“O carisma é a expressão da alma. Quando a alma fala, sua essência espiritual e divina se manifesta, e a pessoa brilha, conquista, aparece. É nela que reside sua força e poder. Negá-la é preferir a obscuridade.” (Zíbia Gasparetto).





 

Prezado(a) Colega,

 

A edição 459 do CRCBA Notícias chega com informações de primeira mão para a Classe Contábil Baiana. Dentre elas, estão o anúncio da nova identidade visual do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, os agradecimentos da Presidente Dilma Roussef ao projeto Bate-Bola Contábil e toda a nossa agenda de representações e de educação continuada da última semana, além dos eventos que estão por vir.

 

Destaco também o tradicional levantamento das principais alterações de legislação tributária, previdenciária, fiscal e de amplo interesse da sociedade, sempre presentes no CRCBA Notícias. Faça uma ótima leitura.

 

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



Plenário do CFC aprova nova identidade visual dos Conselhos de Contabilidade

 

A reunião plenária ordinária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada nesta sexta-feira (6), registrou um fato histórico no momento em que os conselheiros votaram pela aprovação da nova logomarca do CFC e dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Trata-se da primeira vez, em 68 anos de criação dos Conselhos de Contabilidade – pelo Decreto-Lei nº 9.295/46 –, em que é instituída uma identidade visual única para todos os Conselhos: o CFC e os 27 CRCs.

“Até hoje, cada Conselho tinha a sua logomarca. A partir de agora, teremos uma identificação visual comum e seremos vistos e lembrados como organismos componentes de um Sistema organizado e que compartilha missão, projetos, ideias e sentimentos. A finalidade é fortalecer a nossa imagem perante os profissionais da contabilidade e a sociedade”, afirma o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

A nova identidade visual do Sistema CFC/CRCs, votada na reunião plenária do CFC de sexta-feira (6), já havia sido discutida e recebido o consentimento unânime dos presidentes dos CRCs, que se reuniram na sede do CFC, em Brasília-DF, nos dias 4 e 5 de junho.

 

banner_nova_marcaCFC_boletim

 


 


CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.1

Por Comunicação CFC e RP1

 

Nesta edição, mais de 55 mil candidatos se inscreveram para as provas. Resultado está disponível no site do Conselho e da Fundação Brasileira de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, nesta quinta-feira, 29 de maio, o resultado oficial do 1º Exame de Suficiência de 2014, encaminhado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O Exame é requisito obrigatório para obtenção do registro e exercício da profissão no País. Nesta edição, aproximadamente 55 mil pessoas se inscreveram para as provas, aplicadas em 6 de abril nas 27 capitais e em outras 110 cidades brasileiras.

A prova para bacharéis em Ciências Contábeis registrou um total de 44.276 inscritos, dos quais 38.111 compareceram para a realização do Exame. O percentual geral de aprovação foi de 49,4%, ou seja, 18.826 bacharéis. Na avaliação para técnicos em contabilidade, inscreveram-se 10.737 pessoas. Realizaram o Exame 7.937 candidatos, dos quais 2.270 foram aprovados. O percentual geral de aprovação chegou a 28,6%. O resultado está disponível no site do CFC e da FBC (www.fbc.org.br). No sistema de inscrição também é possível consultar as respostas dos recursos interpostos.

Confira os resultados: Prova Bacharel em Ciências Contábeis e Prova Técnico em Contabilidade

 


INSCRIÇÕES PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2 COMEÇARAM EM 26 DE MAIO

Comunicação CFC

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou nesta sexta-feira (23/5), no Diário Oficial da União (DOU), o edital da segunda edição de 2014 do Exame de Suficiência. As inscrições para as provas de Bacharel em Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade começam no dia 26 de maio e vão até o dia 26 de junho. As provas serão aplicadas no dia 14 de setembro, em todos os Estados e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília).

Pode se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis. Para a prova de Técnico em Contabilidade, pode se inscrever apenas aqueles que tenham efetivamente concluído o curso.

O Exame de Suficiência é requisito para obtenção de registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e foi estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010, regulamentada pela Resolução CFC n.º 1.373/2011 e suas alterações.

As inscrições podem ser efetuadas somente no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) ou do CFC (www.cfc.org.br). A FBC é a entidade responsável pela aplicação das provas.

Conforme previsto no edital, a taxa de inscrição é de R$100,00. Aqueles que desejam pedir isenção da taxa deverão fazer a solicitação, no ato da inscrição, até o dia 30 de maio.

Consulte aqui o edital completo do segundo Exame de Suficiência de 2014.






Instruções Normativas da Receita Federal da Fazenda 1.470
Dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). (Veja mais)

 


Instruções Normativas da Receita Federal da Fazenda 1.471

Dispõe sobre o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), a Taxa de Utilização do Mercante (TUM) e os procedimentos aduaneiros correlatos. (Veja mais)

 


Instruções Normativas da Receita Federal da Fazenda 1.472

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.300, de 20 de novembro de 2012, que estabelece normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e dá outras providências. (Veja mais)

 


Instruções Normativas da Receita Federal da Fazenda 1.473

Altera a Instrução Normativa RFB nº 800, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o controle aduaneiro informatizado da movimentação de embarcações, cargas e unidades de carga nos portos alfandegados. (Veja mais)

 


Decreto nº 8.263/2014

Altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. (Veja mais)

 


Decreto nº 8.264/2014
Regulamenta a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor quanto à carga tributária incidente sobre mercadorias e serviços. (Veja mais)

 


Medida Provisória nº 649/2014
Altera a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor quanto à carga tributária incidente sobre mercadorias e serviços. (Veja mais)

 


Decreto 8.264, de 5 de junho de 2014

Regulamenta a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor quanto à carga tributária incidente sobre mercadorias e serviços. (Veja mais)

 


Governo oficializa por meio de circular novo prazo do eSocial 

Período passa a ser de seis meses após a publicação de um manual que trará os novos leiautes para o início da fase de testes. (Veja mais)

 



IPVA com 5% de desconto para carros com final de placa 7 só até dia 11

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) lembra aos proprietários de veículos com placa de final 7 que termina nesta quarta-feira (11) o prazo para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. (Veja mais)

 


Sefaz-Ba inicia arrolamento de bens de contribuintes do ICMS

Medida faz parte de pacote de ações que visa a incentivar a regularização de dívidas com o Fisco e reduzir a sonegação de impostos. (Veja mais)

 


Sefaz reduz burocracia para fornecedor do Estado com fim do Compra Legal

A partir do próximo dia 10 de junho, as empresas que realizam operações de vendas para órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual ou Municipal, direta ou indireta, terão mais facilidade para efetuar essas transações, com redução da burocracia. (Veja mais)

 




Decreto 25.046 de 04 de junho de 2014

Prorroga o prazo para ingresso no Programa de Parcelamento Incentivado – PPI, instituído pela Lei nº 8.422, de 15 de julho de 2013. (Veja mais)

 


ITABUNA - ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇO DE QUALQUER NATUREZA (ISSQN)

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Decreto nº 10.865, de 22/05/2014, alterou alguns regulamentos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN. Trouxe como novidade tecnológica a Migração da emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em ambiente Web, Recibo Provisório de Serviços – RPS, Registro Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços – RANFS®, a DES-IF para as Instituições Financeiras, emissão da NFS-e através de Smartphones e Tablets e, ainda, um completo gerenciador dos Contribuintes Optantes pelo Simples Nacional com cruzamento da NFS-e com o DAS-D, declarado para a Receita Federal do Brasil.

A partir de 1º de Julho de 2014, TODOS os contribuintes Prestadores de Serviços estabelecidos no Município de Itabuna deverão emitir somente NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica pelo Novo Sistema de ISSQN – Sistema WebISS®, através do link http://www.webiss.com.br/ItabunaBA.

Para emissão de NFS-e através do Novo Sistema de ISSQN – Sistema WebISS®, TODOS os contribuintes Prestadores de Serviços deverão realizar o CeC® - Cadastramento Eletrônico de Contribuintes na página do Sistema, entre os dias 02 e 30 de Junho de 2014. Após preencher a ficha do CeC®, os contribuintes deverão juntar os documentos solicitados e entregar no Departamento de Tributos da Prefeitura e aguardar a aprovação do Cadastro.

Após a aprovação, os contribuintes receberão um e-mail com a senha de acesso no Novo Sistema de ISSQN – Sistema WebISS®.

O Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços – RANFS® possibilitará a gestão dos Prestadores de Fora do Município quando prestarem serviços no Município, sendo obrigatório que estes Prestadores de Fora do Município se cadastrem no Novo Sistema de ISSQN – Sistema WebISS®, sendo de responsabilidade dos Tomadores de Serviços a exigência desse cadastro e da emissão do RANFS®.

O movimento fiscal referente ao mês de Junho/2014 deverá ser pago no Sistema E&L até o dia 10 de Julho de 2014, e a partir de Julho/2014, todo o movimento fiscal será apurado pelo Novo Sistema de ISSQN – Sistema WebISS® no link já indicado.




Para orientar e capacitar os profissionais em todo o País em relação às Prestações de Contas Eleitorais, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou um manual para a correta prestação de contas do período eleitoral. Também estão sendo previstos seminários em todos os estados, a serem realizados pelos CRCs com o objetivo de levar a orientação técnica aos profissionais de todo o País. O próprio CFC pretende realizar um evento em Brasília, no próximo mês de julho, com o mesmo objetivo. As discussões estão sendo conduzidas por comissão criada pelo CFC. O grupo, composto por 11 representantes, e coordenado pelo conselheiro Joaquim de Alencar Bezerra Filho, reuniu-se na terça-feira (3/6).

O primeiro grande resultado foi a publicação, em 2 de junho, do livro “Eleições 2014: Partidas Dobradas, Contabilidade Necessária”, em parceria do CFC com o Conselho Federal da OAB. De autoria do contador José João Appel Mattos, e dos advogados Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios, o manual apresenta orientações e procedimentos para prestação de contas de candidatos, partidos e coligações. A publicação tem tiragem de 10 mil exemplares. Acesse o conteúdo do livro clicando aqui.

 



Solução de Consulta Cosit nº118 de 03 de junho de 2014
Assunto:  Normas de Administração Tributária
Ementa: PASSAGENS AÉREAS E RODOVIÁRIAS. BASE DE CÁLCULO. VALOR BRUTO. "TAXA D.U." OU RECEITA DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS. RETENÇÃO NA FONTE. AGÊNCIA DE VIAGENS. (Leia na íntegra)

 


Solução de Consulta Cosit nº119 de 03 de junho de 2014
Assunto:  Normas de Administração Tributária
Ementa: A operação societária da cisão parcial sem fim econômico deve ser desconsiderada quando tenha por objetivo o reconhecimento de crédito fiscal de qualquer espécie para fins de desconto, restituição, ressarcimento ou compensação, motivo pelo qual será considerado como de terceiro se utilizado pela cindenda ou por quem incorporá-la posteriormente. (Leia na íntegra)

 


Solução de Consulta Cosit nº120 de 05 de junho de 2014
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ
Ementa: LUCRO REAL. DEDUTIBILIDADE DE DESPESAS DECORRENTES DE CLÁUSULA DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA. Tratando-se de contrato de compra e venda de baterias automotivas novas, no qual o comprador, comerciante atacadista, compromete-se a enviar para o vendedor, fabricante das mercadorias em questão, baterias automotivas inservíveis, as despesas referentes à aquisição das baterias inservíveis podem ser deduzidas na determinação da base de cálculo do Imposto de Renda, desde que o comprador em questão seja tributado pelo Lucro Real e que essas despesas sejam usuais e normais nesse ramo de negócios, além de serem efetivamente incorridas. (Leia na íntegra)

 


Solução de Consulta Cosit nº121 de 03 de junho de 2014
Assunto:  Obrigações Acessórias
Ementa: CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ). OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA. INSTITUIÇÃO POR ATO DA RECEITA FEDERAL. SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO (SCP). POSSIBILIDADE. EXISTÊNCIA DE NORMA ESPECÍFICA QUE ISENTA A OBRIGAÇÃO. NÃO OBRIGATORIEDADE.  Compete à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) dispor sobre obrigações acessórias, cuja instituição deve constar em ato normativo próprio. A possibilidade de instituição de obrigação acessória por ato infra legal não flexibiliza a necessidade de que a obrigação esteja expressa em ato normativo da RFB. (Leia na íntegra)

 


Solução de Consulta Cosit nº122 de 05 de junho de 2014
Assunto:  Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE
Ementa: REMESSAS AO EXTERIOR. O Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS), acordo multilateral firmado no âmbito da OMC, determina que os países signatários comprometam-se a dar proteção, dentro dos seus respectivos territórios, aos direitos de propriedade intelectual pertencente a estrangeiros. O princípio do “Tratamento Nacional”, disposto em seu art. 3º, assegura que cada Membro concederá aos nacionais dos demais Membros tratamento não menos favorável que o outorgado a seus próprios nacionais com relação à proteção da propriedade intelectual.
Tal dispositivo não representa antinomia frente o art. 2º da Lei nº 10.168, de 2000, que instituiu a contribuição de intervenção no domínio econômico incidente sobre os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, a título de remuneração decorrente das obrigações indicadas em seu caput.
Portanto, não há que se cogitar da aplicação do art. 98 do CTN, com vistas a sanar uma pretensa incompatibilidade entre o tratado internacional e a lei interna, pois inexistente tal incompatibilidade. Os dispositivos regulam matéria diversa e gozam de perfeita harmonia entre si. (Leia na íntegra)

 


Soluções de Consulta Cosit nº124 de 05 de junho de 2014

Assunto: Obrigações Acessórias
Ementa: DMED. CLÍNICAS DE VACINAÇÃO E IMUNIZAÇÃO HUMANAS. As clínicas de vacinação e imunização humanas que se limitam a aplicar vacinas estão desobrigadas de apresentar a Declaração de Serviços Médicos - Dmed. As clínicas de vacinação e imunização humanas que se limitam a aplicar vacinas e a realizar consultas médicas sem aplicação de vacinas estão obrigadas a apresentar a Dmed. Nessa hipótese, apenas informações referentes às consultas médicas devem ser incluídas na referida declaração. (Leia na íntegra)

 




Internacionalização, um caminho sem volta

Valor - Com a nova lei que trata da tributação do lucro das multinacionais estamos certamente dando um passo atrás e retardando nossa inserção internacional

 


Consultas ao 1º lote do IR 2014 devem sair até quarta-feira, diz Fisco

G1 - Primeiro lote geralmente concentra idosos; restituições serão pagas dia 16

 


Abrir empresa vai ficar mais fácil

DCI-SP - A via sacra dos empresários paulistas para abrir ou fechar uma empresa está com os dias contados.

 


 

OPORTUNIDADE PARA PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE NO CANADÁ

Profissionais com diploma superior em Contabilidade encontram promissoras perspectivas de trabalho no Québec (Canadá). O setor é considerado estratégico no mercado de trabalho local, com remuneração anual em torno de CAD$ 61 mil.

 

Uma vez que a área contábil no Québec experimenta um processo de expansão e busca renovar e ampliar a mão de obra qualificada, é possível encontrar inúmeras vagas na área. Para utilizar o título de contador certificado, é necessário ter concluído curso superior e ser membro do Conselho de Contabilidade do Québec. As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante.


Além disso, “os brasileiros encontrarão uma excelente qualidade de vida, segurança, alta renda per capita e programa do governo voltado às famílias e ao crescimento populacional, com licença-maternidade de 1 ano e paternidade de até 6 meses, subsídios mensais por cada filho e serviços de saúde acessíveis a todos”, acrescenta Perla Haro Ruiz, assessora em promoção do Escritório de Imigração do Québec. O programa não garante emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

 

Processo de seleção

Os critérios para a imigração incluem diploma técnico, tecnólogo ou universitário na área, experiência profissional, idade preferencialmente até 38 anos e conhecimento de francês (idioma oficial do Québec). Além dos solteiros, aqueles que já possuem cônjuge e filhos são especialmente bem-vindos.

 

O site www.imigrarparaquebec.ca apresenta a lista de documentos exigidos e taxas que precisam ser recolhidas. “A avaliação inclui análise dos documentos, pedido de visto de residente permanente e, em algumas situações, entrevista pessoal com os candidatos aprovados”, destaca Perla Haro Ruiz, assessora em promoção do Escritório de Imigração do Québec.

 

Após ser aceito no processo de seleção do governo do Québec, o imigrante pode continuar o aprendizado de francês nas Alianças Francesas parceiras no Senac, em São Paulo, e obter um reembolso de até CAD$ 1.500. Para mais detalhes sobre as oportunidades na área, clique aqui.

 



Lei Ordinária Federal  12.983, de 03 de Junho de 2014
Altera a Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, para dispor sobre as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de prevenção em áreas de risco e de resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres e sobre o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, e as Leis nos 10.257, de 10 de julho de 2001, e 12.409, de 25 de maio de 2011, e revoga dispositivos da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010. (Leia mais)

 


L12984 - Presidência da República

Define o crime de discriminação dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e doentes de aids. (Leia mais)

 


Lei Ordinária Federal  12.986, de 03 de Junho de 2014
Transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH; revoga as Leis nos4.319, de 16 de março de 1964, e 5.763, de 15 de dezembro de 1971; e dá outras providências. (Leia mais)

 


L12987 - Presidência da República

Dispõe sobre a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. (Leia mais)

 


Decreto nº 8.263, de 3 de junho de 2014

Altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. (Leia mais)

 


DECRETO  ( Ba ) Nº 15.180 DE 02 DE JUNHO DE 2014.

Regulamenta a gestão das florestas e das demais formas de vegetação do Estado da Bahia, a conservação da vegetação nativa, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR, e dispõe acerca do Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado da Bahia e dá outras providências. (Leia mais)

 


DECRETO (Salvador) Nº 25.011 de 28 de maio de 2014

APROVA OS RELATÓRIOS DE GESTÃO FISCAL E DE GESTÃO FISCAL CONSOLIDADO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR REFERENTE AO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2014. (Leia mais)

 



Aprenda como Contratar e Manter seus Funcionários
As contratações nas pequenas empresas são realizadas na maioria das vezes sem definir critérios mais específicos do perfil das vagas disponíveis... 

 


Perícia contábil e a inspeção das provas
Apresentamos uma breve análise da inspeção contábil em procedimentos judiciais, para tal será observado os principais aspectos vinculados ao ônus da prova.... 

 



 


 


 


 




PARCERIA ENTRE CRCBA E DESENBAHIA PREVÊ NOVAS AÇÕES QUE BENEFICIAM PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

 

Da esq. para a dir. Marko Svec, Luiz Guimarães; Wellington Cruz; Almério Machado e Adilson Silva.


Ocorreu hoje (06/06), na sede do Conselho, a reunião que teve como pauta a consolidação de convênio e a expansão da parceria entre a Desenbahia e o CRCBA. O diretor de Negócios da Desenbahia, Luiz Guimarães; e o gerente comercial Marko Svec apresentaram ao presidente do CRCBA, Wellington Cruz; e os Conselheiros Almério Machado e Adilson Silva a proposta de linha de crédito denominada Credifácil Contabilista.
“Este serviço oferece diversas vantagens, dentre elas as condição de linha de crédito, o fortalecimento de relação do profissional da Contabilidade com seu cliente, isenção de tarifas e redução de juros aplicados”, assegurou Guimarães.
O profissional poderá oferecer aos seus clientes serviços automatizados e maior agilidade na concessão do crédito. Essa parceria propiciará aos profissionais a possibilidade de aproximação e fidelização de clientes, além da satisfação e efetividade dos serviços prestados. Para aderir ao Credifácil, o profissional da Contabilidade deve estar com o cadastro ativo com o Conselho de Contabilidade.

 

 


PVCC/BA CUMPRINDO A 1ª ETAPA DO CICLO DE VISITAS
“Gestão Eficiente da Merenda Escolar”

 

Encerrando a 1ª etapa do ciclo de visitas a Secretarias de Educação e escolas públicas no interior do Estado, a Coordenadora Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil na Bahia, Conselheira Olívia Marques Troccoli, acompanhada da Contadora Voluntária Lícia Maria Maia Barbosa, visitou, no dia 03/06, a Secretaria de Educação Municipal do município de Itaparica, onde foram recebidas pelo Secretário Municipal de Educação, Professor Raimundo Pereira Gonçalves Filho (foto).

 


Assim como as visitas anteriores, realizadas nos municípios de Camaçari e Candeias, o objetivo foi apresentar o PVCC, em especial o Projeto “Gestão Eficiente da Merenda Escolar”, do Sistema CFC/CRCs, com a proposta de realizar curso de capacitação aos Conselheiros do CAE e conselhos escolares daquele município.
Como uma alegre surpresa, a Coordenadora encontrou uma Secretaria que realmente faz jus ao nome do Projeto, quando apresenta uma “Gestão Eficiente da Merenda Escolar”. O Secretário informou que tem se capacitado para tal e proporcionado aos membros do CAE e dos Conselhos Escolares, os treinamentos necessários para que tal eficiência seja alcançada, além de estar tento às regulamentações específicas. Na oportunidade, a comitiva do PVCC apresentou a Cartilha “Orçamento Familiar”, editada pelo CRCBA, e visitou a Escola Municipal Edilson Freire e a Escola ACM.

 


CRCBA REALIZOU CURSODE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ÚLTIMO SÁBADO (07/6)



O evento, que faz parte do Programa Educação Continuada do CRCBA, foi iniciado às 08 horas, na sede do CRCBA. O curso contou com a participação de profissionais da Contabilidade e Estudantes de Ciências Contábeis, e teve como facilitador o Prof°da Fundação Visconde de Cairu, Adelson Crisóstomo de Oliveira. As inscrições foram gratuitas foram feitas no site do CRCBA, mediante a doação de 2 latas de leite em pó, que serão destinadas a instituições beneficentes.

 


COLABORADORES DO CRCBA PARTICIPAM DE MAIS UM ENCONTRO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PELA PAZ (PEP)

 


Aconteceu hoje (05/06), às 08 horas, na sala de Plenária do CRCBA, mais um encontro do Programa de Educação pela Paz (PEP). Organizado pelo Setor Pessoal do Conselho, o PEP tem como objetivo propiciar aos colaboradores um momento de reflexão acerca das questões inerentes ao ser humano, como dignidade, perseverança, felicidade, amor e paz.

A cada encontro, é escolhido um tema, e este é explorado a partir de comentários dos colaboradores e do facilitador Sérgio Simões, que utiliza, no decorrer do processo, animações relacionadas ao tema proposto, atrelado a vídeos proferidos pelo Indiano Prem Rawat. Respeitado orador internacional que atrai todo o tipo de audiências, Prem possui o título honorífico de “Embaixador da Paz”, que foi a ele atribuído por diversas instituições acadêmicas e governamentais, devido à sua capacidade de inspirar as audiências a ver a paz pessoal como uma possibilidade para todos. No início deste ano, Charan Anand, porta-voz oficial de Prem Rawat, esteve presente no Brasil e palestrou para os colaboradores do CRCBA.

 


PRESIDENTE DILMA AGRADECE À CLASSE POR PROJETO BATE BOLA CONTÁBIL

 

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, entregou, na manhã desta quinta-feira (5), nas mãos da presidente Dilma Rousseff, um documento com informações sobre o Projeto Bate-Bola Contábil. A entrega ocorreu durante a 43º Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada no Salão Oeste do Palácio do Planalto. Durante a ocasião, a presidente Dilma agradeceu à classe contábil pela iniciativa.

Martonio com Dilma 05-6-14

Idealizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do CFC e outras entidades, o Projeto tem como objetivo incentivar a correta prestação de contas de clubes de futebol. Para isso, foram realizadas palestras, em formato de talk show, em cidades-sedes da Copa (Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e São Paulo). As atividades tiveram início em abril deste ano e contaram com a participação de contadores, estudantes, autoridades e nomes do futebol brasileiro.

A última cidade-sede a receber o Bate-Bola Contábil foi Brasília. O evento, realizado no auditório do CFC neste dia 5 de junho. Entre os temas debatidos estavam a contabilidade e entidades desportivas; governança e accountability em entidades desportivas; futebol e mercado de ações; esporte: criando valor à sociedade e futebol: uma parceria público-privada.

“Além da entrega do documento, tivemos a oportunidade de fazer uma pequena explanação, por meio do colega contador Trevisan (Antoninho Marmo, membro do Conselho), sobre os objetivos do Bate-Bola Contábil”, afirmou o presidente José Martonio. Além dele e da presidente Dilma, participaram da reunião o ministro-chefe da Casa Civil e secretário-executivo do CDES, Aloizio Mercadante; a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; o ministro da Educação, Henrique Paim; e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Na ocasião, o CDES divulgou um parecer sobre o tema da Mobilidade Urbana e apresentou o 5º Relatório “As desigualdades da Escolarização no Brasil”, produzido pelo Observatório da Equidade.

 

http://www.crcba.org.br/boletim/boletim456/images/talkshow.jpg
Talkshow do Bate-Bola Contábil em Salvador - BA, no dia 16/5, reuniu especialistas, representantes de clubes, Federação Baiana de Futebol, jornalistas esportivo e o Presidente Wellington Cruz (CRCBA).

Bate-Bola Contábil

O Bate-Bola Contábil é uma iniciativa da Abracicon, com o apoio institucional do CFC e do Ministério do Esporte. O Projeto nasceu no inicio do ano e ganhou força após audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com a presidente da academia, a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim. Na oportunidade, o ministro destacou que os profissionais de contabilidade “têm, historicamente, um mercado grande a atingir e um serviço importante a prestar” e garantiu apoio da pasta ao Projeto.

Para Maria Clara, a gestão de recursos e gestão contábil só podem ser feitas por um profissional da área. “A nossa ideia com o projeto é chamar a atenção dos profissionais e as empresas que precisam prestar contas para esse nicho de mercado, ao mesmo passo em que incentivamos a atualização do conhecimento”, afirmou.

 

Presidentes do Sistema se reúnem no CFC

Comunicação CFC

Por Maristela Girotto

 

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) se reuniram, na quarta (4) e quinta-feira (5), com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e com os vice-presidentes do CFC. Durante os dois dias, uma extensa pauta foi discutida e houve a realização de alguns eventos. O Vice-Presidente Técnico do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, participou da reunião, representando o Presidente Wellington Cruz.

No dia 4, os presidentes do Sistema receberam a visita do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. Durante o encontro institucional, no Plenário do CFC, Afif proferiu uma palestra sobre os desafios e avanços propostos no projeto de lei do Supersimples, que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional.

Afif5

O ministro Guilherme Afif Domingos fez palestra durante a reunião de presidentes.

 

Já no dia 5, os presidentes puderam participar, no auditório do CFC, da última edição do projeto Bate-Bola Contábil, que tem como objetivo incentivar a correta prestação de contas de clubes de futebol. Idealizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do CFC e outras entidades, o Projeto passou por 10 das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.

Em relação aos temas enfocados durante a reunião de presidentes, houve discussões a respeito dos relatórios de gestão dos CRCs, seus objetivos estratégicos, demonstrações contábeis e outros itens.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, apresentou aos presidentes as logomarcas que irão compor a nova identidade visual dos Conselhos de Contabilidade. Os gestores dos Regionais mostram-se, de forma unânime, favoráveis à alteração das logomarcas.

Também foi abordado lançamento do livro “Partidas Dobradas – Eleições 2014 – Contabilidade Necessária”, editado em parceria pelos Conselhos Federais de Contabilidade e da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Martonio Coelho informou que será realizado um treinamento, em julho, em Brasília, para formar multiplicadores para orientar os profissionais da contabilidade sobre a prestação de contas das eleições deste ano. Esse treinamento deverá ser realizado também em alguns Estados.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação dos novos membros da Comissão Jovens Lideranças Contábeis aos presidentes dos CRCs. Coordenada pelo conselheiro do CFC contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho (coordenador), a Comissão é composta pela presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, estudante Tainar Ferreira; pela representante da Região Centro-Oeste, contadora Patrícia Castro; pela representante da Região Nordeste, estudante Jessica Oliveira; pela representante da Região Norte, estudante Lorena Alethia; pelo representante da Região Sudeste, Ricardo Pocetti; pela representante da Região Sul, Pricilla Propp.

 

Outros temas abordados durante a reunião foi a elaboração de manual de redação para o Sistema CFC/CRCs, os prazos para solicitações de apoio ao CFC e os eventos internacionais da área que estão previstos para o segundo semestre.

 


Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, visita o CFC

Comunicação CFC

Por RP1 Comunicação – Rafaella Feliciano

 

A reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, realizada nesta quarta-feira, 4, contou com a participação do ministro  da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. Em visita institucional ao Conselho Federal de Contabilidade, Afif também proferiu uma palestra sobre os desafios e avanços propostos no projeto de lei do Supersimples, que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional. A matéria já foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora, será analisada no Senado Federal.

Afif1

Da esq. para a dir.: Valdir Pietrobon, Claudio Filippi, Guilherme Afif Domingos, José Martonio Alves Coelho, Juarez Domingues Carneiro e Bruno Quick

 

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, agradeceu a participação de Afif Domingos e ressaltou a importância do diálogo da classe contábil com o setor público. “A vinda do ministro ao Conselho é muito importante aos profissionais que aqui se encontram, pois eles representam as empresas e os empreendedores que possuem  o labor diário e a luta pelo desenvolvimento e crescimento dos negócios que fomentam a economia do País”, ressaltou.

Durante a palestra, o ministro da Micro e Pequena Empresa disse que está esperançoso com a aprovação do Supersimples ainda neste mês.  Segundo ele, é preciso simplificar a burocracia que envolve os impostos e reforçar a capacidade de produção e venda das empresas. “Não existe política pública de sucesso se ela não melhorar a renda e a oferta de empregos. Precisamos ter os olhos voltados para essa imensa massa que fomenta parte significativa da nossa economia, afinal, são oito milhões de unidades de negócio em todo o País”, disse Afif.

 


PUBLICADO EDITAL DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE 2014

 

O Conselho Federal de Contabilidade publicou no dia 20 de maio, o edital do 14º Exame de Qualificação Técnica (EQT), cujas provas possibilitam o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, que habilita os contadores para atuarem como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados. O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), neste dia 20, na seção 3, página 156. As inscrições para o Exame permanecerão abertas no período de 10 de junho a 10 de julho e poderão ser feitas no site do CFC – o link estará disponível durante o período de inscrições. A taxa, para cada uma das provas, será de R$150,00. Realizado uma vez por ano, o EQT é composto por três provas: de Qualificação Técnica Geral; específica para os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e específica para os contadores que desejam trabalhar em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil ou pela Susep, além da prova de Qualificação Técnica Geral, também deverão se inscrever para a prova específica. As provas do 14º Exame serão realizadas no mês de agosto, nas seguintes datas: dia 25, Qualificação Técnica Geral; dia 26, específica para Banco Central; e, dia 27, específica para Susep. Todas as provas serão aplicadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.

EDITAL

Consulte o edital e os detalhamentos dos conteúdos programáticos.

 


VII PRÊMIO SOF DE MONOGRAFIA

 

Idealizado pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública. Instituído em 2007, as monografias devem discorrer sobre o tema “Orçamento Público” com especificação temática a cada edição. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos,  de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

Temas: 

1. Qualidade do Gasto Público

2. Aperfeiçoamento do Orçamento Público

 Premiação:

R$ 20.000,00 - 1º colocado em cada tema 
R$ 10.000,00 - 2º colocado em cada tema
R$ 5.000,00 - 3º colocado em cada tema 
Certificado de vencedor 
Publicação da monografia

 

 


XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE

 

O Instituto de Contadores Públicos Autorizadso da República Dominicana - ICPARD e a Associação Interamericana de Contabilidade convidam os profissionais da Contabilidade a participarem do "XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE", a ser realizado de 17 a 20 de setembro de 2015, em Punta Cana, República Dominicana. Informações sobre o evento podem ser acessadas na página da internet (http://www.cic2015republicadominicana.com/).

 


IX Prêmio Seae - Inscrições Abertas

Interessados têm até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos

 

Idealizado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Prêmio Seae de Monografias chega a sua nona edição. Ao longo desse tempo, o prêmio tem estimulado a pesquisa em temas relacionados à defesa da concorrência e regulação econômica.

Esse ano, os candidatos terão até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos, que poderão ser individuais ou coletivos, de qualquer formação acadêmica. A premiação chega a R$20 mil, além de certificado e publicação da monografia.

O Prêmio Seae é realizado pela Escola de Administração Fazendária – ESAF e tem o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Para mais informações, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - Seae/MF

 


 

 

 




CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS, GESTORES E EQUIPE TÉCNICA DE ORGANIZAÇÕES DO III SETOR 08/08/2014 à 15/08/2014 
SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - SALVADOR 14/08/2014 à 15/08/2014