDICONTA), em comemoração aos 73 anos de existência, proporciona através deste congresso/seminário um espaço para debates, mesas redondas, painéis e palestras a respeito de assuntos atuais para o profissional da contabilidade.

Mais

 


 


 


 



 


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FÍSICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

5º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Site: http://lusobrasileiro.cfc.org.br/
Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. Além disso, o evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclar e aprimorar conhecimento.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade é promovido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC).

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade terá a seguinte pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada: Qualificação Técnica Geral (QTG) 3,0 pontos; Banco Central do Brasil (BCB) 1,5;  e Superintendência de Seguros Privados (Susep) 1,5.

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 


 

Círio de Nazaré 2014

Ocorrerá em Belém do Pará, no dia 12 de outubro do corrente ano o Círio de Nazaré 2014. A procissão que acontece há mais de dois séculos, é uma das maiores e mais belas  do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado do Pará, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Para maiores informações acesse o site: http://www.ciriodenazare.com.br/

 

 




 

PALESTRA: LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL - ITAMARAJU 16/10/2014
PALESTRA: LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL - TEIXEIRA DE FREITAS 17/10/2014
Você E-SOCIAL na Aposentadoria? 22/10/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - CAMAÇARI 23/10/2014
PALESTRA: GESTÃO CONTÁBIL - JACOBINA 31/10/2014
WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL - SALVADOR 06/11/2014
DEBATENDO AS ORGANIZAÇOES CONTÁBEIS - ASPECTOS DE GESTÃO, RISCOS ÉTICOS, PENAIS E DA ATIV. CONTÁBIL 28/11/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias