"As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia." (Desconhecido)





 

Prezado(a) Colega,

 

Em 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, oportunidade em que são destacadas as virtudes de uma categoria tão importante às entidades públicas e privadas, verdadeiras molas mestras da sociedade que conhecemos e fazemos parte. Não podemos deixar uma data como essa passar em branco, e é por isso mesmo que faço um último reforço no convite para que os colegas participem do Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, que será realizado no próximo sábado (26/4), no Hotel Fiesta, em Salvador. Com uma programação técnica muito relevante e momentos de celebração e homenagem à classe, esse evento é um dos mais tradicionais do CRCBA, justamente por reunir a classe e a sociedade civil para prestigiar a Contabilidade e os seus agentes. Na edição 452 do CRCBA Notícias, trazemos informações completas do evento, bem como nossa programação completa para o estado.

 

Encerra-se no dia 30/4 o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2014. Fique atento aos prazos e não deixe para a última hora.

 

No decorrer dessa edição, trazemos as últimas novidades das áreas tributária, legislativa, normativas, além de artigos, divulgação de eventos e muito mais. Faça uma ótima leitura.

 

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 


 


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, INCENTIVE SEUS CLIENTES A DOAREM PARTE DO IMPOSTO DE RENDA AO FUNCRIANÇA

 

 

O FUNCRIANÇA , Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinado para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os profissionais da Contabilidade podem incentivar seus clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que têm imposto de renda devido em suas declarações, a aderirem ao programa de incentivos fiscais que regulam as doações ao programa. As doações podem ser deduzidas do imposto devido.

O Funcriança foi criado com base na (Lei n.º 8069/90), que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Mais detalhes e orientações de como proceder estão disponíveis no link a seguir: http://www.crcba.org.br/divulgacoes/funcrianca7-12.html






Senado aprova MP da tributação de multinacionais

 


Operação “Não te pertence”: Receita Federal combate esquemas de fraude em restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal (RFB), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram desde o ultimo dia 17 a operação “Não te Pertence” com o objetivo de confirmar indícios de fraudes ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). A ação era perpetrada por escritórios de contabilidade e pessoas físicas que utilizavam sistematicamente artifícios para burlar os sistemas da Receita Federal e obter restituições indevidas ou a redução do Imposto de Renda devido.
Estão sendo cumpridos 05 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Leopoldina/MG com a retenção de computadores que enviaram as declarações fraudulentas e documentos que confirmam a fraude e identificam os beneficiários.
A Receita Federal monitora de forma contínua as entregas de declarações do IRPF, durante este monitoramento têm sido detectadas diversas tentativas de fraudes, dentre elas as mais comuns são o uso de deduções falsas com despesas médicas, dependentes e pensão alimentícia. (Veja mais).

 


Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1.462 de 16.04.2014.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.152, de 10 de maio de 2011, que dispõe sobre a suspensão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a não incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na exportação de mercadorias. (Veja mais)

 


Ato Declaratório Cosit nº 11 de 15.04.2014.

Divulga taxas de câmbio para fins de elaboração de balanço relativo ao mês de março e 2014. (Veja mais)

 


Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 05 de 14.04.2014.

Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 3, de 24 de maio de 2013, que dispõe sobre o parcelamento de débitos junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e à Secretaria da Receita Federal do Brasil, de que tratam os arts. 1º a 9º da Lei nº 12.810, de 15 de maio de 2013. (Veja mais)

 




Sefaz torna inaptos contribuintes sem movimentação econômica

 


Escrituração Fiscal Digital
Arquivo digital, prestações de serviços e apuração de impostos.

 




PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO - PPI

Lei nº 8.422/2013, de 15 de julho de 2013 que instituiu o Programa de Parcelamento Incentivado - PPI no Município de Salvador foi regulamentada pelo Decreto nº 24.880, de 01 de Abril de 2014. O PPI é um programa de parcelamento para os contribuintes que desejem regularizar os débitos tributários e não tributários, constituídos ou não, inclusive inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, em relação a fatos geradores ocorridos até 31.12.2012.

 

Para acessar o Portal do PPI é obrigatório o uso de senha pessoal. A senha é a mesma da Nota Salvador. Caso não possua senha, CLIQUE AQUI e cadastre a senha no Senha Web.

 

Prazo para adesão
Formas de pagamento
Valor mínimo das parcelas
Benefícios
Casos de Rompimento do Parcelamento
Rede bancária disponível para receber o PPI
Fale Conosco.




ENTENDA A NORMA JURÍDICA CONSTITUCIONAL DENOMINADA  “MEDIDA PROVISÓRIA “

No direito constitucional brasileiro, medida provisória (MP) é um ato unipessoal do presidente da República, com força imediata de lei, sem a participação do Poder Legislativo, que somente será chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior. O pressuposto da MP, de acordo com o artigo 62 da Constituição Federal é urgência e relevância, cumulativamente. Nem sempre o Executivo respeita esse critério de relevância e urgência quando edita uma MP. (Leia na íntegra)

 



Solução de Consulta Cosit nº 96 de 17.04.2014.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias
Ementa: SIMPLES NACIONAL. OBRAS DE ALVENARIA. ANEXO IV. CONTRIBUIÇÃO SUBSTITUTIVA.
Tratando-se de empresa optante pelo Simples Nacional, a contribuição prevista no art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011, incide somente sobre a receita bruta decorrente de atividade que, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, é tributada na forma do seu Anexo IV. (Solução vinculada à Solução de Consulta Cosit nº 16, de 16.01.2014, itens 34 a 40).
No Simples Nacional, a atividade definida como “obras de alvenaria” (enquadrada no grupo 439 da CNAE 2.0) deve ser tributada na forma do Anexo IV da Lei Complementar nº 123, de 2006. Consequentemente, a empresa optante por esse regime de tributação, cuja atividade principal seja “obras de alvenaria” está sujeita à contribuição de que trata o art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011, incidente sobre a receita bruta decorrente do exercício dessa atividade, nos períodos de 01.04.2013 até 31.05.2013 e de 01.11.2013 até 31.12.2014. Caso a empresa tenha antecipado sua inclusão na tributação substitutiva, mediante o recolhimento da contribuição de que trata o art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011, relativa a junho de 2013, até o prazo de seu vencimento, também estará sujeita a essa contribuição no período de 01.06.2013 até 31.10.2013. (Leia na íntegra)

 




Academia  Brasileira de Ciências Contábeis e Ministério do Esporte promovem pela primeira vez um “Bate-Bola Contábil”.

 


Prazo para entrega do IR acaba em uma semana

Folha de Londrina – PR - Declaração ao Fisco é considerada simples, mas contribuinte com renda múltipla precisa mais de ajuda de contador.

 


CVM quer abrir mercado de capitais às PMEs

Bem Paraná - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editará este ano todas as reformas necessárias para destravar o financiamento de pequenas e médias.

 


Prorrogados vencimentos para contribuintes do Simples Nacional de Santa Cruz de Cabrália - BA

Simples Nacional - A prorrogação do prazo não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas.

 


Imóvel: sai regra para transferir financiamento

Diário do Nordeste – CE - As novas regras entram em vigor no dia 5 de maio, mas esbarram na burocracia e na falta de divulgação sobre o tema.

 


Aspectos tributários são risco para megafusão

Valor - Os gigantes de publicidade Publicis e Omnicom têm dificuldades para concluir acordo.

 


STJ julga compensação de Cide com débitos de Cofins

Valor - Voto do relator do processo é favorável aos contribuintes.

 



NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - CTA Nº 20, DE 11 DE ABRIL DE 2014
Contabilidade.

O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da NBC CTA nº 20, de 11/04/2014, publicada no DOU de 15/04/2014, dispôs sobre orientação aos auditores independentes sobre os padrões técnicos e profissionais a serem observados pelo auditor independente, nomeado como perito ou como empresa especializada, para emissão de laudo de avaliação dos ativos líquidos a valor contábil ou dos ativos líquidos contábeis ajustados a preços de mercado. (Leia na íntegra)

 


NBC TG 01 (R1) – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS.

 


NBC TG 03 (R2) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA.

 


NBC TG 05 (R2) – DIVULGAÇÃO SOBRE PARTES RELACIONADAS.

 


NBC TG 15 (R2) – COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS.

 


NBC TG 21 (R2) – DEMONSTRAÇÃO INTERMEDIÁRIA.

 


NBC TG 31 (R2) – ATIVO NÃO CIRCULANTE MANTIDO PARA VENDA E OPERAÇÃO DESCONTINUADA.

 


NBC TG 32 (R2) – TRIBUTOS SOBRE O LUCRO.

 


NBC TG 35 (R1) – DEMONSTRAÇÕES SEPARADAS.

 


NBC TG 36 (R2) – Demonstrações Consolidadas.

 


NBC TG 37 (R2) – ADOÇÃO INICIAL DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE.

 


NBC TG 38 (R2) – INSTRUMENTOS FINANCEIROS: RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO.

 


NBC TG 39 (R2) – INSTRUMENTOS FINANCEIROS: APRESENTAÇÃO.

 


NBC TG 40 – INSTRUMENTOS FINANCEIROS: EVIDENCIAÇÃO..

 


NBC TG 45 (R1) – DIVULGAÇÃO DE PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS ENTIDADES.

 



ESocial para ME e EPP será simplificado, garante Receita Federal.

 


Circular do Ministério do Trabalho e Emprego 14/2014. - Carteira de Trabalho para estrangeiros. Regras.

 


Resolução Nº 728, de 10 de abril de 2014.
Altera a Resolução nº 721, de 30 de outubro de 2013, que estabelece critérios para distribuição de recursos da ação “Manutenção, Modernização e Ampliação da Rede de Atendimento do Programa Seguro-Desemprego no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE”, para execução integrada das ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE.

 



 


 


 




CRCBA CONFRATERNIZA PÁSCOA COM COLABORADORES

 

 

Na quarta-feira (16/4), o CRCBA fez umapequena confraternização de Páscoa com os colaboradores. O Presidente Wellington Cruz, a Diretora Executiva Marilene Gonzaga Matos e a Coordenadora do Setor Pessoal Rosa Maria levaram mensagens de fraternidade, paz, ressureição e de bons momentos em família para os colaboradores. Foram distribuídas pequenas lembranças de chocolate a todos.

 


DELEGADO DO CRCBA EM CAMACÃ RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA DE VERADORES


À direita, o Delegado José Valmiro (CRCBA).

 

Após participar de reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde de Camacã, no dia 10 de março, com o objetivo de enfatizar a importância da reabertura da Fundação Hospitalar de Camacã, o Delegado do CRCBA, José Valmiro dos Santos, recebeu, no dia (01/04), moção de aplausos da comunidade camacaense e da Casa Legislativa, pelo seu empenho incansável na reabertura da Fundação Hospitalar.


Há poucos meses, a Fundação, também conhecida como Hospital Dr. Osvaldo Verde, foi fechada, gerando problemas para a região, uma vez que seu atendimento médico e estrutura hospitalar sempre foram imprescindíveis para a comunidade. Diante do cenário, o Contador José Valmiro dos Santos aplicou seu tempo e conhecimento para se dedicar à abertura da Instituição.


“Informamos que nossa participação no processo foi de extrema responsabilidade e essencialidade. Quando o CONTROLE SOCIAL é realizado com responsabilidade e com respeito, os demais entes de uma comunidade são beneficiados” declarou o Contador.

 


DELEGACIA DO CRCBA EM RIBEIRA DO POMBAL REALIZA SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE


Nesta quinta-feira (24/4), a Delegacia do CRCBA do município de Ribeira do Pombal realizará seminário em homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade. O evento ocorrerá às 19h, no polo da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança .

As palestrantes, Dra. Ilnah Pinho de Oliveira, vice presidente da JUCEB e sua assessora Márcia Cristina Freitas, falarão sobre o REDESIM. Este evento têm como parceiros, CRCBA, 26ª Delegacia do CRC/BA, Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança e Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal. O encontro é aberto ao público e as inscrições serão realizadas presencialmente a partir das 18h30m.

 


Divulgados gabaritos do Exame de Suficiência 2014

Comunicação CFC

 

Os gabaritos das provas do Exame de Suficiência para bacharel e técnico em contabilidade já estão disponíveis no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), responsável pela realização do Exame, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que representa os cerca de 500 mil profissionais da Contabilidade registrados em todo o País. Na primeira edição deste ano, a sétima já realizada desde 2011, aproximadamente 55 mil pessoas se inscreveram para as provas, realizadas no último domingo, 6 de abril, em todo o País. No total, foram 44.284 inscrições para a prova de bacharel em Ciências Contábeis e 10.743 para a de técnico em contabilidade. As avaliações foram aplicadas pela FBC em 137 cidades de todos os estados brasileiros.

 

Confira aqui os gabaritos das provas:

Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico em Contabilidade

 


CFC PRORROGA DATA DAS PROVAS DO 14º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

 

O Conselho Federal de Contabilidade prorrogou o prazo para a realização das provas do 14º Exame de Qualificação Técnica, as quais acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de agosto. A alteração visa possibilitar ao profissional que não houver cumprido a pontuação mínima exigida para comprovar o Programa de Educação Profissional Continuada referente ao ano de 2013, ter tempo hábil para inscrição e preparação para o Exame.

 


CRCBA PARTICIPARÁ DO PRIMEIRO MEGAMUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO EM 2014

O evento ocorrerá no Fórum Teixeira de Freitas, Seção Judiciária da Bahia.


No próximo dia (08/05), a partir das 13 horas, o CRCBA participa do primeiro Mutirão Multiconselhos de 2014. O tradicional megamutirão de Conciliações ocorrerá Fórum Teixeira de Freitas, Justiça Federal (Centro Administrativo da Bahia), com a finalidade de realizar audiências de conciliação de diversas matérias da CAIXA. Os Profissionais da Contabilidade que possuírem débitos com o CRCBA devem aproveitar a oportunidade para regularizarem suas pendências (judiciais e extrajudiciais), com condições diferenciadas. Na oportunidade, estarão presentes o COREN-BA, o CRA-BA, o CREA-BA, o CRP-BA, o CRMV-BA, dentre outros órgãos.


Local: Auditório do Fórum Teixeira de Freitas, Av. Ulysses Guimarães, n. 2631 – Sussuarana - Centro Administrativo da Bahia - Salvador/BA

CEP: 41213-970 Telefone: (71) 3617-2600

Data: 08/05, das 13h às 18h.

 


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE - SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE


Com objetivo de despertar a consciência da população quanto a importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais do Estado e incentivar o cidadão a exigir a nota e ou cupom fiscal bem como o de acompanhar a aplicação dos recursos públicos, foi desenvolvido o Projeto Sua Nota é um Show de Solidariedade, através da parceria entre as Secretarias da Fazenda, da Saúde e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

O impacto dessa ação gerou como fruto a premiação em recursos financeiros às instituições filantrópicas sociais e de saúde. O resultado obtido foi a melhoria da infraestrutura dessas instituições através da aquisição de equipamentos e materiais permanentes, realização de obras, reformas e ampliações de instalações, compras de bens duráveis e de consumo, compatíveis com as suas atividades-fins, melhorando a qualidade de vida de milhares de baianos e ao mesmo tempo estimulando o exercício da cidadania.

 

Para aquelas entidades já cadastradas, as notas e/ou cupons fiscais poderão ser entregues nos seguintes Postos de Trocas :

 

Salvador :

Posto de Troca da Barros Reis - [Quantidade até 10.000 (dez mil) notas /cupons fiscais]

Endereço : Rua Cristiano Buys, nº 177 - Barros Reis

Tel: (71) 3116-4449

Horário de funcionamento : 08:00 h às 12:00 h e 13:00 h às 16:00 h

Simões Filho :

Posto de Atendimento da SEFAZ [Quantidade acima de 10.000 (dez mil) notas/cupons fiscais]

Endereço : Via Urbana - Cia Sul s/nº

Simões Filho - Bahia

Tel: (71) 3394-1072

Horário de funcionamento : 08:00 h às 12:00 h e 13:00 h às 16:00 h

REGIÃO NORTE

Alagoinhas : Rua Dantas Bião, Shopping Laguna - Centro - tel.(75)3422-2695

Cruz das Almas : Rua Crisógno Fernandes, nº203 - Centro - tel. (75)3621-1510

Feira de Santana : Av. Sampaio, s/nº - Centro - tel. (75)3602-7941

Irecê : Av 1º de janeiro, s/nº - Morada do Sol - tel. (74)3641-3044

Itaberaba : Rua Ramiro Pimentel, nº 121 - Centro - tel. (75)3251-1244

Jacobina : Av. Orlando Oliveira Pires, nº 800 - Centro - tel. (74)3621-3803

Juazeiro : Rua Cel. Aprígio Duarte, nº 03 - Centro - tel.(74)3611-7227

Paulo Afonso : Avenida Apolonio Sales, nº 352 - Centro - tel.(75)3281-4626

Santo Amaro : Praça da Purificação, nº 64 - Centro - tel. (75)3241-1314

Santo Antônio de Jesus : Rua 7 de Setembro, nº 4 - Centro - tel. (75)3631-2766

Seabra : Rua Pio XII, nº 190 - Centro - tel. (75)3331-1513

Serrinha : Praça Luis Nogueira, nº 127 - Centro - tel. (75)3261-2345

Valença : Rua Odak Nascimento, nº 86, Bairro Graça - tel. (75)3641-3019

REGIÃO SUL

Barreiras : Rua Cel. Magno, nº 460 - Centro - tel.(77)3611-5050

Bom Jesus da Lapa : Rua Guanabara, nº 197 - Centro - tel.(77)3481-4391

Brumado : Rua Cel. Tibério Meira, nº188 - Centro - tel. (77)3441-3080

Eunápolis
: Rua Santos Dumont, nº460 - Centro - tel.(73)3281-5363

Guanambi : Pça Dr. Henrique Pereira Donato, nº24 - Centro - tel.(77)3451-1499

Ilhéus : Rua Prado Valadares, s/nº - Centro - tel. (73)3234-5800

Ipiaú : Praça Ruy Barbosa, nº356, 1º andar - Centro - tel.(73)3531-3446

Itabuna : Av. ACM, nº 1050 - Centro - tel. (73)3613-5568

Itamaraju : Pça. Castelo Branco, nº 03 - Centro - tel. (73)3294-3353

Itapetinga : Rua Olimpio Vieira, s/nº -Bairro Clodoaldo Costa - tel. (77)3261-1502

Jequié : Praça Ruy Barbosa, nº5 - Centro - tel. (73)3525-6371

Teixeira de Freitas : Av. Getúlio Vargas, nº 4085 - Centro - tel.(73)3291-5520

Vitória da Conquista : Rua Rotary Club, nº149 - Centro - tel.(77)3420-8500

.

 

 


VII PRÊMIO SOF DE MONOGRAFIA

 

Idealizado pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública. Instituído em 2007, as monografias devem discorrer sobre o tema “Orçamento Público” com especificação temática a cada edição. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos,  de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

Temas: 

1. Qualidade do Gasto Público

2. Aperfeiçoamento do Orçamento Público

 Premiação:

R$ 20.000,00 - 1º colocado em cada tema 
R$ 10.000,00 - 2º colocado em cada tema
R$ 5.000,00 - 3º colocado em cada tema 
Certificado de vencedor 
Publicação da monografia

 

 


XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE

 

O Instituto de Contadores Públicos Autorizadso da República Dominicana - ICPARD e a Associação Interamericana de Contabilidade convidam os profissionais da Contabilidade a participarem do "XXXI SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE", a ser realizado de 17 a 20 de setembro de 2015, em Punta Cana, República Dominicana. Informações sobre o evento podem ser acessadas na página da internet (http://www.cic2015republicadominicana.com/).

 


IX Prêmio Seae - Inscrições Abertas

Interessados têm até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos

 

Idealizado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Prêmio Seae de Monografias chega a sua nona edição. Ao longo desse tempo, o prêmio tem estimulado a pesquisa em temas relacionados à defesa da concorrência e regulação econômica.

Esse ano, os candidatos terão até o dia 8 de setembro para enviarem seus trabalhos, que poderão ser individuais ou coletivos, de qualquer formação acadêmica. A premiação chega a R$20 mil, além de certificado e publicação da monografia.

O Prêmio Seae é realizado pela Escola de Administração Fazendária – ESAF e tem o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Para mais informações, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - Seae/MF

 


CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE OFERECE À AUDIÊNCIA PÚBLICA AS NBCs PA 13, 290 E 291

 

  • NBC PA 13 – Exame de Qualificação Técnica para Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
  • NBC PA 290 (R1) – Independência – Trabalhos de Auditoria e Revisão;
  • NBC PA 291 (R1) – Independência – Outros Trabalhos de Asseguração.

Solicitamos que as sugestões e os comentários sejam enviados ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para – SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.

Documento

Prazo para sugestões

NBC PA 13

14/05/2014

 NBC PA 290

 24/04/2014

NBC PA 291

 24/04/2014

Sempre que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) julgar adequado, será utilizado o instrumento da audiência pública para promover o debate de questões normativas de grandes efeitos práticos ou de notável repercussão pelo assunto tratado.

No exercício de seu papel institucional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oportuniza espaço democrático para a participação da Classe Contábil e da sociedade no processo das audiências públicas.

Participe!

 


 




SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE (26/4/2014)

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias