"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." ( Madre Tereza de Calcutá)




 

Prezado(a) Colega,

 

 

Na última semana, participamos do IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista (1660 participantes no total), evento que traz todo o charme e requinte da mulher, com a figura responsável, zelosa e eficiente desta profissional que integra quase 50% da classe contábil brasileira. Destaco a participação da nossa "eterna Presidente" Maria Constança Carneiro Galvão, que participou desde a primeira edição do Encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro (1991), e foi uma das fundadoras do movimento feminino na profissão contábil. Para que possamos entender o momento de evidência da profissional contábil, temos que reconhecer a importância dessa bela história.

 

Fiquei muito contente ao ler matéria da revista Veja da última semana, sob o título "A gangorra dos salários". O texto aborda as profissões que tiveram o melhor reajuste salarial no último ano e apontam a função de "Controller", ou Gerente de Controladoria, como a profissão mais valorizada do mercado brasileiro e destacam a formação acadêmica em Contabilidade como pré-requisito. O mercado de Contabilidade apresenta muitas possibilidades, e a Controladoria está em evidência no Brasil. Vale a pena estudar os trabalhos que são realizados na área e apostar nesse ramo do mercado, caso seu perfil se adapte a tal. Acesse aqui a matéria.

 

Alerto para o prazo de justificativa por ausência de voto, que se encerra no próximo dia 21. As orientações para a justificativa e o link para o sistema estão disponíveis na matéria abaixo.

 

Nos dias 09 e 10/12, participarei da reunião de Presidentes do Sistema CFC / CRC's - a última de 2013, em Brasília - DF. Na oportunidade, haverá a solenidade do "Prêmio Gestão Merenda Escolar Eficiente, com a presença esperada da Presidenta da República Dilma Rousseff. Será um momento muito importante, primeiro por podermos atuar como fomentadores de boas práticas de gestão num item tão importante como esse, e, também, pelo prestígio que a Classe Contábil tem ao receber, mais uma vez, um líder máximo de nosso país.

 

Na edição 434 do CRCBA Notícias, temos as novidades da última semana. Aproveite esse apanhado geral do que acontece na Contabilidade e faça do CRCBA Notícias uma leitura semanal.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



JUSTIFICATIVA PARA AUSÊNCIA DE VOTO ATÉ 30 DIAS CONSECUTIVOS APÓS O PERÍODO DE VOTAÇÃO

 

O prazo para a votação do processo eleitoral para renovação de 2/3 do Plenário do CRCBA encerrou-se no dia 21/11/2013. Os profissionais que, por algum motivo, não votaram, têm até 30 dias corridos, a contar a partir do primeiro dia útil consecutivo para realizar a justificativa formal. As justificativas devem ser feitas via internet, no link que aparece abaixo. Profissionais que desejem adicionar documentações comprobatórias à justificativa, devem protocolar os documentos, juntamente ao canhoto da justificativa realizada via internet, na sede do CRCBA ou em alguma de suas Delegacias.

 

Caso não tenha votado, acesse aqui o sistema para Justificativa.

 

A eleição para 2/3 do Plenário do CRCBA apresentou resultado final - com 73,79% dos votos, a Chapa 1 foi eleita. 26,21% dos votos foram destinados à opção "branco". No total, 12.491 profissionais inscritos no CRCBA participaram do pleito, sendo 82,95% do número de profissionais ativos e aptos ao voto (15.059).

A Chapa foi eleita para mandato de 2/3 do Plenário do CRCBA durante o biênio 2014-2015.

 

Clique aqui e veja a relação dos componentes da Chapa 1.

 


CONFIRA A COBERTURA DA XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE NO PROGRAMA METANOIA NA TV, SÁBADO ÀS 07:30h NA TV ARATU (SBT)

 

 


CLASSE CONTÁBIL TEVE OPORTUNIDADE DE NEGOCIAR PENDÊNCIAS DURANTE O III MUTIRÃO MULTICONSELHOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA (28/11)

 


No dia 28/11/2013 (quinta-feira), o CRCBA participou do III Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2013, quando cerca de 40 profissionais da Contabilidade puderam negociar débitos (judiciais e extrajudiciais) com o Órgão. O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia continuam trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade a oportunidade de estar apto ao exercício profissional. O Mutirão aconteceu no Fórum Teixeira de Freitas, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.






Portaria MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA - MF nº 563 de 26.11.2013 
Altera a Portaria MF nº 112, de 10 de junho de 2008, que dispõe sobre o regime aduaneiro especial de loja franca. (Veja mais)

 


Ato Declaratório Executivo COORDENAÇÃO-GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA - CODAC nº 58 de 26.11.2013 
Inclui serviço no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) que permite a consulta da 2ª (segunda) via das Multas por Atraso na Entrega da Declaração, Demonstrativo ou Escrituração Digital (Maed) à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). (Veja mais)



Resolução CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN (BACEN) nº 4.287 de 22.11.2013 
Ajusta as normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de que trata o Capítulo 10 do Manual de Crédito Rural (MCR). (Veja mais)

 


Circular SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX nº 73 de 27.11.2013 
 (Encerra no dia 18 de setembro de 2014, o prazo de vigência do direito antidumping aplicado às importações brasileiras de seringas descartáveis de uso geral, de plástico, com capacidades de 1ml, 3ml, 5ml, 10ml ou 20ml, com ou sem agulha - ficando excluídos as seringas mencionadas, que devem necessariamente ser dotadas de dispositivo que impeça o recuo do êmbolo após a aplicação - comumente classificadas nos itens 9018.31.11 e 9018.31.19 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, originárias da República Popular da China). (Veja mais)

 


Lei nº 12.886 de 27.11.2013 
Acrescenta § 7º ao art. 1º da Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999, dispondo sobre nulidade de cláusula contratual que obrigue o contratante a pagamento adicional ou a fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo. (Veja mais)

 


Portaria Conjunta PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL E A RECEITA FEDERAL DO BRASIL - PGFN/RFB nº 12 de 27.11.2013 
Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 15, de 15 de dezembro de 2009. (Veja mais)

 


Instrução Normativa RFB nº 1.412, de 22 de novembro de 2013

Dispõe sobre a transmissão e a entrega de documentos digitais nos casos que especifica. (Veja mais)

 


Instrução Normativa RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB nº 1.410 de 25.11.2013  (Republicaçao)
Altera a Instrução Normativa SRF nº 513, de 17 de fevereiro de 2005, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de entreposto aduaneiro em plataformas destinadas à pesquisa e lavra de jazidas de petróleo e gás natural em construção ou conversão no País, contratadas por empresas sediadas no exterior. (Veja mais)

 


Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1413 de.29.11.2013.

Dispõe sobre a fiscalização e o controle aduaneiros relativos ao comércio de subsistência em localidades fronteiriças onde não existam pontos de fronteira alfandegados. (Veja mais)

 




Instrução Normativa SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - BA nº 62 de 27.11.2013 
 (Dispõe sobre operações interestaduais com café cru em grãos. (Veja mais)

 


Ato COTEPE/ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 50 de 27.11.2013
Divulga a relação das pessoas beneficiadas com a isenção e suspensão do ICMS nas operações e prestações relacionadas com a Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014. (Veja mais)

 


Ato COTEPE/ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 49 de 27.11.2013
Altera o Ato COTEPE/ICMS 13/13, que dispõe sobre os requisitos de inclusão e permanência e divulga a relação das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações contempladas com o regime especial de que trata o Convênio ICMS 17/13. (Veja mais)

 


Portaria SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA - BA nº 378 de 23.11.2013 
Divulga os resultados dos recursos interpostos pelos Municípios ao valor adicionado provisório, publicando os valores adicionados dos Municípios do Estado da Bahia e seus respectivos índices de valor adicionado definitivo, anos-base 2011 e 2012. (Veja mais)

 


Portaria SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA - BA nº 377 de 23.11.2013 
Altera a Portaria 397/2007 que dispõe sobre o levantamento de dados da produção agrícola baiana, para fins de cálculo do índice de valor Adicionado dos Municípios (IVA) e dá outras providência. (Veja mais)

 


ATO COTEPE/ICMS No -52, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013

Altera o Ato COTEPE ICMS 09/08, que dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital – EFD. (Veja mais)

 


Decreto 14.485 de 29.11.2013.

Procede a alteração no Regulamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e dá outras providências. (Veja mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 063/2013

Estabelece o valor de referência que servirá como base de cálculo da operação própria nas transferências internas de estabelecimento industrial para comercial da mesma empresa. (Veja mais)

 


Obs. – Os   Atos Cotepe acima, para entrarem em vigência, podem depender de norma específica no Regulamento do ICMS do Estado da Bahia. Fique atento(a), consulte a Sefaz.

 




SEFAZ SALVADOR DISPONIBILIZA APRESENTAÇÃO SOBRE "NOTA SALVADOR" AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE - CLIQUE AQUI

 

Empresários contábeis, em especial, devem prestar atenção às novas normas de tributação para sociedades uniprofissionais. Somente poderão ser tributadas de forma fixa, com recolhimento do ISS por alíquota fixa, as Sociedades Simples Puras (código CNAE 223-2). As sociedades que têm "Ltda" (limitada) no nome deverão recolher o ISS de acordo com o faturamento. Acesse a apresentação acima e confira os slides 21 ao 24 para informações mais detalhadas.

 


Decreto Nº 24.492, de 02 de Dezembro de 2013.
Altera os Códigos 11 e 12 da Tabela 2.03 e os itens 3 e 4 da Tabela 2.08, do Decreto nº 20.178, de 29 de outubro de 2009, e suas alterações, na forma que indica. (Veja mais)

 


DECRETO Nº 24.493 de 26 de novembro de 2013

Regulamenta a substituição  tributária do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, na forma que indica.

NR -  Profundas alterações foram implantadas. Recomendamos uma leitura completa e bem pormenorizada no assunto.

 


Reafirmada constitucionalidade da incidência de ISS sobre serviços cartorários

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de deliberação do Plenário Virtual, reconheceu a repercussão geral em matéria sobre a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente sobre as atividades de cartórios, notários e serviços de registro público. (Veja mais)




REGISTRO CADASTRAL DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

As organizações contábeis que explorem serviços contábeis são obrigadas a obter o Registro Cadastral junto ao Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição da sua sede, sem o que não poderão iniciar suas atividades, conforme dispõe o Artigo 1º da Resolução CFC nº 1390/12.
O registro cadastral compreenderá as seguintes categorias:

  • Escritório Individual;
  • Microemprendedor Individual;
  • Empresário Individual;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • Sociedade Simples Pura Limitada ou Ilimitada;
  • Sociedade Empresária Limitada.

Os parágrafos 3º e 4º  da resolução em referência diferenciam as organizações contábeis de responsabilidade individual das organizações contábeis de responsabilidade coletiva.
A exploração de atividades contábeis sem possuir registro cadastral configura infração ética e/ou disciplinar das normas da profissão contábil.

 



Solução de Divergência Cosit nº 21 de 29.11.2013.
48 
Assunto: SIMPLES NACIONAL 
Ementa: SIMPLES NACIONAL. JORNAL. FORMA DE TRIBUTAÇÃO. 
A atividade de editoração e impressão de jornais, revistas e demais periódicos, por caracterizar-se como industrial, deve ser tributada na forma do Anexo II, observada a imunidade relativa a livros, jornais, periódicos e ao papel destinado a sua impressão (CF, art. 150, VI, ‘d’). A receita oriunda da atividade de veiculação de anúncios nas páginas dessas publicações é tributada pelo anexo III. A venda de jornais, revistas e demais periódicos de produção terceirizada, por tratar-se de atividade mercantil, deve ser tributada pelo Anexo I da Lei Complementar nº 123, de 2006. (Leia na íntegra)

 


Parecer Normativo 24 de 29.11.2013.

Assunto: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.
Produtos Revendidos por Estabelecimento Industrial. Fato Gerador. Inocorrência.
Ementa: Regra geral, não ocorre fato gerador do IPI na saída de estabelecimento industrial de produto fabricado por terceiro e por ele revendido. Todavia, haverá ocorrência do fato gerador nas saídas promovidas pelo estabelecimento adquirente dos produtos sempre que este for considerado equiparado a industrial pela legislação de regência do imposto.
Dispositivos Legais: Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010, Regulamento do IPI - RIPI/2010, arts. 4º e 35, II. (Leia na íntegra)

 




Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e as produtoras cinematográficas

Por Alexsander Santana

 


Divórcio entre contabilidade e tributação

Há um conto de Luís Fernando Veríssimo em que um casal se divorcia porque os filhos ficaram traumatizados já que eles eram os únicos adolescentes com pais casados e felizes.

 


Empresário Contábil: Desafios a Superar

 


Fica para 2014 MP sobre tributos de multinacionais brasileiras

 


Na prática, eSocial já começou

Incorporativa - Desde a última sexta-feira (29-11), empresas podem checar dados trabalhistas de seus colaboradores nos cadastros oficiais, mas o cronograma geral de implantação ainda preocupa.

 


Serviço de delegação de procurações eletrônicas digitais por processo digital

Secretaria da Receita Federal do Brasil - Contribuinte poderá restringir acesso a procurações por meio de nova funcionalidade no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

 


Simples Nacional - Inclusão de novos setores da atividade

FISCOSOFT - Por Kiyoshi Harada

 


Como escolher a tributação?

DCI – SP - Quem tem uma empresa sabe o quanto é difícil manter em dia os pagamentos dos impostos, principalmente quando não percebemos a contrapartida, mas este é um assunto para outro artigo.

 


OS CONTADORES PODEM SALVAR O MUNDO?

Comunicação CFC

 


Governos firmam parcerias e ficam mais eficientes para cobrar impostos

O Estado de S.Paulo - Líderes do ranking, Rio e Pernambuco dizem que ajustes deram base para a ampliação dos investimentos.

 


Sistema que coíbe fraude no ISS ficou parado desde 2009

O Estado de S.Paulo - Segundo Sindicato dos Auditores Fiscais, informatização da cobrança anunciada neste mês foi sugerida há 4 anos para gestão Kassab.

 


Governo espera receber R$ 7 bilhões em impostos atrasados

Exame.com - Nesta conta estavam incluídos ainda programas que envolvem o Pis e o Cofins e tributação de base especial.

 


Em Santo André foram abertas 1.597 empresas até outubro

DCI - SP - Após seis meses de operação, a Sala do Empreendedor de Santo André começa a se firmar como o porto seguro do futuro empresário do município.

 


Para Receita, indústria não paga IPI na revenda
Valor - Esse é o entendimento da Coordenadoria-Geral de Tributação (Cosit) da Receita Federal.

 


INSS de empregado doméstico pode ser pago até o dia 20

Folha de S. Paulo - Prazo maior vale apenas para este mês, incluindo o salário de novembro e o 13º.

 


Métodos gráficos ajudam empresário a testar negócio

Folha de S. Paulo - Ferramentas de baixo custo identificam gargalos, possibilidades e lacunas.

 


Receitas tributáveis

Consultor Jurídico - MP 627 deve encerrar litígios sobre tributação de bancos.

 


Coação fiscal

Consultor Jurídico - Dívida de matriz não impede inscrição de filial no fisco.

 


Pagamento proporcional

Consultor Jurídico - Responsabilidade por dívida é estendida a tomador de serviço.

 


CSN adere ao Refis e pagará R$ 566 milhões à Receita Federal

G1 - Companhia informou que pagará à Receita Federal R$ 103 milhões à vista. Vale, Fibria e Banco Pan também anunciaram suas adesões ao programa.

 


Aumento de imposto sobre transferência de imóveis segue nova regra do IPTU em Florianópolis

Diário Catarinense - Projeto prevê alta do imposto sobre a transferência da posse de imóveis em até 500% para imóveis financiados pela primeira vez e 50% para os demais.

 


Recebimento de documento fiscal irregular - Responsabilidade solidária

FISCOSOFT - Por Nadja Lúcia de Carvalho Barreto.

 


Qual o significado do fim do Regime Tributário de Transição (RTT)?

Administradores.com - Criado em 2008, o RTT tratava de ajustes tributários decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis, entre os quais a Lei nº 11.638/2007 (Lei das S/A).

 


A geração do diploma

Folha de Londrina - Milhões de indivíduos que cursaram a graduação permanecem despreparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

 


Importações por empresas relacionadas

Valor - Nos últimos meses, uma série de empresas foi autuadas em razão da suposta declaração incorreta do valor aduaneiro de mercadorias importadas.

 


Tolerância quase zero

O Globo RJ - Uso do smartphone em reuniões não é bem-aceito pela maioria, mostra pesquisa.

 


É preciso ter metas claras e intolerância ao baixo desempenho

Valor -Pesquisa com 250 altos executivos do país mostra que estratégia é confusa e não sai da cúpulaT.

 


Como recuperar as perdas dos velhos planos

ISTOÉ - Supremo inicia julgamento das ações que cobram a reposição dos prejuízos gerados por medidas econômicas do passado e anima investidores que sonham em ter seu dinheiro de volta.

 



Instrução Normativa MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 4 de 25.11.2013 
(Prorroga o prazo da Instrução Normativa nº 03, de 29 de maio de 2013).

 


Portaria Conselho Federal de Educação nº 202 de 12.11.2013 
(Concede pelo Sistema CONFEF/CREFs, a Autorização Especial para o Exercício Profissional - AEEP de estrangeiros que atuem no Brasil, mediante comprovação da prestação de serviço junto à clubes e entidades brasileiras, em virtude do Ciclo Olímpico Brasileiro e Paraolímpico.

 



Resolução CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC nº 1.454 de 22.11.2013 
Dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para o exercício de 2014.

 


CVM edita norma que ajusta a regulamentação do FIP para fomentar investimentos em empresas de menor 

 



 


 




IX ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA ACONTECEU A BORDO DE CRUZEIRO - CRCBA FOI REPRESENTADO POR COMITIVA BAIANA

 

 

Lançamento da Feira de Negócios do IX Encontro da Mulher Contabilista, com o Presidente do CFC Juarez Domingues e da Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

 

No auditório principal, a Vice-Presidente do SINDCONT-RJ Vitória Maria da Silva, a Vice-Presidente do CRCBA Maria Constança Carneiro Galvão e o Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz.

 

De 27 a 30 de novembro, o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista aconteceu a bordo do navio MSC Prezioza com o intuito de reunir os profissionais para debater importantes assuntos relacionados à área técnica-contábil e à gestão empresarial. O Encontro, que aconteceu pela primeira vez em 1991, na "Cidade Maravilhosa" (Rio de Janeiro-RJ), é um marco do movimento feminino na profissão contábil. A Vice-Presidente do CRCBA Maria Constança Carneiro Galvão, primeira Presidente mulher do CRCBA, faz parte do movimento desde o início, e participou da primeira edição do Encontro. Com o lema "Mulher Contabilista: Bem vinda ao futuro", o evento atingiu seu ápice de público e grandiosidade, com programação composta de painéis e palestras de especialistas de renome nacional, além de momentos para o entrosamento e a descontração, com peça de teatro e festa temática.

 

A Vice-Presidente Maria Constança Carneiro Galvão recebe participantes no stand do CRCBA.

 

O CRCBA contou com uma comitiva de cerca de 120 participantes, dentre profissionais, Conselheiros e colaboradores. As divulgações do regional baiano foram distribuídas aos participantes do Encontro que prestigiaram seu pequeno stand.

 


SINDICATO DOS CONTABILISTAS INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES APÓS 72 ANOS DE HISTÓRIA (03/12)

 

Sessão solene para inauguração da Galeria contou com presença de lideranças da classe contábil baiana.

 

Após 72 anos de história e avanços representativos para a classe contábil baiana, o Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (SINDICONTA) inaugurou sua Galeria de Presidentes em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (03/12), na sua sede, localizada na Avenida Sete de Setembro, Centro de Salvador. Durante a reunião, a atual Diretoria do Sindicato, ex-Presidentes e representantes de outros órgãos de Contabilidade, a exemplo do CRCBA, que contou com as presenças de seu Presidente Wellington Cruz, sua Vice-Presidente Maria Constança, da Conselheira Célia Sacramento (vice-prefeita de Salvador) e da Diretora Marilene Gonzaga, relembraram antigas histórias, avanços e encontros que aconteceram durante essas oito décadas incompletas do Sindicato. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Bahia (SESCAP-BA) esteve representado pelo seu Diretor Valdomiro José Santos. As presenças dos Ex-Presidentes do SINDICONTA-BA Edson Piedade Campos, Rodoval Moreira da Hora e Edison Côrtes, somadas à participação do atual Presidente, Marco Moura, foram os ingredientes para transformar a sessão solene em uma exposição de relatos históricos da profissão contábil na Bahia. Por fim, foi realizado o descerramento da Galeria de Presidentes do SINDICONTA-BA, que ao longo dos seus 72 anos de histórias tem se modernizado, e hoje atua como fomentador da capacitação profissional e agente de benefícios ao profissional da Contabilidade.

 

Presidente e Ex-Presidentes do SINDICONTA-BA, ao lado de representantes da classe contábil da Bahia.

 


CONTADORES DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SE REUNEM EM SALVADOR DE 30/11 A 04/12

 

A Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica – ABRACONEE realiza o XXIX ENCONSEL – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica em Salvador – Bahia, no período de 30 de novembro a 04 de dezembro. O Encontro tem por objetivo promover a discussão de temas atuais e de interesse da classe contábil e visa proporcionar o congraçamento técnico dos contadores que atuam nas empresas do setor elétrico brasileiro. A programação, dividida em cinco expedientes de trabalho, aborda assuntos de interesse dos profissionais que atuam nas áreas de contabilidade, finanças, controladoria e tarifas, sem esquecer dos demais aspectos do intelecto humano.

 

A Vice-Presidente de Desenvolvimento Prodissional e Institucional do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão (foto), que já foi Diretora da Companhia Elétrica da Bahia, representou o CRCBA na ocasião, levando sua experiência de muitos anos na área como experiência a ser dividida com os participantes do Encontro. Ela participou da mesa de abertura do evento, junto com representantes da ABRACONEE, ANEEL, IBRACON e demais órgãos de influência do setor.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE EFD CONTRIBUIÇÕES EM SALVADOR, CAMAÇARI E FEIRA DE SANTANA

Os eventos ocorreram nos dias 26, 27 e 28, respectivamente


O CRC BA, com sede em Salvador, apoiado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou na manhã do dia 26, uma palestra com o tema EFD Contribuições. O mesmo evento ocorreu na cidade de Camaçari (27) e Feira de Santana (28), com o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari e da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana, respectivamente.

 

Palestra teve bom público em Camaçari.


Na capital, o encontro aconteceu no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA),localizada na Praça da Piedade, no Centro da cidade. No município de Camaçari, a palestra aconteceu no auditório da Prefeitura local e em Feira de Santana, o evento foi realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, todos com o mesmo objetivo: levar educação continuada a classe contábil.


Na ocasião, os profissionais de Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e outras categorias marcaram presença no evento e doaram alimentos para contribuir com a reparação das desigualdades sociais.

 


Mesa de abertura em Salvador.


Em Salvador, o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, o Diretor do Curso de Ciências Contábeis da UFBA, Joseilton Rocha, e o representante do Grupo Sage, Allan Gurgel, estiveram presentes na cerimônia de abertura. O grupo SAGE (IOB / FOLHAMATIC) participou da realização do evento nas três cidades envolvidas. Roberto Porfírio, Contador e Consultor Jurídico Tributário, foi o palestrante oficial em todas as cidades onde o evento ocorreu. Ele discorreu sobre o arquivo eletrônico criado pela Receita Federal, que mostra como o contador chegou a contribuição do PIS e Confins, além de explicar sobre a obrigação e desobrigação da entrega da EFD Contribuições.

 


“Este evento é importante para a formação acadêmica dos estudantes e para a capacitação dos profissionais que já atuam na área”, disse Porfírio que é Contador e Consultor Jurídico e Tributário nas áreas de imposto de renda, Contabilidade e Societário.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE NOTA FISCAL ELETRÔNICA COM A SEFAZ DE SALVADOR (19/11)

 

 

Na tarde desta terça-feira (19/11), o CRCBA realizou palestra sobre as novidades na emissão da nota fiscal eletrônica municipal de Salvador, em parceria com a Secretaria da Fazenda Municipal. A palestra foi proferida pelo Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini, que fez uma apresentação da nova ferramenta e explanou sobre melhorias e facilitação da emissão da NF Salvador, além da redução do tempo a consulta de dados, dentre outras informações. A mesa de abertura da palestra contou com a presença do Presidente do CRCBA Wellington Cruz, do Vice-Presidente de Fiscalização do CRCBA Edmilson Bispo Gonçalves, do Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini (palestrante, do Auditor Fiscal e Coordenador do Grupo da Nota Fiscal Artur Matos e do Chefe da Nota Fiscal da SEFAZ Salvador André Amado.

 

 


CFC REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER NBC TA 315 E NBC TA 610

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferece à Audiência Pública a NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção relevante por Meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambientee a NBC TA 610 – Utilização do Trabalho de Auditoria Interna.

Solicitamos que as sugestões e os comentários sejam enviados até o dia 06 de janeiro de 2014 ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para - SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica - Brasília - DF - CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.

A íntegra do documento pode ser acessada no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), link Audiência Pública.

 


UFBA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

 

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (25), as inscrições para preenchimento de uma vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Universidade Federal da Bahia. O candidato aprovado vai atuar no programa pelo período de 01 (um) ano, com a possibilidade de renovação.

As inscrições seguem até o dia 19 de novembro e são realizadas apenas pelo e-mail : ppgcont@ufba.br . A avaliação da seleção será com base no Curriculum Vitae e avaliação do projeto de pesquisa apresentado, onde cada um destes requisitos correspondem a cinquenta por cento do valor total no processo seletivo.

Os resultados e demais informações relacionadas ao certame serão divulgados no site do PPGCONT, <http://www.ppgcont.ufba.br>, a partir das 9h do dia 26 de dezembro de 2013

 


SEMINÁRIO DE DISSEMINAÇÃO DO ROSC A&A 2013 - BRAZIL

 

 


FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE PROMOVE CURSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA PEQUENAS EMPRESAS À DISTÂNCIA

 

Abordagens teóricas sobre escrituração contábil - prática de escrituração utilizando uma ferramenta usual no mercado de trabalho profissional - interpretação e análise do estatuto nacional da microempresa e empresa de pequeno porte.

Inscreva-se
Saiba Mais

Próxima Turma: 03/12/2013

 


 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação

 

 

 




  FEIRA DO CONHECIMENTO - SALVADOR (5/12/2013)

PALESTRA - SIMPLES NACIONAL: UMA RESTROSPECTIVA DAS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES - EUNÁPOLIS (5/12/2013)

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias