"Sou o que sou  porque vivo da minha maneira...
Você procurando respostas olhando pro espaço,
e eu tão ocupado vivendo...
Eu não me pergunto,
Eu faço!"
(Raul Seixas)





 

Prezado(a) Colega,

 

No último sábado (26/4), celebramos mais uma vez o nosso dia com o "Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade", no Hotel Fiesta, em Salvador. Fiquei muito feliz em ver a classe contábil em bom número, numa manhã de sábado, concentrados em palestras técnicas, visando ao crescimento profissional. Esse é o caminho quecontinuaremos a trilhar, buscando sempre mais, posições mais bem colocadas, para sermos uma classe ainda mais reconhecida e valorizada. Na edição 453 do CRCBA Notícias, trazemos esta e muitas outras notícias.

 

Volto a lembrar que encerra-se no dia 30/4 o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2014. Fique atento aos prazos e não deixe para a última hora.

 

No decorrer dessa edição, trazemos as últimas novidades das áreas tributária, legislativa, normativas, além de artigos, divulgação de eventos e muito mais. Desejo a todos uma ótima semana de produtividade!

 

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE (26/4)
           
No último sábado (26/4), a classe contábil baiana se reuniu no Hotel Fiesta, em Salvador, para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade (25/4), com palestras de temas oportunos, homenagens e integração profissional. Um dos mais tradicionais eventos da classe contábil baiana, o Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade marcou mais uma edição de sucesso, com a presença de bom público, de lideranças da classe contábil e, sobretudo, fomentou o desenvolvimento da profissão com as palestras técnicas proferidas por especialistas.

 

 

A mesa diretora do Seminário contou com a presença do Presidente do CRCBA  Wellington do Carmo Cruz (foto); do Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Inaldo Paixão Santos Araújo; da Coordenadora Adjunta de registro do CFC Maria Constança Carneiro Galvão e do Conselheiro do CFC Hélio Jorge Barreto, representando o Presidente José Martônio Alves Coelho; do Presidente do IBRACON - BA Edmar Sombra Bezerra; do Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade Adeildo Osório de Oliveira; do Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Welington Menezes Ferraz; do Presidente do SINDICONTA-BA Marco Aurélio dos Santos Moura; do Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador Raimundo Pires de Santana Filho; do Diretor do Curso de Ciências Contábeis da UFBA, Joseilton Silveira Rocha; os detentores da medalha Militino Rodrigues Martinez,  José Edward Moraes e José Antônio Moreira Icó da Silva e o homenageado do dia Professor Walter Crispim da Silva.

 

 

HOMENAGEADO DO DIA

 

O Professor de Contabilidade aposentado Walter Crispim da Silva (foto), ex-Presidente do CRCBA (1974 a 77), ex-Presidente da Fundação Visconde de Cairu, reconhecidamente um dos grandes mestres da Contabilidade no estado da Bahia, recebeu a medalha Militino Rodrigues Martinez, maior honraria da classe contábil baiana, destinada aos grandes fomentadores do desenvolvimento da profissão. Professor Walter, que tinha à mesa e na plateia grande número de alunos, ficou emocionado com a homenagem e agradeceu pela honra. “Transformo esse momento de emoção em agradecimento pela felicidade do dom da vida, do dom de gerar vida e pela alegria de viver”. Também falou da importância do profissional da Contabilidade. “O Contador não é aquele que faz o que os outros desejam, mas aquilo que é necessário. Devemos servir para uma sociedade mais justa e igualitária. No momento que contribuímos com uma divisão mais justa de riquezas, contribuímos com o social e, à medida em que nós ocuparmos posições de destaque, poderemos servir ainda mais”.

 

Veja matéria completa aqui.

 


FALTAM APENAS 2 DIAS PARA ENVIO DA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA SEM MULTA

 

Há apenas dois para o encerramento do prazo de entrega, sem multa, da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu até as 11h de hoje, (29/4), mais de 20,7 milhões de declarações. Por hora, em média, no mesmo dia foram recebidas 174.600 declarações.

A declaração deve ser apresentada pela Internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no sítio da RFB na Internet, ou pelo m-IRPF (através dos dispositivos móveis smartphones e tablets).

O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa de R$ 165,74, ou máxima de 20% do imposto devido.

 


BATE-BOLA CONTÁBIL DEBATE CONTABILIDADE ESPORTIVA EM SALVADOR NO DIA 16/5


O projeto "Bate-Bola Contábil” visa promover uma série de palestras com temas relacionados à contabilidade e ao esporte. Personalidades da Contabilidade e do mundo esportivo tratarão sobre diversos assuntos, entre eles, a prestação de contas das entidades esportivas. O objetivo é que o evento percorra as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O projeto é uma realização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselhos Regionais de Contabilidade e Ministério do Esporte (ME).
Na Bahia, o evento acontecerá no dia 16 de maio, em Salvador. Confira a programação abaixo. Inscreva-se aqui!

 

 

 


CRCBA PARTICIPARÁ DO PRIMEIRO MEGAMUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO EM 2014

O evento ocorrerá no Fórum Teixeira de Freitas, Seção Judiciária da Bahia.

 


No próximo dia (08/05), a partir das 13 horas, o CRCBA participa do primeiro Mutirão Multiconselhos de 2014. O tradicional megamutirão de Conciliações ocorrerá Fórum Teixeira de Freitas, Justiça Federal (Centro Administrativo da Bahia), com a finalidade de realizar audiências de conciliação de diversas matérias da CAIXA. Os Profissionais da Contabilidade que possuírem débitos com o CRCBA devem aproveitar a oportunidade para regularizarem suas pendências (judiciais e extrajudiciais), com condições diferenciadas. Na oportunidade, estarão presentes o COREN-BA, o CRA-BA, o CREA-BA, o CRP-BA, o CRMV-BA, dentre outros órgãos.


Local: Auditório do Fórum Teixeira de Freitas, Av. Ulysses Guimarães, n. 2631 – Sussuarana - Centro Administrativo da Bahia - Salvador/BA

CEP: 41213-970 Telefone: (71) 3617-2600

Data: 08/05, das 13h às 18h.

 

 


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, INCENTIVE SEUS CLIENTES A DOAREM PARTE DO IMPOSTO DE RENDA AO FUNCRIANÇA

 

 

O FUNCRIANÇA , Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinado para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os profissionais da Contabilidade podem incentivar seus clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que têm imposto de renda devido em suas declarações, a aderirem ao programa de incentivos fiscais que regulam as doações ao programa. As doações podem ser deduzidas do imposto devido.

O Funcriança foi criado com base na (Lei n.º 8069/90), que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Mais detalhes e orientações de como proceder estão disponíveis no link a seguir: http://www.crcba.org.br/divulgacoes/funcrianca7-12.html






Lei 12.965 de 24.04.2013.
Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. (Veja mais)

 


Decreto 8229 de 23.04.2013.
Altera o Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, que institui o Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, e dispõe sobre o Portal Único de Comércio Exterior. (Veja mais)

 


Decreto 8.228 de 23.04.2013.
Estabelece regras especiais para concessão de diárias e passagens para servidores e militares em decorrência da Copa do Mundo FIFA 2014. (Veja mais)

 


Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1463 de 25.04.2014.
Disponibiliza o programa da DIPJ que deverá ser entregue até 30 de Junho. (Veja mais)

 


Ato Declaratório Interpretativo da Receita Federal do Brasil 02 de 25.04.2014.

Declara à aplicação das normas do art. 407 do Decreto nº 3.000, de 1999 (Regulamento do Imposto de Renda), para fins de determinação da base de cálculo da contribuição previdenciária sobre o valor da receita bruta, prevista nos arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 2011, no caso de contrato de fornecimento de bens, a preço predeterminado, com prazo de produção superior a um ano. (Veja mais)

 


Ato Declaratório Interpretativo da Receita Federal do Brasil 01 de 25.04.2014.

Dispõe sobre a redução a zero das alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre as receitas de venda dos produtos da cesta básica de que trata o art. 1º da Medida Provisória nº 609, de 8 de março de 2013, e dos créditos vinculados a esses produtos. (Veja mais)

 




Resolução 13 do Senado Federal

Em 26 de abril de 2012, foi publicada a Resolução nº 13 do Senado Federal, que reduziu para 4%, a partir de 01/01/2013, a alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados.

De acordo com a Resolução, será de 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, não tenham sido submetidos a processo de industrialização ou, ainda que submetidos a qualquer processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação superior a 40%.

Nos termos da Resolução SF nº 13/2012, mantém-se as atuais alíquotas interestaduais de 7% ou 12%, conforme o caso, aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional (Resolução Camex n.º 79/2012); aos bens produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos - Decreto-Lei 288/67- ZFM, Lei 8.248/91 – Informática e Automação e Lei 11.484/2007 – PADIS/PATVD e respectivas atualizações; e às operações que destinem gás natural importado do exterior a outros Estados.

A Ficha de Conteúdo de Importação, a que se refere o Convênio ICMS 38/2013 e os Artigos 55-A e 263-A do RICMS/BA, deverão ser encaminhadas para o link www.fazenda.sp.gov.br/fci, onde será obtido download do programa validador/transmissor

 




INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DGRM Nº 15 de 24.04.2014.
Dispõe sobre o sorteio de  prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Veja mais)




Contabilidade no Brasil possui 490 mil profissionais

De acordo com dados do CFC, só no Brasil, existem 491 mil profissionais registrados e 82 mil escritórios ativos. A região Sudeste é destaque e concentra mais da metade dos contadores, seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Nos últimos cinco anos, houve aproximadamente 170 mil novos registros de profissionais da Contabilidade. Do total de contadores e técnicos em contabilidade registrados nos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cerca de 135 mil estão na faixa etária de até 35 anos. (Leia na íntegra)

 



Solução de Consulta Cosit nº 105 DE 22.04.2014.
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF 
Ementa: DESAPROPRIAÇÃO. INTERESSE PÚBLICO. GANHO DE CAPITAL. NÃO INCIDÊNCIA. RECURSO ESPECIAL Nº 1.116.460/SP. 
REFORMA A SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 54 – COSIT, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013. 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar o Recurso Especial nº 1.116.460/SP, no âmbito da sistemática do art. 543-C do Código de Processo Civil (CPC), entendeu que a indenização decorrente de desapropriação não encerra ganho de capital, tendo-se em vista que a propriedade é transferida ao Poder Público por valor justo e determinado pela Justiça a título de indenização, não ensejando lucro, mas mera reposição do valor do bem expropriado. Afastou-se, portanto, a incidência do imposto sobre a renda sobre as verbas auferidas a título de indenização advinda de desapropriação, seja por utilidade pública ou por interesse social. 
Em razão do disposto no art. 19 da Lei nº 10.522, de 2002, na Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 1, de 2014, e na Nota PGFN/CRJ nº 1.114, de 2012, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) encontra-se vinculada ao referido entendimento. (Leia na íntegra)

 




Empresário contábil, você sabe identificar oportunidades?

 


Contadores deixam de ser coadjuvantes

 


Controle da produção e estoque – Nova exigência do SPED, vai complicar a vida das empresas.

 


Lei da Copa traz novas definições de  crimes por uso indevido de marca.

 


SPED: eSocial não é o único desafio

A caminho de sua primeira década, o Sistema Público de Escrituração Digital soma feitos como a presumível diminuição das práticas sonegadoras.



MTE amplia fiscalização do FGTS

 


Circular nº 15, de 24 de abril de 2014.

Retificação da Circular nº 14, de 23 de abril de 2014. (Veja mais)

 


Portaria n.º 426, de 23 de abril de 2014.

Prorroga em 45 dias o prazo da consulta pública do texto técnico básico de revisão do Anexo n.º 3 (Limites de Tolerância para Exposição ao Calor) da Norma Regulamentadora n.º 15. (Veja mais)

 


Resolução Nº 728, de 10 de abril de 2014.

Altera a Resolução nº 721, de 30 de outubro de 2013, que estabelece critérios para distribuição de recursos da ação “Manutenção, Modernização e Ampliação da Rede de Atendimento do Programa Seguro-Desemprego no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE”, para execução integrada das ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE. (Veja mais)

 


Cabe a empregada comprovar que está gravida para estabelecer estabilidade no emprego.

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT Nº 106 DE 24.04.2014.

Dispõe sobre a fiscalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e das Contribuições Sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110, de 29 de junho de 2001. (Veja mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT Nº 105 DE 24.04.2014.

Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização indireta. (Veja mais)

 



 


 


 




CRCBA CELEBRA DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE COM PALESTRA SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
A palestra foi realizada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

 


Em uma pequena homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade (25/4), o CRCBA reuniu seus colaboradores na manhã da última sexta-feira (25/4) para partir um bolo simbólico e participarem de palestra motivacional. Liderança, relacionamentos interpessoais, perfil do verdadeiro líder e consequências de um modelo de liderança ultrapassado foram alguns dos temas tratados na palestra realizada na manhã desta sexta-feira (25) pelo Vice-Presidente Técnico do CRCBA, prof. Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva.
Estiveram presentes o Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz (foto) , a Conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão, o Conselheiro Almério de Almeida Santana, a Diretora Executiva do CRCBA Marilene Matos e os colaboradores do CRCBA.

 

 

 


CRCBA PARTICIPA DO I SEMINÁRIO DE PROTEÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (28/4)

 

O Presidente Wellington Cruz participou do painel “Perspectivas para implementação do Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa”, com o Conselheiro Vitor Maciel.

 

O I Seminário de Proteção e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa – “FUNDO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA” foi realizado nesta segunda-feira (28/4), com o objetivo de dar subsídios para a criação e funcionamento dos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado da Bahia, com base no que dispõe a Lei Federal Nº 12.213 de 20/01/2010, no Artigo 115 da Lei 10.741-Estatuto do Idoso e a Lei Municipal do Salvador, Nº 6.760/2005. O CRCBA participou do evento, com a presença do Presidente Wellington Cruz, da Conselheira Olivia Troccoli, Coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) na Bahia, e do Conselheiro Vitor Maciel. O Presidente Wellington e o Conselheiro Vitor participaram da Mesa redonda “Perspectivas para implementação do Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa”, processo do qual o CRCBA já está envolvido, por meio das suas ações de voluntariado e de terceiro setor.

 

A Conselheira Olivia Troccoli, Coordenadora do PVCC na Bahia, fez parte dos debates sobre a implantação do Fundo do Idoso.

 

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal do Idoso do Salvador, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, Fórum Permanente em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Movimento Social da Pessoa Idosa da Bahia  - Rede NIAPI e o apoio da Secretaria Estadual de Justiça Cidadania e Direitos Humanos.

 


SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE DE GUANAMBI (25/4)

 

 

No dia 25/4 (sexta-feira), foi realizado o Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade de Guanambi, no auditório da Câmara de Vereadores do município. O evento contou com palestras "Contabilidade do Terceiro Setor", "Marketing Contábil" e "A evolução do caloteiro", e reuniu profissionais e estudantes de Ciências Contábeis da região para celebrar o seu dia com desenvolvimento profissional, integração e descontração.

 


DELEGACIA DO CRCBA EM ITABERABA PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

 

 

Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, a Delegacia do CRCBA em Itaberaba realizou um encontro com os profissionais da região no dia 25/4, no auditório do Web Hotel. O evento contou com a participação do Prefeito de Itaberaba João Filho, do Delgado do CRCBA em Itaberaba Edvando Cerqueira, de representantes locais da SEFAZ-BA, Receita Federal, SEFAZ Municipal, CDL e JUCEB.

 


Divulgados gabaritos do Exame de Suficiência 2014

Comunicação CFC

 

Os gabaritos das provas do Exame de Suficiência para bacharel e técnico em contabilidade já estão disponíveis no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), responsável pela realização do Exame, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que representa os cerca de 500 mil profissionais da Contabilidade registrados em todo o País. Na primeira edição deste ano, a sétima já realizada desde 2011, aproximadamente 55 mil pessoas se inscreveram para as provas, realizadas no último domingo, 6 de abril, em todo o País. No total, foram 44.284 inscrições para a prova de bacharel em Ciências Contábeis e 10.743 para a de técnico em contabilidade. As avaliações foram aplicadas pela FBC em 137 cidades de todos os estados brasileiros.

 

Confira aqui os gabaritos das provas:

Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico em Contabilidade

 


CFC PRORROGA DATA DAS PROVAS DO 14º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

 

O Conselho Federal de Contabilidade prorrogou o prazo para a realização das provas do 14º Exame de Qualificação Técnica, as quais acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de agosto. A alteração visa possibilitar ao profissional que não houver cumprido a pontuação mínima exigida para comprovar o Programa de Educação Profissional Continuada referente ao ano de 2013, ter tempo hábil para inscrição e preparação para o Exame.

 


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE - SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE


Com objetivo de despertar a consciência da população quanto a importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais do Estado e incentivar o cidadão a exigir a nota e ou cupom fiscal bem como o de acompanhar a aplicação dos recursos públicos, foi desenvolvido o Projeto Sua Nota é um Show de Solidariedade, através da parceria entre as Secretarias da Fazenda, da Saúde e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

O impacto dessa ação gerou como fruto a premiação em recursos financeiros às instituições filantrópicas sociais e de saúde. O resultado obtido foi a melhoria da infraestrutura dessas instituições através da aquisição de equipamentos e materiais permanentes, realização de obras, reformas e ampliações de instalações, compras de bens duráveis e de consumo, compatíveis com as suas atividades-fins, melhorando a qualidade de vida de milhares de baianos e ao mesmo tempo estimulando o exercício da cidadania.

 

Para aquelas entidades já cadastradas, as notas e/ou cupons fiscais poderão ser entregues nos seguintes Postos de Trocas :

 

Salvador :

Posto de Troca da Barros Reis - [Quantidade até 10.000 (dez mil) notas /cupons fiscais]

Endereço : Rua Cristiano Buys, nº 177 - Barros Reis

Tel: (71) 3116-4449

Horário de funcionamento : 08:00 h às 12:00 h e 13:00 h às 16:00 h

Simões Filho :

Posto de Atendimento da SEFAZ [Quantidade acima de 10.000 (dez mil) notas/cupons fiscais]

Endereço : Via Urbana - Cia Sul s/nº

Simões Filho - Bahia

Tel: (71) 3394-1072

Horário de funcionamento : 08:00 h às 12:00 h e 13:00 h às 16:00 h

REGIÃO NORTE

Alagoinhas : Rua Dantas Bião, Shopping Laguna - Centro - tel.(75)3422-2695

Cruz das Almas : Rua Crisógno Fernandes, nº203 - Centro - tel. (75)3621-1510

Feira de Santana : Av. Sampaio, s/nº - Centro - tel. (75)3602-7941

Irecê : Av 1º de janeiro, s/nº - Morada do Sol - tel. (74)3641-3044

Itaberaba : Rua Ramiro Pimentel, nº 121 - Centro - tel. (75)3251-1244

Jacobina : Av. Orlando Oliveira Pires, nº 800 - Centro - tel. (74)3621-3803

Juazeiro : Rua Cel. Aprígio Duarte, nº 03 - Centro - tel.(74)3611-7227

Paulo Afonso : Avenida Apolonio Sales, nº 352 - Centro - tel.(75)3281-4626

Santo Amaro : Praça da Purificação, nº 64 - Centro - tel. (75)3241-1314

Santo Antônio de Jesus : Rua 7 de Setembro, nº 4 - Centro - tel. (75)3631-2766

Seabra : Rua Pio XII, nº 190 - Centro - tel. (75)3331-1513

Serrinha : Praça Luis Nogueira, nº 127 - Centro - tel. (75)3261-2345

Valença : Rua Odak Nascimento, nº 86, Bairro Graça - tel. (75)3641-3019

REGIÃO SUL

Barreiras : Rua Cel. Magno, nº 460 - Centro - tel.(77)3611-5050

Bom Jesus da Lapa : Rua Guanabara, nº 197 - Centro - tel.(77)3481-4391

Brumado : Rua Cel. Tibério Meira, nº188 - Centro - tel. (77)3441-3080

Eunápolis
: Rua Santos Dumont, nº460 - Centro - tel.(73)3281-5363

Guanambi : Pça Dr. Henrique Pereira Donato, nº24 - Centro - tel.(77)3451-1499

Ilhéus : Rua Prado Valadares, s/nº - Centro - tel. (73)3234-5800

Ipiaú : Praça Ruy Barbosa, nº356, 1º andar - Centro - tel.(73)3531-3446

Itabuna : Av. ACM, nº 1050 - Centro - tel. (73)3613-5568

Itamaraju : Pça. Castelo Branco, nº 03 - Centro - tel. (73)3294-3353

Itapetinga : Rua Olimpio Vieira, s/nº -Bairro Clodoaldo Costa - tel. (77)3261-1502

Jequié : Praça Ruy Barbosa, nº5 - Centro - tel. (73)3525-6371

Teixeira de Freitas : Av. Getúlio Vargas, nº 4085 - Centro - tel.(73)3291-5520

Vitória da Conquista : Rua Rotary Club, nº149 - Centro - tel.(77)3420-8500

.

 

 


VII PRÊMIO SOF DE MONOGRAFIA

 

Idealizado pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública. Instituído em 2007, as monografias devem discorrer sobre o tema “Orçamento Público” com especificação temática a cada edição. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos,  de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

Temas: 

1. Qualidade do Gasto Público

2. Aperfeiçoamento do Orçamento Público

 Premiação:

R$ 20.000,00 - 1º colocado em cada tema 
R$ 10.000,00 - 2º colocado em cada tema
R$ 5.000,00 - 3º colocado em cada tema 
Certificado de vencedor 
Publicação da monografia

 

 


XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE

 

O Instituto de Contadores Públicos Autorizadso da República Dominicana - ICPARD e a Associação Interamericana de Contabilidade convidam os profissionais da Contabilidade a participarem do "XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE", a ser realizado de 17 a 20 de setembro de 2015, em Punta Cana, República Dominicana. Informações sobre o evento podem ser acessadas na página da internet (http://www.cic2015republicadominicana.com/).

 


IX Prêmio Seae - Inscrições Abertas

Interessados têm até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos

 

Idealizado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Prêmio Seae de Monografias chega a sua nona edição. Ao longo desse tempo, o prêmio tem estimulado a pesquisa em temas relacionados à defesa da concorrência e regulação econômica.

Esse ano, os candidatos terão até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos, que poderão ser individuais ou coletivos, de qualquer formação acadêmica. A premiação chega a R$20 mil, além de certificado e publicação da monografia.

O Prêmio Seae é realizado pela Escola de Administração Fazendária – ESAF e tem o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Para mais informações, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - Seae/MF

 




PALESTRA: E-SOCIAL - JEQUIÉ (5/5/2014)

PALESTRA: E-SOCIAL - ITAPETINGA (7/5/2014)

MATEMÁTICA FINANCEIRA (COM O USO DA CALCULADORA HP) - SALVADOR (10/5/2014)

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias