“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (Maria Julia Paes de Silva)

 

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Divulgamos a edição 472 do CRCBA Notícias com as principais notícias da área contábil da última semana, com muitas novidades importantes para os profissionais da Contabilidade.

 

Acompanhe a nossa agenda de eventos de educação continuada, que atinge todo o estado. Nesse mês, destacamos o 13º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, que este ano traz o tema "Profissional, o que o mercado espera de você?". O 13º Fórum acontecerá no Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador, no dia 26/9. As inscrições já estão abertas no site do CRCBA (www.crcba.org.br/eventos).

 

 

Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 

 



PRESIDENTE DO CFC PARTICIPOU DE REUNIÃO PLENÁRIA DO CRCBA

 

Na última sexta-feira (12/9), o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Contador José Martônio Alves Coelho, participou da Reunião Plenária do CRCBA, inaugurando uma série de visitas estratégicas que fará aos 27 regionais do Brasil. Segundo Martônio, o objetivo das visitas é realizar um trabalho de fortalecimento dos Conselhos Regionais de Contabilidade, que são o pilar da atuação do CFC no país.


Presidente Martônio ao lado do Presidente Wellington Cruz.

 

Leia matéria completa aqui

 



 


CRCBA PARTICIPARÁ DO II MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DE DÉBITOS/2014 DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA – MUTIRÃO MULTICONSELHOS


O II Mutirão de Conciliação de Débitos - Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2014 é destinado aos profissionais que possuem débitos junto aos respectivos Conselhos de sua profissão, com o objetivo de oferecer a oportunidade de negociação de débitos judiciais e extrajudiciais, com condições diferenciadas. Para os profissionais da Contabilidade, o atendimento ocorrerá no dia 09 de setembro, das 13 às 18 horas, no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas – Avenida Ulisses Guimarães, 2631, CAB – Salvador-BA.


Conforme o Artigo 16 da Resolução CFC n° 1368/2011 que estabelece critérios para concessão de parcelamento de créditos de exercícios encerrados, de transação, de isenção e de remissão pelos Conselhos de Contabilidade, a transação dos créditos será adotada em audiências de conciliação, inclusive pré-processuais. O artigo 17-A da Resolução define que, nas transações realizadas em audiências de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos no Art. 13 desta Resolução, limitados ao valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por parcela.


De acordo com a Resolução CFC n.º 1368/2011, poderá haver isenção de multas e juros aplicáveis ao valor originário dos valores devidos, considerando os seguintes aspectos: a situação de emprego; os rendimentos auferidos; a condição de aposentado, pensionista ou reformado; o fato de ser portador de doença grave; outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais. O profissional deverá apresentar documento comprobatório em uma das condições supracitadas.

 

 


 





Decreto 8.304 de 15.09.2014.

Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra. (Veja mais)

 


DCTF referente ao mês de agosto de 2014

Conforme o disposto no art. 2º da Instrução Normativa nº 1.484, de 31 de julho de 2014, as opções de que trata o caput do art. 2º. (Veja mais)

 


Comitê Gestor inicia a regulamentação das alterações promovidas pela Lei Complementar 147/2014.

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 115, de 4/09/2014, que veicula os primeiros itens da regulamentação das alterações trazidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014.  (Veja mais)

 


Portaria da RFB e PGFN 358 de 09.09.2014.

Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. (Veja mais)

 



Contribuinte que perdeu prazo do IPVA pode quitar imposto sem multa.

 




Prefeitura promove debate sobre IPTU Verde.

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DGRM Nº 29 de 03.09.2014, republicada em 09.09.2014, por ter sido publicada com erros pela Sefaz.

Dispõe sobre os procedimentos para a  emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e, relativa à prestação de serviço de propaganda e publicidade, na forma que indica. (Veja mais)

 



RESOLUÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Nº 2.078,  DE 08.09.2014.

Profissão Regulamentada - Modifica a redação do artigo 11 da Resolução CFM nº 1.990/12 que regulamenta a apuração do procedimento administrativo quanto à existência de doença incapacitante, parcial ou total, para o exercício da Medicina. (Veja mais)



Empresas que ainda não detalham os tributos em suas notas fiscais poderão ser punidas a partir de outubro

A Lei 12.741/2012 dispõe que nos documentos fiscais emitidos por ocasião da venda ao consumidor de mercadorias e serviços, em todo território nacional, deverá constar a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda. Dentre os tributos estão o ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Cofins, e em alguns casos a Cide, o PIS e a Cofins incidentes sobre a importação.

 


Ciências Contábeis é o quarto curso mais procurado, segundo o MEC

 


Presidente do CFC participa de reunião plenária do CRC da Bahia

 


Ampliação do Simples Nacional - simplificação ou aumento da carga tributária?

 


Administrar uma empresa de contabilidade

 


"Saída" do Simples pode ter mudança

DCI-SP - Próximo governo deve divulgar medidas que suavizem tributação da empresa que passa a ser de médio porte.

 


Ampliada redução de IR sobre lucro no exterior

Diário do Nordeste CE - O benefício estava restrito apenas a empresas de alimentos e bebidas, construção civil e de serviços.

 


CAE examina dedução de IR em doações a fundos sociais

Agência Senado - A pessoa jurídica tributada com base no lucro real também poderá deduzir do Imposto de Renda devido.

 


Dados inconsistentes: um dos maiores desafios do eSocial

Administradores.com - Todas as companhias têm demonstrado um percentual elevado de inconsistências para a maior parte dos principais campos das bases de dados de funcionários e autônomos.

 


Manutenção do adicional de 10% ao FGTS

Valor - É mais um custo,que penaliza as empresas em período de baixo crescimento econômico e que desestimula novas contratações.

 


Cai a exigência das certidões negativas nas Juntas Comerciais

SMPE - A medida vai possibilitar a baixa de CNPJ na hora. Estima-se que hoje, no Brasil, existam mais de um milhão de registros empresariais inativos.

 



SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 99006 DE 09/09/2014

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS SOLUÇÃO VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 39, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013. EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. FABRICAÇÃO. INDUSTRIALIZAÇÃO. (Veja mais)

 


Solução de Consulta Cosit n.º 236, de 12 de Setembro de 2014.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF
EMENTA: Tributação do resultado da atividade rural da pessoa física. Abalroamento entre veículos e bovino encontrado na pista. Responsabilidade civil objetiva do proprietário do animal pelo ressarcimento dos prejuízos ocorridos a coisas e pessoas. Art. 936 do Código Civil. Indenização. (Veja mais)

 


SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 230, DE 15 DE Setembro DE 2014.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF 
EMENTA: REMESSA DESTINADA AO EXTERIOR. RETENÇÃO. 
Estão sujeitos ao imposto na fonte, em regra, a renda e os proventos de qualquer natureza provenientes de fontes situadas no País, quando percebidos pelas pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior. (Veja mais)

 


SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIA COSIT Nº 12 DE 12.09.2014
Assunto: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI 
Ementa: SETOR AUTOMOTIVO. SUSPENSÃO. MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E MATERIAIS DE EMBALAGEM. APLICABILIDADE. (Veja mais)

 


SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 217 DE 12.09.2014
Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias 
Ementa: RETENÇÃO 11% - SERVIÇOS MEDICINA VETERINÁRIA.
Os serviços de medicina veterinária voltados para o atendimento de animais não estão compreendidos nos serviços de saúde a que se refere o art. 118, XXIII, da IN RFB nº 971, de 2009. Entretanto, poderão constituir serviço de natureza rural a que se refere o inciso IV do artigo 117 da mesma IN, caso em que estarão sujeitos a retenção de 11%, tanto se prestados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada. (Veja mais)

 



Curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados do País
Postado por: Comunicação CFC

 

Por  Fabricio Santos

“O curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados do País”.  Foi o que afirmou a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, por ocasião da abertura do IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, que acontece hoje (16) e amanhã (17) no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF).

Outro dado importante informado pela presidente da Academia foi que, no Brasil, há 3.264 mestres e 275 doutores em Contabilidade. Solicitou a todos o empenho de se trabalhar muito juntamente com o MEC no sentido de mostrar a importância desses cursos, os quais “contribuem para o desenvolvimento científico da Contabilidade”. (Leia matéria na íntegra)

 



Auditores independentes conhecem mudanças nas normas internacionais

Porto Alegre – Com status de uma das profissões mais promissoras da atualidade, a auditoria não para de se reinventar. Depois da adesão do Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards - IFRS) e de Auditoria (International Standards on Auditing - ISA), a luta dos auditores agora é para se manterem atentos às novidades, aperfeiçoar o conteúdo do relatório e corresponder às expectativas de um mercado cada vez mais exigente.

 


Biblioteca do Conselho Federal de Contabilista disponibiliza acervo na internet.

 


TCU lança Cartilha de Orientações para os conselhos de classe

 



Ministro debate regulamentação da Lei do Estágio em Florianópolis (SC)
Em seminário que debate a Lei 11.788, ministro ressalta que a proposta precisa atender aos anseios da juventude.

 


Nova regra para estabilidade provisória da gestante

 


Resolução  MTE.  nº 734, de 10 de setembro de 2014.
Dispõe sobre a Programação Anual da Aplicação dos Depósitos Especiais do FAT – PDE, para o exercício de 2014.



 


 


 





Seminário em Feira sobre novidades do Fisco tem inscrições abertas

Evento é parceria entre a Sefaz-Ba, a Fieb, a Federação do Comércio, a CDL-Feira e a Associação Comercial de Feira (Acefs), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Sindicato das empresas de Serviços Contábeis (Sescap). Veja mais.

 


CRCBA PARTICIPOU DO II MUTIRÃO MULTICONSELHOS DE CONCILIAÇÃO DE DÉBITOS 2014



O CRCBA participou no último dia 09 (terça-feira), do II Megamutirão de Conciliação de Débitos da Justiça Federal - Mutirão Multiconselhos, realizado no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas – CAB, Salvador-BA. Destinado aos profissionais que possuem débitos junto aos respectivos Conselhos de sua profissão, e com o objetivo de oferecer a oportunidade de negociação de débitos judiciais e extrajudiciais, com condições diferenciadas, o Mutirão é uma iniciativa da Justiça Federal da Bahia e conta com a participação de Conselhos de Classe, dentre eles o CRCBA.

No total, foram realizados 21 atendimentos, sendo que, deste montante, foram resolvidos 2 processos judiciais e 19 extrajudiciais. A partir desta ação, foi possível trazer profissionais da Contabilidade que possuíam pendências de volta ao exercício legal da profissão.

 


Segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil de 2014, aconteceu no domingo (14/09)


As provas da segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil de 2014 foram aplicadas no último domingo (14), em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). Cerca de 37 mil candidatos confirmaram participação nas provas para contador e cerca de 10 mil para técnico em contabilidade. Em Salvador, cerca de 2.000 profissionais e técnicos em contabilidade inscreveram-se para a realização do Exame.

O Exame de Suficiência é estabelecido pela Lei n.º 12.249 de 2010 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.373/2011 e suas alterações. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para nivelar o mercado e para obtenção do registro profissional. O Exame é aplicado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FCB). Atualmente, o Brasil possui 500 mil profissionais da Contabilidade, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.


CRCBA PROMOVE PALESTRA SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL COM APOIO DA UFBA

 


Presidente Wellington Cruz entrega certificado ao palestrante João Pujals / evento apresentou bom público para uma manhã de sábado.


As principais alterações e outros tópicos relevantes ao Simples Nacional foram tema da palestra promovida pelo CRCBA na manhã do último dia 13 (sábado), na Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, em Salvador. A palestra foi ministrada pelo Auditor Fiscal da Receita Federal e Mestre em Ciências Contábeis, João Pujals, que na oportunidade autografou o livro intitulado Auditoria Integrada do Simples Nacional, de sua co-autoria. O evento teve o apoio da Universidade Federal da Bahia – UFBA, do SINDICONTA-BA, do SESCAP-BA e o IBRACON 9ª REGIÃO. As inscrições foram realizadas mediante a entrega de 1 pacote de fraldas geriátricas.

 


CRCBA REALIZA SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRA PROFISSINAL

 


No dia 10/9 (quarta-feira), o CRCBA realizou a Solenidade para entrega de carteiras de identidade profissional a novos Contadores e Técnicos em Contabilidade. A abertura da solenidade foi realizada pela Coordenadora de Registro e Cadastro, Contadora Ramaiana Assis, que na oportunidade ministrou uma palestra sobre Ética Profissional em Contabilidade, e explicou os processos realizados pelo setor de Registro e Cadastro do Conselho. Logo após, a mesa de honra foi composta pelo Presidente do CRCBA, o Contador Wellington Carmo Cruz, pelo Vice-Presidente de Registro e Cadastro do CRCBA, o Contador Elmo Luís, pelo Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, o Contador Welington Ferraz, e o Conselheiro Adilson Batista. Na oportunidade, 21 profissionais receberam a carteira, documento que oficializa e ratifica o vínculo entre o Conselho Regional e o profissional da área contábil.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA “VIOLAÇÃO DAS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS PELOS ÓRGÃOS FAZENDÁRIOS”, NA SEDE DA OAB-BA



No último dia 10 (quarta-feira), o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, participou da audiência pública “Violação das Prerrogativas dos Advogados pelos Órgãos Fazendários”, promovida pela Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados da Bahia - OAB. O evento aconteceu às 14 horas, na sede da OAB-BA.



COMUNICADO CFC - IMPROPRIEDADE DA EMISSÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE POR CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE


O Conselho Federal de Contabilidade, através do Oficio Circular n° 2226 de 27 de agosto de 2014, comunica alguns esclarecimentos sobre a impropriedade dos CRC's emitirem carteira de identidade de estudantes.

Conforme disposto no Decreto de Lei n° 9.295/46, é considerado como Profissional da Contabilidade aquele que é habilitado como Contador ou Técnico em Contabilidade, registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

A escola concede o conhecimento técnico – qualificação, enquanto o Conselho concede o Registro Profissional – habilitação, visando garantir o ingresso no mercado de trabalho. No campo da profissão contábil, não temos na legislação a figura do estagiário. Por outro lado, o CFC, por meio da Resolução CFC n° 1.246/2009, disciplinou a participação de estudantes em trabalhos auxiliares da profissão contábil, porém, não estabeleceu qualquer relação direta do estudante com o Conselho Regional de Contabilidade.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO EVENTO COMEMORATIVO DO DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR


Com o objetivo de comemorar oficialmente o dia nacional dos profissionais de administração, e comemorar os 49 anos de regulamentação da profissão, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) juntamente com a Federação Nacional dos Administradores (FENAD) e o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia (SINDAEB), promoveram uma Conferência apresentada pelo Pesquisador e Dr. Jô Furlan, em comemoração ao Dia Nacional do Administrador, com o tema: Empreendedorismo: Liderança e Atitudes Vencedoras. O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, assim como outras autoridades, participaram do evento que ocorreu no Centro de Convenções da Bahia.

 


CECANE e UFBA apresentam propostas inéditas para o PVCC em todo o país

 

No último dia 13, aconteceu, na Sede do CRCBA, uma reunião entre a Conselheira do CRCBA e Coordenadora da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC, Contadora Olívia Trocolli, e o representante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal da Bahia (CECANE Bahia), Contador Voluntário Raimundo Manoel de Jesus Filho.

 


Estiveram presentes a Conselheira do CFC e Membro do Comitê Gestor do PVCC Nacional, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão; a Ouvidora Geral do CRCBA, Diretora do Observatório Social do Brasil e Membro do Comitê Gestor do PVCC Nacional, Contadora Iara Luísa de Santana Dórea Vaz; a Coordenadora Adjunta da Comissão da Maturidade do CRCBA e Membro da Comissão Estadual do PVCC, Contadora Voluntária Lícia Maria Maia Barbosa; a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unijorge e Membro da Comissão Estadual do PVCC, a Contadora Lúcia Maria Baraúna; a Coordenadora do Mestrado em Contabilidade da FCC/UFBA, Coordenadora da Comissão de Estudos para Assuntos Relacionados à Contabilidade Socioambiental do CRCBA e Membro da Comissão Estadual do PVCC, Contadora Sônia Maria Gomes; a Mestranda em Contabilidade da UFBA, Fabiana Alves Pinto e a Funcionária do CRCBA responsável pelo PVCC do Estado, Mirela Baraúna.


Na oportunidade, tanto o CECANE quanto a UFBA apresentaram propostas inéditas para o PVCC em todo o País, as quais serão apresentadas à Comissão Nacional em reunião que acontecerá no próximo dia 17/09, em Brasília/DF, com a particularidade de se auto completarem para o sucesso do Projeto na Bahia e no Brasil.

 


CONSELHEIRA MARIA CONSTANÇA PARTICIPA DA JORNADA DE INOVAÇÃO NA FACULDADE MARIA MILZA – FAMAM



A Conselheira do CFC, Contadora Maria Constança Galvão, participou no último dia 10, da Jornada de Inovação da Faculdade Maria Milza – FAMAM, com o tema: Desafios Profissionais e Desenvolvimento Tecnológico. A Conselheira explanou sobre a valorização do Profissional Contábil frente às novas tecnologias. O evento foi realizado pela Coordenação do Curso de Administração e Ciências Contábeis da FAMAM.

 


DELEGADO DO CRCBA EM CAMACAN PARTICIPA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE POSSE DO CMAS E CMDCA

 


Aconteceu no dia 30 de julho, na Casa dos Conselhos (anexo da Câmara Municipal de Camacan), a reunião extraordinária de posse dos membros integrantes e as Eleições da Diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Além dos membros integrantes, participaram do encontro: o Delegado do CRCBA em Camacan e Membro da Comissão Eleitoral, José Valmiro dos Santos e o Secretário Eleitoral e Assistente em Gestão, Antônio Oliveira Barreto.


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FISICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


 


 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

5º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Site: http://lusobrasileiro.cfc.org.br/
Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. Além disso, o evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclar e aprimorar conhecimento.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade é promovido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC).

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade terá a seguinte pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada: Qualificação Técnica Geral (QTG) 3,0 pontos; Banco Central do Brasil (BCB) 1,5;  e Superintendência de Seguros Privados (Susep) 1,5.

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 



AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) oferecem à Audiência Pública conjunta os seguintes documentos:

  • Documentos de Revisão das NBCs TG: 04 (R1), 05 (R2), 10 (R1), 15 (R2), 22, 25, 26 (R1), 27 (R1), 28 (R1), 33, 38 (R2), 39 (R2) e 46.
  • ITG 09 – Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial.
  • ITG 19 – Tributos.
  • ITG 20 – Limite de Ativo de Benefício Definido, Requisitos de Custeio (Funding) Mínimo e sua Interação.
  • CTG 07 – Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral.

Solicitamos que as sugestões e os comentários sejam enviados ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para – SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.

Documento

Prazo para sugestões

 Revisão das NBCs TG

15/09/2014

ITG 09

15/09/2014

ITG 19

15/09/2014

ITG 20

15/09/2014

CTG 07

15/09/2014

Sempre que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) julgar adequado, será utilizado o instrumento da audiência pública para promover o debate de questões normativas de grandes efeitos práticos ou de notável repercussão pelo assunto tratado.

No exercício de seu papel institucional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oportuniza espaço democrático para a participação da Classe Contábil e da sociedade no processo das audiências públicas.

Participe!

 


 


 


XXXI CIC - CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE/2015

Acontecerá de 17 a 20 de setembro de 2015, no HardRock Hotel & Casino Hotel, em Punta Cana - República Dominicana, a XXXI CIC - CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE/2015, com o tema "Rumo a uma Profissão padronizada com qualidade e valores éticos”. Saiba Mais em: http://goo.gl/FLKp7P

 


 

IX CCP - CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DE PERNAMBUCO

Tendo como tema a "Convergência Contábil: Inovação, Oportunidades e Desafios", o maior evento da contabilidade pernambucana, IX Convenção dos Contabilistas de Pernambuco, será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro de 2014, no Centro de Convenções de Olinda. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, será um momento para discutir sobre temas relevantes para a classe, servindo como uma oportunidade de integração e aprendizado. O evento irá promover a integração da Classe Contábil com concursos de trabalhos científicos, com o intuito de elevar a produção científica nacional, além de apresentar palestras, painéis, com temas atuais e de relevância para a Classe Contábil Brasileira.

 


 

Círio de Nazaré 2014

Ocorrerá em Belém do Pará, no dia 12 de outubro do corrente ano o Círio de Nazaré 2014. A procissão que acontece há mais de dois séculos, é uma das maiores e mais belas  do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado do Pará, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Para maiores informações acesse o site: http://www.ciriodenazare.com.br/

 

 




Evento Data
 PALESTRA: E-SOCIAL - SANTO AMARO 16/9/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - SEABRA 17/09/2014
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL E OUTROS TÓPICOS RELEVANTES AO SIMPLES NACIONAL - ITABUNA
24/9/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - INTEGRAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS E ÁREAS DO CONHECIMENTO - SALVADOR 25/9/2014
XIII FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO ESTADO DA BAHIA- SALVADOR 26/9/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias