"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão". (Madre Teresa de Calcutá)

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Divulgamos a edição 470 do CRCBA Notícias e gostaria de reforçar o convite apra que a classe contábil participe do 13º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, tradicional evento de nosso Conselho que alia a leveza e o zêlo característicos do público feminino às temáticas de interesse da classe contábil, e congrega profissionais, homens e mulheres, para um belo dia de crescimetno profissional com o tema "Profissional, o que o mercado espera de você?". O 13º Fórum acontecerá no Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador, no dia 26/9. As inscrições já estão abertas no site do CRCBA (www.crcba.org.br/eventos). Garanta já a sua participação!

 

No dia 09 de setembro, o CRCBA participará do II Mutirão de Conciliação de Débitos da Justiça Federal - Mutirão Multiconselhos, oportunidade em que profissionais da Contabilidade com pendências judiciais e extra-judiciais poderão renegociar seus débitos com condições diferenciadas, com até 100% de isenção de multas e juros. Essa é uma importante oportunidade para dar condições de trabalho a profissionais que possuam pendências a serem regularizadas.

 

Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 

 




 


CFC realiza pesquisa de satisfação com profissionais e sociedade em geral

Postado por: Comunicação CFC

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está realizando uma pesquisa com a finalidade de medir o grau de satisfação dos profissionais da Contabilidade em relação ao CFC e, também, para avaliar a imagem do profissional da área e do Sistema CFC/CRCs pela sociedade em geral.

Por meio dos resultados que serão obtidos, o Sistema CFC/CRCs pretende implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação.

Dessa forma, o CFC solicita a todos que participem dessa pesquisa, respondendo ao questionário até o dia 26 de setembro de 2014. Os questionários são de natureza confidencial.

Clique aquipara responder.

 


IX ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ixencpccc/index.html

Nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, será realizado o IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), que tem por objetivo aproximar o CFC da realidade das instituições de Ensino Superior (IES), discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão e debater os principais desafios dos cursos de Ciências Contábeis.

Faça aqui a sua inscrição.

 

 

 


CRCBA PARTICIPARÁ DO II MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DE DÉBITOS/2014 DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA – MUTIRÃO MULTICONSELHOS


O II Mutirão de Conciliação de Débitos - Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2014 é destinado aos profissionais que possuem débitos junto aos respectivos Conselhos de sua profissão, com o objetivo de oferecer a oportunidade de negociação de débitos judiciais e extrajudiciais, com condições diferenciadas. Para os profissionais da Contabilidade, o atendimento ocorrerá no dia 09 de setembro, das 13 às 18 horas, no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas – Avenida Ulisses Guimarães, 2631, CAB – Salvador-BA.


Conforme o Artigo 16 da Resolução CFC n° 1368/2011 que estabelece critérios para concessão de parcelamento de créditos de exercícios encerrados, de transação, de isenção e de remissão pelos Conselhos de Contabilidade, a transação dos créditos será adotada em audiências de conciliação, inclusive pré-processuais. O artigo 17-A da Resolução define que, nas transações realizadas em audiências de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos no Art. 13 desta Resolução, limitados ao valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por parcela.


De acordo com a Resolução CFC n.º 1368/2011, poderá haver isenção de multas e juros aplicáveis ao valor originário dos valores devidos, considerando os seguintes aspectos: a situação de emprego; os rendimentos auferidos; a condição de aposentado, pensionista ou reformado; o fato de ser portador de doença grave; outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais. O profissional deverá apresentar documento comprobatório em uma das condições supracitadas.

 


 





DCTF referente ao mês de agosto de 2014.

Conforme o disposto no art. 2º da Instrução Normativa nº 1.484, de 31 de julho de 2014, as opções de que trata o caput do art. 2º da Instrução Normativa nº 1.469, de 28 de maio de 2014, deverão ser manifestadas na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) referente aos fatos geradores ocorridos no mês de agosto de 2014. 

Desta forma, encontra-se em fase de construção, devendo ser implementada na 2ª quinzena de setembro de 2014, nova versão do Programa Gerador de Declaração (PGD) DCTF Mensal que substituirá a versão 3.0. Esta nova versão possibilitará aos declarantes a manifestação das opções. 

A versão 2.5 do PGD DCTF Mensal continuará a ser utilizada para o preenchimento das DCTF referentes aos meses a partir de janeiro de 2006 até julho de 2014, mesmo após a implementação da nova versão.

 


Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 15, de 25 de agosto de 2014.

Regulamenta o art. 33 da Medida Provisória nº 651, de 9 de julho de 2014, que permite utilização de créditos decorrentes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para quitação antecipada de débitos parcelados. (Veja mais)

 



Portaria do Secretário da Fazenda 194 de 27.08.2014.

Estabelece procedimentos relativos à inclusão na Escrituração Fiscal Digital de informações sobre incentivos fiscais. (Veja mais)

 


Decreto Estadual 15.396 de 28.08.2014.

Altera o Regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico - FUNDESE, aprovado pelo Decreto nº 7.798, de 05 de maio de 2000. (Veja mais)

 


ATO COTEPE/ICMS 48, DE 21 DE AGOSTO DE 2014 
Dispõe sobre o Manual de Orientação do Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT-CF-e), que estabelece a disciplina geral e as especificações técnicas básicas do SAT-CF-e, conforme previsto no § 4º da cláusula segunda, no § 2º da cláusula quarta e na cláusula sexta, todos do Ajuste SINIEF 11/10, de 24 de setembro de 2010. (Veja mais)

 


AJUSTE SINIEF 16, DE 26 DE AGOSTO DE 2014.

Disciplina procedimentos fiscais para regularização de diferença no preço ou na quantidade de gás natural, em operações internas e interestaduais, transportados via modal duto viário. (Veja mais)

 




Portaria Municipal (Salvador) 286 de 25.08.2014.

Dispõe sobre os requisitos adicionais para o credenciamento das Entidades Filantrópicas Soteropolitanas, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, para fins do benefício de transferência de crédito do Programa Nota Salvador, na forma que indica. (Veja mais)

 


Portaria Municipal (Salvador) nº 29 de 25.08.2014.

Dispõe sobre os requisitos adicionais para o cadastramento  na Secretaria Municipal Cidade  Sustentável - SECIS, de entidade  soteropolitana de direito privado sem fins lucrativos, credenciada  no Programa Nota Salvador, na  forma que indica. (Veja mais)

 


Portaria Municipal (Salvador)  21 de 25.08.2014.

Dispõe sobre os requisitos adicionais para o credenciamento das Entidades Filantrópicas Soteropolitanas, no âmbito da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, para fins do benefício de transferência de crédito do Programa Nota Salvador, na forma que indica. (Veja mais)

 


Portaria Municipal (Salvador) 01 de 25.08.2014.

Dispõe sobre os requisitos adicionais para o credenciamento das Entidades Filantrópicas Soteropolitanas, no âmbito da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, para fins do benefício de transferência de crédito do Programa Nota Salvador, na forma que indica. (Veja mais)

 



Área Federal

 


Lei Ordinária 12.034 de 27.08.2014.

Institui a gratificação por exercício cumulativo de ofícios dos membros do Ministério Público da União e dá outras providências. (Veja mais)

 


Mensagem de Veto Presidencial 250 de 27.08.2014.

Projeto de Lei no 104, de 2014 - Complementar (no 397/14 - Complementar na Câmara dos Deputados), que “Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4o do art. 18 da Constituição Federal; altera a Lei no 5.172, de 25 de outubro de 1966; e dá outras providências”. (Veja mais)

 



Sped: CFC, Receita Federal e entidades parceiras debatem novo sistema

 


Carta aos presidenciáveis tem participação da classe contábil

 


Artigo: Lucro Presumido – Distribuição de Lucros com Base em Escrituração Contábil – Tributação?

 


CFC realiza pesquisa de satisfação com profissionais e sociedade em geral

 


Marketing: quanto e como investir?
As pequenas e médias empresas de contabilidade e auditoria demonstram uma certa resistência de investir em marketing.

 


Cuidado com sua contabilidade e sua gestão empresarial

 


Sociedades em Conta de Participação na mira do Fisco.
Wilson Gimenez Junior - A Sociedade em Contas de Participação (SCP) é uma forma corporativa não personificada, amparada pelos artigos 991 a 996 do Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002), cuja composição consiste compulsoriamente por um sócio que será o responsável perante terceiros, chamado de "sócio ostensivo", e outros "sócios participantes", também chamados de "sócios ocultos".

 



Solução de Consulta Cosit nº 227 de 28.08.2014.
Assunto: IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI. (Veja mais)

 


Solução de Consulta Interna Cosit nº 20 de 27.08.2014.
Assunto: IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI. (Veja mais)

 


Parecer Normativo 07 de 27.08.2014.

Ementa: CONCOMITÂNCIA ENTRE PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL E PROCESSO JUDICIAL COM O MESMO OBJETO. PREVALÊNCIA DO PROCESSO JUDICIAL. RENÚNCIA ÀS INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS. DESISTÊNCIA DO RECURSO ACASO INTERPOSTO. (Veja mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 156 de 26.08.2014.
Assunto: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS. (Veja mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 175/2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ. (Veja mais

 



Desaposentação também é direito para servidores públicos

Fonte: DSOP Educação Financeira

 

A possibilidade de os servidores que já aposentaram e continuaram trabalhando e contribuindo renunciarem à aposentadoria com a finalidade de obterem benefícios mais vantajosos é direito e uma importante luta. No ramo jurídico a mesma é chamada de Desaposentação.

“Esse é um direito do servidor de buscar a melhoria de suas condições de vida, continuando a trabalhar e, além disso, buscando um aumento significativo em seu benefício”, conta o presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados, Guilherme de Carvalho.

O tema, que já encontrou grande repercussão junto aos aposentados pelo INSS, também se mostra muito relevante aos servidores públicos que possuem o regime previdenciário especial. Hoje uma decisão definitiva sobre o tema aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, que já reconheceu repercussão geral ao tema. “Isso só aumenta a riqueza e importância do debate, pois, com uma decisão favorável esse direito passará a ser reconhecido”, explica Domingos.

A tese da desaposentação se baseia no fato que não se pode retirar do trabalhador o direito à aposentadoria, contudo, também existe o caráter patrimonial e disponível dessa, o que faz com que a renúncia em busca de um outro benefício maior também é um direito, tem que se tenha que devolver o que já foi ganho e muito menos ficar períodos sem receber a mesma. Pois isso implica em uma condição mais benéfica para seu titular. (Leia mais)

 


 

 


STF adia julgamento sobre benefício previdenciário 

Valor Econômico - A Corte ainda precisa definir uma solução para as milhares de ações que tramitam na Justiça e não passaram previamente pelo INSS. (Veja mais)

 


Considerações Sobre a Desoneração da Folha de Pagamento
Esta nova sistemática não é aplicável a todas as pessoas jurídicas. Contudo, é obrigatória para as atividades ou produtos previstos na legislação de regência. Com a solução de Consulta n° 38/2012 da Secretaria da Receita Federal do Brasil se manifestou no seguinte sentido:[...] (Veja mais)

 



 


 


 





CRCBA E JUCEB DIALOGAM SOBRE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO MÚTUA 

  

 

O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz (foto), esteve reunido com o Presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB Francisco Nobre de Oliveira, acompanhado da Conselheira do CFC Maria Constança Galvão e do Secretário Geral da JUCEB Hélio Portela, na manhã desta segunda-feira (01/9), para debater pontos do convênio de cooperação mútua estabelecido entre as entidades. CRCBA e JUCEB são entidades parceiras, que mantém diálogo constante para promover melhorias nos serviços prestados ao empresariado, que têm como intermediador o profissional da Contabilidade. Atualmente, existe uma sala exclusiva na Junta Comercial para atendimento direcionado e exclusivo aos profissionais contábeis, denominada "Espaço do Profissional da Contabilidade".

Na reunião, também foi deliberado que até o dia 03/10, o Requerimento Eletrônico de Processos estará disponível na página da Junta Comercial na internet. Em breve, a JUCEB divulgará treinamentos com maiores esclarecimentos sobre o novo procedimento.

 


4º ENCONTRO  DA MULHER CONTABILISTA DO EXTREMO SUL DA BAHIA ACONTECEU NA SEXTA-FEIRA (29/8)

 


Na foto, o Presidente Wellington Cruz (centro), acompanhado da Conselheira Maria do Socorro Galdino, do Conselheiro Roberto Andrade, o Coordenador Regional do Sul da Bahia Deraldo Santana, do Delegados Rosemberg de Souza, Evandecarlos Goes e Jailson Santos e da palestrante Emauelle Silva, dentre outros representantes.

 

 

O 4º Encontro da Mulher Contabilista do Extremo Sul da Bahia foi realizado na última sexta-feira (29/8), no Hotel Oceania, em Eunápolis – BA.  Realizado pelo CRCBA, em parceria com o CFC e Delegacia do CRCBA em Eunápolis, o Encontro tem como objetivo debater aspectos técnicos e teóricos da profissão contábil, destacando a participação feminina no cenário atual. Com enfoque na contribuição feminina para a classe contábil, já que atualmente quase 50% dos profissionais  da Contabilidade registrados no CRCBA são mulheres, a ideia é de congregar homens e mulheres para momentos de crescimento e integração profissional. O 4º Encontro contou com um bom público de cerca de 300 pessoas.

 


O Presidente Wellington Cruz fez palestra sobre a ITG 1000.


Na parte da manhã, a  palestrante Daniela Palhano Figueiredo falou sobre a “Assistência de Homologação na Rescisão de Contrato de Trabalho e a Deputada Federal Alice Portugal abordou os “Desafios da Mulher  na Politica”. Na parte da tarde, Emanuelle Silva Pedreira argumentou sobre as retenções previdenciárias com enfoque na construção civil e o Presidente do CRCBA, Contador Wellington Cruz, palestrou sobre Contabilidade para pequenas e médias empresas, sobretudo a ITG 1000.

 

 

O Presidente Cruz concedeu uma entrevista para a rádio local Super 98 FM, reafirmando a importância do IV° edição do Encontro da Mulher Contabilista para a Classe Contábil e a da atuação feminina no cenário atual da Contabilidade.

 

Reunião com os Delegados locais

 


Na ocasião, o Presidente Wellington Cruz se reuniu com os Delegados da região. Da esquerda, o Delegado do CRCBA em Eunápolis Rosemberg de Souza, o Delegado do CRCBA em Porto Seguro Evandecarlos Goes e o Delegado do CRCBA em Itamaraju Jailson Santos (direita).

 


CRCBA PROMOVE PALESTRA SOBRE AS NOVAS REGRAS DA NOTA SALVADOR

 


Aconteceu na última terça-feira (26), na Fundação Visconde de Cairu, a Palestra Implantação das novas regras para substituição Tributária no Programa Nota Salvador. A mesa diretora foi composta pelo Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, o Conselheiro do CRCBA Almério Santana, o Analista da Secretaria da Fazenda, André Gomes, o Inspetor fiscal da SEFAZ Salvador, Senhor Ósolo Freixeiras e o Auditor Fiscal da SEFAZ e palestrante do evento, Sr. Antônio Cláudio Silva Vasconcellos.

 

 

O Presidente do CRCBA na abertura do evento agradeceu a presença de todos, em especial ao Secretário da Fazenda e Subsecretário, e afirmou: “é uma satisfação enorme darmos continuidade ao nosso Projeto de Educação Continuada, hoje numa parceria com a Secretaria da Fazenda de Salvador para falar da Implantação das novas regras para substituição Tributária no Programa Nota Salvador”.

A palestra aconteceu das 14 as 17 horas e teve como público alvo estudantes e profissionais de Contabilidade. As inscrições foram realizadas no site, gratuitamente, com doação de latas de leite em pó para instituições do terceiro setor.

 


REUNIÃO COM OS VICE-PRESIDENTES E CHEFES DE FISCALIZAÇÃO DOS CRC'S DO NORDESTE, DISCUTE PONTOS RELEVANTES PARA AS ATIVIDADES FISCAIS

 

Na foto, os Vice-Presidentes de Fiscalização dos CRCs do Nordeste. O Vice-Presidente Edmilson Bispo está à esquerda.

 

Com o objetivo de aperfeiçoar a prática profissional dos setores de fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Nordeste, os Chefes e Vice-Presidentes dos respectivos Conselhos reuniram-se, em Fortaleza, no dia 26 e 27 de agosto para discutir algumas questões pertinentes à prática e o aperfeiçoamento de algumas atividades.
Durante a reunião, foram apresentadas algumas questões, dentre elas: Escritório Individual, Sistema de Fiscalização, Sistema e Fiscalização de DECORE, Sistema de Processo Eletrônico, Fiscalização da Contabilidade, Autos de infração nos enquadramentos, Convênios, Banco de Projetos e indicadores, Artigo 30 do Decreto -Lei n° 9295/46 – Informação do andamento das ações judiciais impetradas contra o Sistema CFC x CRC's, capacitação periódica dos Fiscais do Sistema CFC/CRC's e Manual de Fiscalização.
O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRCCE, e o Vice-Presidente de Fiscalização, Contador Edmilson Bispo Gonçalves, acompanhado do Coordenador da Divisão de Fiscalização, Eraldo Galdino, representaram o CRCBA.

 


COMUNICADO – REGISTRO PROFISSIONAL PARA APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012.2

 

Informamos que o prazo para protocolo de processo de registro ou alteração de categoria para quem realizou o Exame de Suficiência no segundo semestre de 2012, em sua grande maioria, finaliza-se em 06/11/2014. O exame tem validade para efetivação do registro em 02 (dois) anos. Até o dia 06/11/2014, o processo/pedido de registro deve estar protocolado na delegacia ou sede do CRCBA, sendo que o pagamento do boleto não suspende o prazo para a solicitação do registro. Caso o requerente que tenha a obrigatoriedade de apresentação da certidão de registro, para requerer o 1º registro ou a alteração de categoria, perca o prazo, deverá submeter-se a novo exame.

Para solicitar o registro, o requerente deverá acessar o site do CRCBA: www.crcba.org.br – INSTITUCIONAL - REGISTRO - REGISTRO PESSOA FISICA - REGISTRO DEFINITIVO. Caso não possua o diploma, deverá acessar o link "REGISTRO PROVISÓRIO".

 


APÓS NASCER COM A CABEÇA VIRADA PARA BAIXO, BAIANO FAZ SUCESSO COMO PALESTRANTE NO EXTERIOR

Claudio foi diagnosticado com Artrogripose Múltipla Congênita (AMC); aos 37 anos, ele vive normalmente

Redação iBahia


Cláudio Sacramento palestrou durante a XI Convenção de Contabilidade da Bahia, Salvador / 2013.


Um baiano ficou famoso internacionalmente por sobreviver após nascer com uma grave deficiência física, tendo sua cabeça virada para baixo, além de pernas atrofiadas e não possuir os movimentos dos braços. Claudio Vieira de Oliveira tornou-se uma figura pública. Aos 37 anos, ele é conhecido como um exemplo de superação e dá palestras sobre a sua vida em diversos lugares do mundo.

Natural de Monte Santo, no interior da Bahia, o rapaz nasceu com o pescoço dobrado sobre si mesmo. Sua mãe, Maria José, foi aconselhada pelos médicos a deixá-lo morrer, pois as chances de ele sobreviver eram remotas. Mas como a maioria das mães, Maria José não seguiu os conselhos e apostou na recuperação de Claudio.

Em entrevista ao jornal britânico Mirror, ele, que é formado como contador, afirmou que prefere não depender de ninguém para realizar suas tarefas de rotina. "Aprendi a ligar a televisão, pegar meu celular, ligar o rádio, usar a internet no meu computador... Não gosto de depender totalmente dos outros", disse.

Claudio foi diagnosticado com Artrogripose Múltipla Congênita (AMC) e diz que sempre viveu tentando se adaptar ao mundo, mas hoje se considera "uma pessoa normal". "Não vejo as coisas de cabeça para baixo. Hoje em dia é muito mais fácil lidar com o público. Eu não tenho mais medo nenhum e posso dizer que sou um profissional, palestrante internacional, que recebe convites de todo o mundo", disse ele, que já tem mais de mil seguidores nas redes sociais.

 


CRCBA PROMOVE PALESTRA SOBRE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL E SISTEMA CFC/CRC'S EM IPIAÚ

 


Na foto, o Delegado Adjunto Delegacia da Receita Federal de Itabuna, Claudio Barreto Souza (esquerda), o Superintendente Adjunto de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Erivaldo Benevides e o Delegado do CRCBA em Ipiaú José Félix dos Santos.


Aconteceu no último dia 21, no Auditório do Sindicato Produtores Rurais de Ipiaú, a palestra "Legislação Previdenciária Rural e Sistema CFC/CRC's". O evento foi realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, a Delegacia do CRCBA em Ipiaú, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Delegacia do CRCBA em Itabuna e com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipiaú. CRCBA e SENAR já mantém um trabalho de parceria na promoção de eventos técnicos voltados para a Contabilidade aplicada ao setor rural.

O Delegado Adjunto Delegacia da Receita Federal de Itabuna, Claudio Barreto Souza apresentou o tema "Legislação Previdenciária Rural - Incidência da contribuição para o SENAR sobre a comercialização da Produção e sobre a folha de pagamento". O Superintendente Adjunto de Delegacias do CRCBA, Contador Erivaldo Benevides, palestrou sobre o Sistema CFC/CRC´s. As inscrições foram gratuitas e o evento contou com a participação de Estudantes de Ciências Contábeis, Profissionais da Contabilidade devidamente registrados e em situação regular com o CRCBA, Chefes de Recursos Humanos, produtores e empresas rurais. Cerca de 60 pessoas participaram do evento.

 


FORMATURA DE JOVENS APRENDIZES DO ISBET FOI REALIZADA COM APOIO DO CRCBA

 


Turma de jovens aprendizes que concluíram o preparo para o mercado de trabalho em solenidade na sede do CRCBA.

 

Aconteceu, no último dia 28, na sede do CRCBA, a formatura de mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz do Instituto Brasileiro pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). O evento contou com a presença dos jovens aprendizes, a Coordenadora Estadual do ISBET, Eugênia Gazineu, a Coordenadora Pedagógica do ISBET, Juceline Paixão, o Presidente do CRCBA , Wellington Cruz e a Diretora Executiva do CRCBA em exercício, Litânia  Santiago de Azêvedo. Na ocasião, o Presidente do CRCBA destacou a importância do ingresso dos jovens no mercado de trabalho e ressaltou a importância da Contabilidade para a sociedade e o sucesso que se pode alcançar com a profissão. O CRCBA tem apoiado o ISBET, sobretudo na realização de seus eventos e solenidades, como uma forma de prestigiar e colaborar com o nobre trabalho de preparar jovens para uma vida profissional de sucesso. 

 


LIVRO "AUDITORIA INTEGRADA DO SIMPLES NACIONAL: O que muda com o SEFISC – Sistema Eletrônico Único de Fiscalização"

Autores: Geraldo Roberto Ribeiro Junior e João Pujals


 

Este livro, além de enriquecido com farta jurisprudência administrativa, apresenta uma abordagem e formatação peculiares. Na primeira parte (Entendendo a Legislação do Simples Nacional), visa proporcionar o embasamento teórico, que compreende os conhecimentos indispensáveis para o trabalho de auditoria ou demais atividades que requeiram o conhecimento da citada norma.

Para uma melhor compreensão da legislação, ao longo do texto, os autores recorrem a esquemas gráficos para facilitar a organização mental do conteúdo lido, uma vez que, ao alcance interpretativo de determinados dispositivos, faz-se necessário demonstrar uma visão sistêmica do modelo.

A segunda parte (Auditoria do Simples Nacional) enfrenta temas que ofertam variado campo de indagações na execução dos trabalhos de auditoria fiscal do regime unificado. Como instrumento pedagógico facilitador à exposição dos temas, os autores recorrem a exemplos exclusivamente hipotéticos, a fim de que o leitor consiga estabelecer a imediata correlação entre a teoria e a prática.

Também, com enfoque eminentemente prático, demonstram comportamentos censurados pela norma, como também condutas que levam ao fiel cumprimento das obrigações fiscais pelo contribuinte. Referida técnica pedagógica visa familiarizar os operadores do Simples Nacional com situações que possam vivenciar na vida laboral.

Livro de relevante interesse para auditores públicos e privados, peritos, contadores, administradores, economistas, advogados e demais profissionais que atuem direta ou indiretamente na área do Simples Nacional. Leitura básica para as disciplinas Legislação Tributária, Contabilidade, Auditoria Tributária dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia, Direito e leitura complementar para as demais disciplinas de graduação e de pós-graduação das áreas afins.

 

Palestra

 

 


 


 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de maço de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

5º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Site: http://lusobrasileiro.cfc.org.br/
Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. Além disso, o evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclar e aprimorar conhecimento.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade é promovido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC).

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade terá a seguinte pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada: Qualificação Técnica Geral (QTG) 3,0 pontos; Banco Central do Brasil (BCB) 1,5;  e Superintendência de Seguros Privados (Susep) 1,5.

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 



AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) oferecem à Audiência Pública conjunta os seguintes documentos:

  • Documentos de Revisão das NBCs TG: 04 (R1), 05 (R2), 10 (R1), 15 (R2), 22, 25, 26 (R1), 27 (R1), 28 (R1), 33, 38 (R2), 39 (R2) e 46.
  • ITG 09 – Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial.
  • ITG 19 – Tributos.
  • ITG 20 – Limite de Ativo de Benefício Definido, Requisitos de Custeio (Funding) Mínimo e sua Interação.
  • CTG 07 – Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral.

Solicitamos que as sugestões e os comentários sejam enviados ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para – SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.

Documento

Prazo para sugestões

 Revisão das NBCs TG

15/09/2014

ITG 09

15/09/2014

ITG 19

15/09/2014

ITG 20

15/09/2014

CTG 07

15/09/2014

Sempre que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) julgar adequado, será utilizado o instrumento da audiência pública para promover o debate de questões normativas de grandes efeitos práticos ou de notável repercussão pelo assunto tratado.

No exercício de seu papel institucional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oportuniza espaço democrático para a participação da Classe Contábil e da sociedade no processo das audiências públicas.

Participe!

 


 


XXXI CIC - CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE/2015

Acontecerá de 17 a 20 de setembro de 2015, no HardRock Hotel & Casino Hotel, em Punta Cana - República Dominicana, a XXXI CIC - CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE/2015, com o tema "Rumo a uma Profissão padronizada com qualidade e valores éticos”. Saiba Mais em: http://goo.gl/FLKp7P

 


 

IX CCP - CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DE PERNAMBUCO

Tendo como tema a "Convergência Contábil: Inovação, Oportunidades e Desafios", o maior evento da contabilidade pernambucana, IX Convenção dos Contabilistas de Pernambuco, será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro de 2014, no Centro de Convenções de Olinda. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, será um momento para discutir sobre temas relevantes para a classe, servindo como uma oportunidade de integração e aprendizado. O evento irá promover a integração da Classe Contábil com concursos de trabalhos científicos, com o intuito de elevar a produção científica nacional, além de apresentar palestras, painéis, com temas atuais e de relevância para a Classe Contábil Brasileira.

 


 

Círio de Nazaré 2014

Ocorrerá em Belém do Pará, no dia 12 de outubro do corrente ano o Círio de Nazaré 2014. A procissão que acontece há mais de dois séculos, é uma das maiores e mais belas  do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado do Pará, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Para maiores informações acesse o site: http://www.ciriodenazare.com.br/

 

 




Evento Data
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL E OUTROS TÓPICOS RELEVANTES AO SIMPLES NACIONAL-SALVADOR 13/09/2014
 PALESTRA: E-SOCIAL - SANTO AMARO 16/9/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - SEABRA
17/9/2014
PALESTRA: E-SOCIAL - INTEGRAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS E ÁREAS DO CONHECIMENTO - SALVADOR 25/9/2014
XIII FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO ESTADO DA BAHIA- SALVADOR 26/9/2014

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias