"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Maria Julia Paes de Silva)

 

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Chegamos à edição 474 do CRCBA Notícias e eu gostaria de agradecer a todos aqueles que fizeram do 13º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia mais um evento de sucesso da classe contábil, com debates salutares ao desenvolvimento intelectual da profissão contábil. Aos palestrantes, participantes, parceiros, colaboradores, membros do plenário deste nobre Conselho, enfim, todos que de alguma forma contribuíram para o grande evento realizado, destino meus sinceros agradecimentos.

 

No mês de novembro, realizaremos um Seminário voltado para os representantes de Organizações Contábeis, debatento o seu contexto frente às novas tendências, sob os aspectos de gestão, riscos éticos e penais da atividade contábil. Este e mais eventos de educação continuada estão disponíceis em nosso site (www.crcba.org.br/eventos).

 

Gostaria de fazer uma saudação especial às Secretárias e aos Secretários, profissionais tão importantes no dia a dia das organizações, sobretudo as contábeis, que encontram nesses profissionais todo o apoio para planejar e executar suas atividades com eficácia. Neste dia 30 de setembro, em que se comemora o Dia do Profissional de Secretariado, o CRCBA presta sua homenagem a todos que detêm o dom desta nobre profissão.

 

Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 

 



13º FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO ESTADO DA BAHIA CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES FEMININAS (26/09)

 



O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, realizou no último dia 26, a 13° edição do Fórum da Mulher Contabilista da Bahia, que este ano teve o tema central “O que o mercado de trabalho espera de você?”. Cerca de 100 profissionais e acadêmicos estiveram presentes no Hotel Sheraton, em Salvador, e puderam conferir a diversificada programação do evento, que abordou assuntos como SPED Social, normas e procedimentos contábeis e apresentou o painel “O Que o Mercado Espera de Você?”, além do Talk Show “Mulher e o Mercado de Trabalho”.

Leia matéria na íntegra

 


CRCBA FIRMA CONVÊNIO INSTITUCIONAL COM A JUCEB

 

Durante o 13º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, foi assinado convênio de cooperação mútua entre o CRCBA e a Junta Comercial da Bahia - JUCEB, para estreitar os laços entre os órgãos. Após o momento da assinatura, que se deu na abertura do fórum, o Presidente da JUCEB, Francisco Nobre (foto), presenteou o CRCBA com exemplares do livro comemorativo “JUCEB: 162 anos”. Na oportunidade, a Conselheira do CFC, Maria Constança, também foi presenteada com um exemplar, destinado à biblioteca do Conselho Federal. O Presidente Wellington Cruz pontuou oportunamente que o convênio vem para oficializar um trabalho parceiro que já vem apresentando bons resultados para a classe contábil. Além do atendimento diferenciado aos profissionais da Contabilidade na sede da Junta Comercial, em Salvador, agora o CRCBA terá acesso aos cadastros de empresas que exerçam atividades contábeis, auxiliando o trabalho de fiscalização dessas organizações.

 


http://www.crcba.org.br/divulgacoes/folder-org-web.jpg

 


PLANEJAR, COORDENAR, COMANDAR E CONTROLAR SÃO ALGUMAS DAS FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

 

 

Quando você começou a ler o título dessa matéria, pode ter se enganado e pensado que estávamos falando do profissional da Contabilidade, mas não. O profissional de Secretariado (Secretária ou Secretário), que tem o seu dia celebrado hoje, 30 de setembro, tem a responsabilidade de funcionar como elo entre a direção das corporações e o corpo de colaboradores, desempenhando atividades especializadas com diplomacia, bom senso e discrição. Nas organizações contábeis, onde há uma grande demanda de procedimentos específicos que envolvem prazos e tramitação de documentos, a figura do profissional de secretariado é indispensável.

Neste dia, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia presta singela homenagem a esse profissional, que caminha lado a lado com a classe contábil, fomentando o sucesso das organizações de nosso país. Parabéns a todas as Secretárias e a todos os Secretários do Brasil, muito obrigado pelo trabalho parceiro!

 


CRCBA LANÇA NOVO SITE - CLASSE CONTÁBIL GANHA EM PRATICIDADE E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS ONLINE

 

O CRCBA lançou na manhã desta terça-feira (30/9), o seu novo site institucional. A partir de agora, quem acessar a página do Regional na web (www.crcba.org.br), passará a contar com um layout renovado e nova disposição dos serviços prestados na plataforma online. Agora está muito mais fácil ter acesso às informações do CRCBA, bem como aos serviços oferecidos, como acesso ao cadastro, emissão de certidões, emissão de DECORE, portal de oportunidade de trabalho e muito mais. Confira já o novo site do CRCBA!

 



 





Portaria Conjunta PGFN/ RFB nº 17/2014, de 25 de Setembro de 2014.

Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 15, de 15 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o parcelamento de débitos para com a Fazenda Nacional. (Veja mais)

 



Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica trará vantagens para consumidores

 


DECRETO Nº 15.490 DE 26 DE SETEMBRO DE 2014.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Veja mais)

 




Decreto nº 25.344, de 24 de Setembro de 2014.

Regulamenta o Parcelamento Administrativo de Débitos – PAD, na forma que indica. (Veja mais)

 


Decreto nº 25.345, de 24 de Setembro de 2014.

Estende os benefícios do Programa de Parcelamento Incentivado – PPI, instituído pela Lei nº 8.422, de 15 de julho de 2012, aos débitos da Taxa de Licença para Exploração de Atividades em Logradouros Públicos – TLP e de preços públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEMOP, na forma que indica. (Veja mais)

 


Instrução Normativa nº 32 de 24 de Setembro de 2014.

Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Veja mais)

 


Prefeitura lança parcelamento de débitos para comércio informal

 


Instrução Normativa 31 de 24.09.2014.

Aprova o aplicativo para adesão ao Parcelamento Administrativo de Débitos – PAD, na forma que indica. (Veja mais)



Fiscalização de bagagens ganhará fluidez em 2015

A Receita Federal vai utilizar em 2015 um novo sistema de fiscalização de bagagens de passageiros vindos do exterior. (Veja mais)

 


Burocracia e complexidade na legislação contribuem para litigiosidade entre Fisco e contribuinte

 


CFC APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA A NORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Conselho Federal de Contabilidade colocou em audiência pública a minuta da  NBC PG – Educação Profissional Continuada (EPC). O documento, a ser analisado, consiste na revisão e ampliação da atual NBC PA 12 (R1). (Veja mais)

 


CFC faz parte da diretoria do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

 


STF julga inconstitucional o Protocolo 21 que onerava pelo ICMS o comércio eletrônico, mas modula sua decisão

 



Solução de Consulta Cosit nº 256 de 26.09.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF.Ementa: IMÓVEL ADQUIRIDO EM CONDOMÍNIO. CÔNJUGES CASADOS OBRIGATORIAMENTE SOB O REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS. DECLARAÇÃO DE BENS E DIREITOS.
Os bens adquiridos em condomínio por cônjuges casados obrigatoriamente sob o regime de separação de bens devem ser informados por condômino em relação à parte que couber a cada um. Leia Mais

 


Solução de Consulta Cosit nº 254  de 26.09.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ
Ementa: LUCRO PRESUMIDO. ATIVIDADE IMOBILIÁRIA. VENDA DE IMÓVEIS. TRIBUTAÇÃO. Define o percentual de tributação para, no caso de lucro presumido, calcular o IRPJ e a csll. Leia mais.

 


Solução de Consulta Cosit nº 252 de 26.09.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF
Ementa: DESPESA DE INSTRUÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MENTAL. DEDUTIBILIDADE COMO DESPESA MÉDICA. INSTITUIÇÃO REGULAR DE ENSINO. VEDAÇÃO.
É vedado deduzir como despesa médica os pagamentos efetuados a instituição regular de ensino relativo à instrução de pessoa portadora de deficiência física ou mental, matriculada na condição de aluno includente. Leia Mais.

 


Solução de Consulta Cosit nº 249 de 26.09.2014.
Assunto: Normas de Administração Tributária
Ementa: A promessa de compra e venda de imóvel em construção e as cessões de direitos dela decorrentes devem ser declaradas à RFB, pela promitente vendedora (construtora), mediante preenchimento da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). Se a construtora não fizer esse preenchimento no ato do negócio, que é o momento oportuno, deverá fazê-lo quando for chamada a outorgar a escritura pública, a fim de manter a correspondência entre a Dimob (que é obrigação sua) e a DOI (que é obrigação do cartório). Leia mais.

 


Solução de Consulta Cosit nº 246 de 25.09.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF 
Ementa: RETENÇÃO EM FONTE. SERVIÇOS PROFISSIONAIS. ENGENHARIA. CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO. INCIDÊNCIA.
Para fins do disposto no artigo 647 do RIR de 1999, compreendem-se como serviços de engenharia aqueles que se referem, exclusivamente, ao exercício de atividade intelectual, de natureza científica, dos profissionais envolvidos, executados mediante interveniência de sociedades empresariais ou mercantis. Leia mais.

 


Solução de Consulta Cosit nº 239 de 26.09.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF 
Ementa: SACERDOTE DE ORDEM RELIGIOSA. TRABALHO NÃO ASSALARIADO. LIVRO-CAIXA. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO. DESPESAS. COMPANHEIRA. MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE. DEDUTIBILIDADE.
São dedutíveis, nos termos da legislação vigente, as despesas escrituradas no livro-caixa relativas à participação de sacerdote, que percebe rendimentos de trabalho não assalariado, em congresso voltado à atividades de sua ordem religiosa. A dedutibilidade é extensiva às despesas incorridas pela   Leia mais.

 


Solução de Consulta Cosit nº 228 de 26.09.2014.
Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias 
Ementa: CPRB. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SUBSTITUTIVA. RECEITA BRUTA. INCORPORAÇÃO. CONSTRUÇÃO.
A empresa que tem como única ou principal atividade a incorporação de empreendimentos imobiliários enquadrada no grupo 411 da CNAE 2.0, não se sujeita à substituição previdenciária de que trata o inciso IV do art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011, ainda que realize a construção das edificações incorporadas. (Veja mais)

 



Decreto Federal 8.310 de 24.09.2014.

Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos sobre a Concessão de Autorização de Trabalho para Dependentes de Agentes Diplomáticos, Funcionários Consulares e Pessoal Técnico e Administrativo de Missões Diplomáticas e Consulares Acreditados no outro País, firmado em Brasília, em 23 de julho de 2009. (Veja mais)

 



Nova proposta de matriz curricular para o curso de Ciências Contábeis

Postado por: Comunicação CFC

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) está trabalhando na edição de uma nova proposta de matriz curricular para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Para isso, solicita a contribuição dos professores e dos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Educação Superior (IES) de todo Brasil para a construção dessa nova versão da proposta.

A FBC destaca que a colaboração de todos é de extrema importância para que o conteúdo a ser publicado contemple aspectos da diversidade do ensino da Ciência Contábil nas diferentes regiões do País.

Participe da pesquisa clicando aqui. O prazo é até amanhã (30/9).

 



CFC participa de Seminário de Integração Política dos Conselhos Federais de Fiscalização Profissional

 



Portaria Interministerial n° 438, de 24.09.2014.

Publica  percentuais de frequência, gravidade e custo calculados em 2014, que subsidiarão o percentual do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) a partir de janeiro/2015, explicitando ainda que os índices do FAP serão disponibilizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS) no dia 30.09.2014, com acesso pela internet nos sites do Ministério da Previdência Social (MPS) e da Receita Federal do Brasil. (Veja mais)

 


Comitê interministerial é criado para discutir segurança no trabalho com máquinas e equipamentos
Objetivo é a prevenção de acidentes de trabalho e cumprimento da NR12



 


 


 





CRCBA DIVULGA MOÇÃO DE RECONHECIMENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO IDOSO

 

Em reconhecimento à importância da sabedoria dos mais experientes e com o intuito de prestigiar os profissionais com idade igual ou acima de 60 anos, o CRCBA, por meio de sua Comissão de Maturidade, registrou Moção de Reconhecimento aos profissionais da terceira idade. Segue, abaixo, texto da Moção na íntegra:

 

"O Profissional da Contabilidade tem como mister contribuir para a construção do progresso de um País.
Sua boa atuação, aliada à sua dedicação e perseverança, é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade.
O Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), reunido em Sessão Plenária nesta data, através da sua Comissão da Maturidade e em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado nacional e internacionalmente no dia 1º de outubro, vem apresentar-lhe seu reconhecimento e gratidão por ter dedicado um tempo da sua vida a essa laboriosa profissão com respeito à ética e à legalidade, fortalecendo e valorizando a Classe Contábil.

Salvador, 12 de setembro de 2014.

Contador Wellington do Carmo Cruz - Presidente do CRCBA "

 


CRCBA ENTREGA PREMIAÇÃO DE DESTAQUE ACADÊMICO A ALUNO DA FACULDADE RUY BARBOSA (20/9)

 


O CRCBA realizou, no dia 20 deste mês, mais uma entrega da premiação Destaque Acadêmico, durante a formatura da turma de Ciências Contábeis da Faculdade Ruy Barbosa, realizada no Auditório do Campus Paralela. O Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA, Contador Antônio Nogueira (foto) entregou o prêmio ao formando Jacson Silva da Costa.

 


CRCBA CONSTITUI COMISSÃO PARA ESTUDO DAS PRERROGATIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL

 

 

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24/9), o CRCBA oficializou o início das atividades da Comissão para Estudo das Prerrogativas da Profissão Contábil, criada pela Portaria CRCBA Nº 122/2014, de 12 de setembro deste ano. Com o objetivo de preservar a garantia dos direitos dos profissionais da Contabilidade em relação às suas reais atribuições e responsabilidades, a comissão realizará discussões acerca da Resolução CFC 560/83, que dispõe sobre as prerrogativas da profissão contábil, para traçar estratégias de ação para com os demais segmentos da sociedade. Concomitantemente, a comissão se propõe em levar ao conhecimento do profissional os seus direitos e as orientações cabíveis para quando este tiver as suas prerrogativas profissionais violadas ou ameaçadas. (Veja mais)

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE AUDITORIA DO SUS (24/9)

 

Durante o Seminário Estadual de Auditoria do SUS, realizado no dia 24/9, no Hotel Fiesta, em Salvador, o Presidente do CRCBA, Contador Wellington Cruz, participou da sessão temática “Novo paradigma da Auditoria Pública”. Cruz, que é Auditor Fiscal do Município de Salvador e Presidente do Conselho Municipal de Contribuintes, representou os profissionais da Contabilidade da Bahia.

 

Na foto, o Conselheiro do CRCBA Vitor Maciel, o Presidente do TCE-Ba Inaldo da Paixão e o Presidente do CRCBA Wellington Cruz.

 

A auditoria do SUS é composta por equipe multiprofissional, incluído médico, enfermeiro, odontólogo, farmacêutico e auditor financeiro, que integra profissionais formados em administração, economia e ciências contábeis.

 


COLABORADORES DO CRCBA PARTICIPAM DE PALESTRA “LIDERANÇA SERVIDORA”, MINISTRADA PELO AUTOR INTERNACIONAL JAMES HUNTER

 


Autor de "O Monge e o Executivo" atraiu grande público ao Hotel Fiesta.


No dia 24/9, uma comitiva de colaboradores do CRCBA formada pela Diretora Executiva Marilene Gonzaga e Coordenadores e Encarregados participou da palestra “Liderança Servidora”, ministrada pelo celebrado autor internacional James Hunter, que assina os best sellers "O Monge e o Executivo", "Como se Tornar um Líder Executivo" e "De volta ao Mosteiro". O evento foi uma realização da empresa Capital Intelectual RH e contou com parceria do CRCBA para oferecer condições diferenciadas para a participação de profissionais da Contabilidade. O evento contou com a participação de cerca de 1000 pessoas, que deixaram o Hotel Fiesta bastante satisfeitas com a brilhante palestra que motiva a mudança de comportamento para influenciar pessoas por meio do caráter, respeito e influência positiva. Na abertura, o especialista em redes sociais Pedro Cordier falou sobre gestão de imagem pessoal na web.

 


Colaboradores do CRCBA participaram da palestra.

 


CRCBA PROMOVE O 1º SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR DO LITORAL NORTE DA BAHIA

 


Mesa de abertura do evento, com a presença do Presidente Wellington Cruz e do Conselheiro Roberto Messias.


Com o objetivo de agregar conhecimentos aos profissionais do segmento contábil, através de informações relacionadas à contabilidade para o terceiro setor, o CRCBA promoveu no último dia 29, o 1º Seminário de Contabilidade para o Terceiro Setor do Litoral Norte da Bahia, no auditório do Hotel Áster, em Alagoinhas.

 

O Presidente Wellington Cruz ministrou a palestra Imunidades e Isenções Tributárias.

 

O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) e a Delegacia do CRCBA em Alagoinhas. Dentre as autoridades presentes, estavam o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, a Gerente de Captação de Recursos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Fagna Calomeni, Ouvidora do CRCBA, Iara Dórea, o Conselheiro do CRCBA, Sr. Roberto Messias Andrade, e o Coordenador da Comissão de Estudos relacionados a Contabilidade para o Terceiro Setor do CRCBA, Nailton Cazumbá.

 

O evento teve bom público.

 

Durante o evento, foram ministradas palestras com diversos temas, tais como: Imunidades e Isenções Tributárias; Captação de Recursos; ITG 2002 – Procedimentos Contábeis para as Organizações do Terceiro Setor e Os Impactos do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Terceiro Setor.

 


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL FOI O TEMA DA PALESTRA PROMOVIDA PELO CRCBA EM ITABUNA (24/09)

 

O Conselheiro Daniel Queiroz abordou o Simples Nacional.


Objetivando informar e esclarecer as dúvidas dos profissionais de Contabilidade sobre o Simples Nacional, o CRCBA promoveu, no último dia 24, a palestra: Principais alterações no Simples Nacional e outros tópicos relevantes ao Simples Nacional, ministrada pelo Contador e Especialista em Contabilidade Gerencial, Daniel Pinheiro de Queiroz. O evento foi realizado no Campus II da UNIME – Itabuna, e teve o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACEI; o Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna – SINDICOM; e a Prefeitura Municipal de Itabuna – Secretaria de Indústria e Comércio. O evento contou com a presença do Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Welington Menezes Ferraz, do Superintendente de Delegacias, Erivaldo Pereira Benevides e do Delegado do CRCBA em Itabuna Jesuíno Oliveira, dentre outras autoridades locais.

 

O Superintendente de Delegacias, Erivaldo Pereira Benevides, o Vice-Presidente Welington Ferraz, o Delegado Jesuíno, o Assessor da Receita Federal Michelangelo Lima e demais representantes locais.


PALESTRA E-SOCIAL ESCLARECE DÚVIDAS E APRESENTA OS BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS E ÁREAS DO CONHECIMENTO.

 

Na foto, os palestrantes Ana Carolina de Souza e Fernando Sampaio, acompanhados do Presidente Wellington Cruz (CRCBA) e do DIretor da FENACON José Evangelista Rios.

Com o objetivo de compreender e fundamentar a necessidade de alinhar estrutura e estratégias organizacionais ao gerenciamento por processos, como importante ferramenta para a e-Social, o CRCBA promoveu na última quinta (25), a palestra E-SOCIAL – Integração entre departamentos e áreas do conhecimento, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador – BA. A palestra foi ministrada pelo Especialista em Gestão, Contabilidade e Controladoria, Fernando Marcio Souza Sampaio e a Psicóloga Clínica e Organizacional, Ana Carolina Aleixo de Souza. Durante o evento foram discutidos os aspectos influenciadores para a e-Social, as informações que serão exigidas, e as obrigatoriedades do sistema.


DELEGADO DO CRCBA EM SERRINHA PARTICIPA DO PROJETO "CFC EM UM DIA"


O Delegado do CRCBA em Serrinha, Elimar Oliveira Bittencourt, visitou nos dias 18 e 19 de setembro, a sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através do Projeto “CFC em um dia”, com o objetivo de integrar os profissionais de todas as regiões do País ao funcionamento do Conselho. Mensalmente, é realizado um sorteio na reunião Plenária do CFC, no qual são definidos os participantes do mês seguinte. Nesta edição, além do Delegado Elimar, foram sorteados Tatiana Silva Pes, contadora fiscal do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA); Jessica Harumi Dallagrana de Oliveira, conselheira suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e Tereza Raquel Moraes, funcionária do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF).

 


Na foto, o Presidente Martônio (CFC) e o Delegado do CRCBA em Serrinha, Elimar Oliveira.

 

Os quatro profissionais visitaram as dependências do edifício-sede do CFC, o Museu Brasileiro de Contabilidade, a Galeria de Arte, o auditório e, ainda, acompanharam parcialmente reuniões de Câmaras e participaram da Plenária. Eles também tiveram a oportunidade de participar, no dia 18, do projeto Quintas do Saber e assistir à palestra do advogado-geral da União, Luis Inácio Lucena Adams. O evento tratou da redução da litigiosidade entre o Fisco e o contribuinte e a Lei sobre Transações.

 


E-SOCIAL É TEMA DA PALESTRA REALIZADA PELA DELEGACIA DO CRCBA EM SEABRA

 


A Delegacia do CRCBA em Seabra promoveu, no último dia 17, a palestra e-Social, ministrada pelo gerente de Gestão Tributária e Fiscal, Edson Lopes de Medeiros. O evento teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar maiores informações sobre o Sistema aos profissionais e acadêmicos do segmento Contábil, Gestores de RH e Empresários. O evento aconteceu no Hotel Nélios, e as inscrições ocorreram mediante a entrega de duas latas de leite em pó.

 


O CONGRESSO

A Fundação Visconde de Cairu, como uma instituição centenária, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade do Estado da Bahia (SINDICONTA), em comemoração aos 73 anos de existência, proporciona através deste congresso/seminário um espaço para debates, mesas redondas, painéis e palestras a respeito de assuntos atuais para o profissional da contabilidade.

Mais

 


 


 


 


 


TCE promove videoconferência com o tema “A nova Contabilidade Pública - Aspectos Práticos”


Com o objetivo de divulgar a sua função fiscalizadora e pedagógica, além de auxiliar os gestores públicos municipais a exercer o controle interno com eficiência e eficácia, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia - TCE/Bahia, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios - TCM/Bahia e com a Secretaria de Educação do Estado – SEC, realizará no próximo dia 02 (quinta-feira), uma videoconferência com o tema “A nova Contabilidade Pública: Aspectos Práticos”.


As inscrições podem ser realizadas no Portal do TCE: www.tce.ba.gov.br no link da matéria de destaque ou no Acesso Rápido (Ícone Eventos). A apresentação presencial ocorrerá na sede do Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, de 8h30 às 12h e das 14h às 18h, e será retransmitida nas 32 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs). No ato de inscrição, escolha a Direc mais próxima do seu município.

 


 


COMUNICADO CFC - IMPROPRIEDADE DA EMISSÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE POR CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE


O Conselho Federal de Contabilidade, através do Oficio Circular n° 2226 de 27 de agosto de 2014, comunica alguns esclarecimentos sobre a impropriedade dos CRC's emitirem carteira de identidade de estudantes.

Conforme disposto no Decreto de Lei n° 9.295/46, é considerado como Profissional da Contabilidade aquele que é habilitado como Contador ou Técnico em Contabilidade, registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

A escola concede o conhecimento técnico – qualificação, enquanto o Conselho concede o Registro Profissional – habilitação, visando garantir o ingresso no mercado de trabalho. No campo da profissão contábil, não temos na legislação a figura do estagiário. Por outro lado, o CFC, por meio da Resolução CFC n° 1.246/2009, disciplinou a participação de estudantes em trabalhos auxiliares da profissão contábil, porém, não estabeleceu qualquer relação direta do estudante com o Conselho Regional de Contabilidade.

 


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FISICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

5º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Site: http://lusobrasileiro.cfc.org.br/
Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. Além disso, o evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclar e aprimorar conhecimento.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade é promovido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC).

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade terá a seguinte pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada: Qualificação Técnica Geral (QTG) 3,0 pontos; Banco Central do Brasil (BCB) 1,5;  e Superintendência de Seguros Privados (Susep) 1,5.

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 


 

Círio de Nazaré 2014

Ocorrerá em Belém do Pará, no dia 12 de outubro do corrente ano o Círio de Nazaré 2014. A procissão que acontece há mais de dois séculos, é uma das maiores e mais belas  do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado do Pará, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Para maiores informações acesse o site: http://www.ciriodenazare.com.br/

 

 




FÓRUM CONTÁBIL - JUAZEIRO 24/10/2014
FÓRUM CONTÁBIL - PORTO SEGURO 24/11/2014
DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES DE CONTABILIDADE FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS, SOB OS ASPECTOS DE GESTÃO 28/11/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias