“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.” (Confúcio)


 




 

Prezado(a) Colega,

 

Na última semana, foi realizada a Eleição para renovação de 2/3 do Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, via internet. A chapa única inscrita para o pleito, entitulada "União, Força e Ação", da qual honrosamente faço parte, teve 73,79% dos votos, que foram 12.491, ao total. Agradeço imensamente a confiança da classe contábil baiana, expressa por esta veemente aprovação apurada no pleito eleitoral. Estamos unidos com um só pensamento - trazer valorização e desenvolvimento à classe contábil baiana, e contamos com você nessa jornada. Nesta edição, temos os resultados completos da eleição e as informações para realizar justificativa por ausência de voto.

 

 

Na edição 433 do CRCBA Notícias, temos as novidades da última semana. Aproveite esse apanhado geral do que acontece na Contabilidade e faça do CRCBA Notícias uma leitura semanal.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



CLASSE CONTÁBIL ELEGE CHAPA “UNIÃO, FORÇA E AÇÃO” PARA CONDUZIR OS DESTINOS DO CRCBA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

 

 

 

Realizado nos últimos dias 19 a 21, via internet, o processo eleitoral de renovação de 2/3 da composição Plenária do CRCBA para o quadriênio 2014/2017 contou com a participação de 12491 profissionais da Contabilidade, que exerceram seu sagrado direito de voto.   9217, ou seja, 73.79% votaram maciçamente na chapa 1, denominada “UFA – União, Força e Ação”, liderada pelo atual presidente Wellington do Carmo Cruz, para conduzir, juntamente com os conselheiros eleitos há dois anos, os destinos do CRCBA no próximo quadriênio.


O slogan da chapa vitoriosa “União, Forca e Ação”, denomina um “Movimento Social da Classe Contábil da Bahia” como o  termômetro primordial  de fortalecimento e maturidade nos destinos do Órgão.

 

A chapa é composta por representantes de todos os segmentos da Contabilidade. Estão presentes, entre os eleitos, profissionais da área pública, privada, empresarial, auditoria e pericia, docência, consultores e membros de diversas vertentes do mundo contábil. Esta convergência levou à realização de uma única chapa, com a convicção da mais absoluta representatividade social na condução da administração do CRCBA.

 

Veja abaixo os Conselheiros eleitos.

Contador Wellington do Carmo Cruz

 

Contador Antônio Carlos Ribeiro da Silva

 

Contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira

 

Contadora Graciela Mendes Ribeiro Reis

 

Contador Daniel Pinheiro Queiroz Filho

 

Contador Edvaldo Almeida dos Santos

 

Contador Miguel Ângelo Nery Boaventura

 

Contador Welington Menezes Ferraz

 

Téc. em Contabilidade Elmo Luís de Oliveira Santos

 

Téc. em Contabilidade Eduardo Leal Cardoso

 

Téc. Em Contabilidade Roberto Messias Andrade

 

Téc. em Contabilidade Gerson de Andrade Caldas

 

Contadora Marcly Amorim Pizzani

 

Contador Edson Piedade Campos

 

Contador Erivaldo Pereira Benevides

 

Contadora Renata Maria Carneiro Galvão da Silva

 

Contador Francisco Silva de Souza

 

Contador Luiz Carlos Soares da Silva

 

Contador Raimundo Santos Silva

 

Contador Vitor Maciel dos Santos

 

Contadora Valéria Lima Botelho

 

Téc. em Contabilidade Almério de Almeida Santana

 

Téc. em Contabilidade Mércia Cristina de Andrade Dias

 

Técnica em Contabilidade Valdeci Santos Pereira

 

 

ATENÇÃO, CASO NÃO TENHA VOTADO, ACESSE ABAIXO O LINK PARA JUSTIFICATIVA. A CÂMARA DE REGISTRO IRÁ ANALISAR AS JUSTIFICATIVAS, A QUAL CABE JUÍZO FINAL DE DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO.

 

Caso não tenha votado, acesse aqui o sistema para Justificativa.

 


CONFIRA A COBERTURA DA XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE NO PROGRAMA METANOIA NA TV, SÁBADO ÀS 07:30h NA TV ARATU (SBT)

 

 


 

III MUTIRÃO MULTICONSELHOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA - PARTICIPAÇÃO DA CLASSE CONTÁBIL NO DIA 28/11/2013


O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia continuam trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade uma oportunidade imperdível de negociação de débito.


O III Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2013 atenderá aos profissionais da Contabilidade no dia 28 de novembro de 2013, no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas - AV ULISSES GUIMARÃES, 2631, CAB – Salvador-Bahia,  das 13 às 18h.


Na ocasião, Profissionais da Contabilidade poderão negociar débito judicial e extrajudicial com condições diferenciadas.

 

Veja as oportunidades oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.

Art. 16. A transação dos créditos será adotada em audiências de conciliação, inclusive pré-processuais.

Art. 17. A transação dos créditos será realizada com base nos seguintes parâmetros:

I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: Apresentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.

 

Art. 17-A. Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos no Art. 13 desta Resolução, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinquenta reais) por parcela.

 

Art. 17-C. Será admitida a aplicação dos critérios da transação dos créditos na via administrativa, desde que o devedor comprove incapacidade financeira para saldar integralmente a sua dívida, a ser apurada por meio de processo administrativo, nos termos do inciso II do Art. 17 desta Resolução.”

 

Venha para a Conciliação!


Local: Fórum Teixeira de Freitas, Av. Ulysses Guimarães, n. 2799 – Sussuarana - Centro Administrativo da Bahia - Salvador/BA. CEP: 41213-970
Telefone: (71) 3617-2600





Resolução Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR nº 63 de 08.11.2013 
Altera a Resolução CAU/BR nº 26, de 2012, que trata do registro de arquitetos e urbanistas, brasileiros ou estrangeiros portadores de visto permanente, diplomados por instituições de ensino estrangeiras, nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) e dá outras providências. (Veja mais)

 


Circular SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX nº 72 de 18.11.2013 
(Inicia investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações do Canadá, da República Popular da China e dos Estados Unidos da América para o Brasil de pirofosfato ácido de sódio (SAPP), classificado no item 2835.39.20 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, e de dano à indústria doméstica.) (Veja mais)



Circular SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX nº 71 de 18.11.2013 
(Inicia investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações dos Estados Unidos da América, Federação da Malásia, Região Administrativa Especial de Hong Kong e República Popular da China para o Brasil de chapas acrílicas classificadas no item 3920.51.00 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM. (Veja mais)

 


Circular SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX nº 70 de 18.11.2013 
(Inicia investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações da República Popular da China, para o Brasil de tubos de aço sem costura, ligado ao cromo, com diâmetro externo nominal igual ou inferior a 141,3 mm, mas superior a 3mm, independente da parede e do diâmetro interno, classificados nos itens 7304.51.19, 7304.59.11 e 7304.59.19 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, e de dano à indústria doméstica.) (Veja mais)

 


Lei Federal 8.142 de 21.11.2013.

Altera o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, e dá outras providências. (Veja mais)

 


Lei Federal 8.140 de 18.11.2013.

Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Turquia para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre a Renda, firmado em Foz do Iguaçu, em 16 de dezembro de 2010. (Veja mais)

 




REFIS ESTADUAL – ÚLTIMOS DIAS PARA ADESÁO.
O Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013) entrou na reta final para aqueles contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que ainda não aderiram ao parcelamento de até oito vezes e com desconto de até 80% de multas e acréscimos moratórios. O prazo se encerra na próxima segunda-feira (25) e para poder ficar em dia com o Fisco basta acessar o banner na página principal deste site, simular seu débito digitando o número do PAF - Processo Administrativo Fiscal e escolher a forma de pagamento.
Os contribuintes devem ficar atentos também ao prazo final do Refis para quem pretende quitar o valor à vista, com desconto de até 100% de multas e acréscimos moratórios, nesse caso válido até 29 de novembro. Os débitos, de acordo com o Programa, devem ter fato gerador ocorrido até 30 de junho de 2013, mesmo aqueles com a cobrança ajuizada. Outra forma de adesão é procurando uma unidade da Sefaz-Ba mais próxima, em postos da rede SAC ou nas Inspetorias Fazendárias. O Refis 2013 entrou em vigor no início do mês de setembro e pode beneficiar até 45 mil contribuintes baianos em débito com o imposto em todo o Estado.

Fonte: www.fiscosoft.com.br   

 


Empresas do Simples Nacional ficam obrigadas a apresentar o SPED FISCAL a partir de 2016.

Esta implementação introduzida no artigo  do artigo 248 inciso V - exceto o
Microempreendedor Individual – MEI, foi inserida pelo Decreto estadual 14.812 de 15.11.2013. (Veja mais)

 


Decreto Estadual ( ICMS )  14.812 de 15.11.2013.

Procedeu a uma serie de alterações no Regulamento do ICMS do Estado da Bahia. Veja algumas.

  • Altera a descrição do item 42.1 do Anexo I do RICMS, referente às operações com veículos novos, sujeitos à substituição tributária, em conformidade com o previsto no Anexo II do Convênio ICMS 132/92;

 

  • Estabelece os percentuais de lucro a partir de 01.11.2013, para antecipação ou substituição tributária nas operações com mercadorias não enquadradas no regime de substituição tributária por antecipação, realizadas por contribuintes não inscritos no cadastro de contribuintes da Bahia.

 

  • Estabelece aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, exceto o Microempreendedor Individual (MEI), a obrigatoriedade de entrega do SPED Fiscal, a partir de 01.01.2016.
  • Incluem nas exceções do recolhimento do imposto por antecipação tributária, as      operações com açúcar, farinha de trigo, mistura de farinha de trigo, trigo em grãos e produtos comestíveis resultantes do abate de aves e gado bovino, bufalino, suíno, equino, caprino, ovino, asinino e muar.

 

  • Dispensa do lançamento e o pagamento do imposto, relativo à diferença de alíquotas, nas aquisições interestaduais de bens destinados ao ativo imobilizado de estabelecimentos industriais localizados no Estado da Bahia, para serem utilizados em processo de implantação ou ampliação da planta de produção, devendo ser autorizado pelo conselho deliberativo do PROBAHIA.
  • Altera o percentual de crédito presumido, com efeitos a partir de 01.12.2013, nas saídas interestaduais de mercadorias comercializadas por meio de internet ou telemarketing, destinadas a consumidor final, pessoa física ou jurídica não contribuinte do ICMS, de modo que a carga tributária seja equivalente a 2% do valor da operação de saída, vedada a utilização do crédito relativo à operação de entrada.

Fonte dos comentários. www.econeteditora.com.br

 


Instrução Normativa 060 de 15.11.2013.

Dispõe sobre a suspensão dos efeitos do item 5.2 da Instrução Normativa nº 04/2009. (Veja mais)

 




SEFAZ SALVADOR DISPONIBILIZA APRESENTAÇÃO SOBRE "NOTA SALVADOR" AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE - CLIQUE AQUI




IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL CORRETA - A forma correta do profissional da contabilidade promover a sua correta identificação no cartão de visitas, nas peças contábeis elaboradas e na placa de identificação do escritório deve seguir o disposto no artigo 20, parágrafo único do Decreto-lei 9.295/46 que determina que o profissional da contabilidade deverá declarar, EM TODOS OS CASOS mencionados, a categoria profissional e o seu número de registro junto ao CRCBA. Portanto, o profissional contábil deve se identificar com o nome completo, categoria profissional (Técnico em Contabilidade ou Contador) e número de registro. No caso das organizações contábeis (sociedade, escritório individual, empresário individual, etc), os dados necessários são: o nome da empresa, o número de registro e o nome do sócio ou titular responsável técnico (conforme o padrão disposto anteriormente).

 



Solução de Consulta Cosit nº 32  de 21.11.2013.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias 
Ementa: A parcela paga a servidor público vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, indicado para integrar conselho ou órgão deliberativo, na condição de representante do governo, de órgão ou de entidade da administração pública do qual é servidor, não se encontra sujeita à incidência da contribuição para o Regime Geral de Previdência Social. (Leia na íntegra)

 


Solução de Consulta Cosit nº 20 de 22.11.2013.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias 
Ementa: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA INCIDENTE SOBRE A RECEITA BRUTA. LEI Nº 12.546, DE 2011. EMPRESAS MISTAS. BASE DE CÁLCULO. CONTRIBUIÇÃO SOBRE O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO. INFORMAÇÕES EM GFIP. EFEITOS DA CONSULTA. 
As empresas consideradas mistas, isto é, que auferem receitas decorrentes da fabricação dos produtos mencionados no caput do art. 8º da Lei nº 12.546, de 2011, e de outras atividades não submetidas à substituição, deverão recolher: a) a contribuição previdenciária sobre a receita bruta, em relação aos produtos que fabrica; e b) a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento prevista nos incisos I e III do art. 22 da Lei nº 8.212, de 1991, com a aplicação do redutor previsto no art. 9º, §1º, II, da Lei nº 12.546, de 2011.(...) (Veja mais.)

 


Solução de Consulta Cosit nº 21  de 22.11.2013.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ 
Ementa: LUCRO REAL. REDUÇÃO DE MULTA E JUROS. LEI Nº 11.941, DE 2009. 
A receita oriunda da redução de multa de mora e juros de mora decorrente da fruição do benefício previsto no art. 1º, § 3º, inciso I, da Lei nº 11.941, de 2009, pode ser excluída do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real, nos termos do art. 4º, parágrafo único, da Lei nº 11.941, de 2009. 
Em razão de as multas de ofício serem indedutíveis na apuração do lucro real, a receita oriunda da redução de multa de ofício decorrente da fruição do benefício previsto no art. 1º, § 3º, inciso I, da Lei nº 11.941, de 2009, não é computada no lucro real, pois ela não terá sido deduzida em períodos de apuração anteriores. É inócuo, neste ponto, o comando do art. 4º, parágrafo único, da Lei nº 11.941, de 2009. 
Assunto: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL 
Ementa: BASE DE CÁLCULO. REDUÇÃO DE MULTA E JUROS. LEI Nº 11.941, DE 2009. (...) Veja mais,

 


Solução de Consulta Cosit nº 27 de 22.11.2013.

Assunto: Normas de Administração Tributária 
Ementa: SEDE. MATRIZ. DOMICÍLIO. DISTINÇÃO. INEXISTÊNCIA DE IDENTIDADE. CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA – CNPJ. 
A sede da pessoa jurídica é o lugar escolhido pelos seus controladores no qual pode ser demandada para o cumprimento de suas obrigações. 
Domicílio da pessoa jurídica de direito privado é o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados. 
A pessoa jurídica de direito privado pode ter vários domicílios, mas uma só sede. 
Estabelecimento matriz é aquele no qual se exercem a direção e a administração da pessoa jurídica. 
Ainda que, em regra, (...) (Veja mais)

 




A responsabilidade tributária e a desconsideração da personalidade jurídica

Por Graziele Mariete Buzanello. Publicação em www.fiscosoft.com.br

 


O "NOVO" ITIV E A PRESUNÇÃO DA MENTIRA

Marcelo N. Nogueira Reis; (Advogado e Professor de Direito Tributário)

 


Especialista explica a importância da contabilidade dentro das PMEs

Muitas pessoas desejam abrir a própria empresa, mas não dominam a contabilidade.

 


Profissionais de finanças e contabilidade apresentam alta valorização

Guia Salarial 2014 da Robert Half aponta para aumento na demanda e nos salários destes profissionais.

 


Empresas de serviços poderão ter tributação muito elevado em futuro próximo.

 



Instrução Normativa SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT nº 103 de 14.11.2013 
Dispõe sobre a atividade de análise de processos, fixa metas e os números mínimo e máximo de Auditores-Fiscais do Trabalho que deverão desempenhar a atividade de análise de processos nas Superintendências Regionais do Trabalho no ano de 2014, em razão das metas do projeto de multas e débitos.

 


Instrução Normativa SRT ( Ministério do Trabalho )  17/2013 

Estabelece procedimentos e cronograma para utilização do Sistema HomologNet pelas entidades sindicais de trabalhadores, para a assistência e homologação de rescisão de contrato de trabalho.

 


Portaria SIT 407/2013 – Altera a Portaria SIT 121/2009 que estabelece as normas técnicas de ensaios e os requisitos obrigatórios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

 



Dedutibilidade dos Bens de Pequeno Valor Dedutíveis – Valor Corrigido para R$ 1.200,00

 


Exigência de duas contabilidades para mesmo exercício social é sepultada pela MP 627.

 



 


 




PRESIDENTE DO CRCBA É ENTREVISTADO POR ESTUDANTE DE CONTABILIDADE

 


O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, recebeu na manhã desta segunda-feira (25), Raimunda Rodrigues da Silva, estudante do 4º semestre do curso de Ciência Contábeis da UNIJORGE. A estudante realizou uma entrevista com o Presidente sobre as atitudes importantes que deverão ser executadas pelos profissionais da área contábil.

“ Nós devemos ter a capacidade de liderar e discutir como está a posição da empresa em que atuamos, ler livros de diversas áreas, não somente da área contábil, acompanhar as notícias divulgadas nas revistas a fim de obtermos o conjunto de conhecimentos que o exercício da profissão exige”, afirmou Cruz.

Na ocasião, a estudante convidou o Presidente a participar do seminário sobre “O Contador do Século XXI”, que ocorrerá no auditório Zélia Gattai da UNIJORGE ás 19 horas do próximo dia 3 de dezembro. Durante o Seminário será apresentada a entrevista do Presidente.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA NO AUDITÓRIO DA UFBA SOBRE EFD CONTRIBUIÇÕES



O CRCBA, com a poio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou na manhã desta terça-feira (26), uma palestra com o tema EFD Contribuições. O encontro aconteceu no auditório da UFBA, localizada na Praça da Piedade, no Centro de Salvador, e contou com a participação dos Profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e outras categorias que doaram alimentos para contribuir com a reparação das desigualdades sociais.

 


Esteve presente na abertura o Evento o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, o Diretor do Curso de Ciências Contábeis da UFBA, Joseilton Rocha, e o representante do Grupo Sage, Allan Gurgel. O palestrante, Roberto Porfírio, discorreu sobre o arquivo eletrônico criado pela Receita Federal, que mostra como o profissional chegou à contribuição do PIS e Confins, além de explicar sobre a obrigação e desobrigação da entrega da EFD Contribuições.

 


“ Este evento é importante para a formação acadêmica dos estudantes e para a capacitação dos profissionais que já atuam na área”, disse Porfírio, que é Contador e Consultor Jurídico e Tributário nas áreas de imposto de renda, Contabilidade e Societário.

 


I SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO E FISCAL REÚNE CLASSE EM SALVADOR (18/11)

 

Mesa de abertura do evento.


O I Seminário: Contencioso Tributário e Fiscal reuniu profissionais da Contabilidade no Hotel Sol Victoria Marina para o debate de temas importantíssimos da área, com a participação de especialistas de respaldo. Na mesa de abertura do evento (foto), estiveram presentes o Juiz Federal da 13a Vara de Salvador Dr. Carlos Dávila Teixeira, o Presidente do CRCBA Wellington Do Carmo Cruz, o Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador Raimundo Pires, o Presidente do IBRACON-BA Edmar Sombra Bezerra, o Diretor de Inteligência do IBPT Othon de Andrade Filho, o Coordenador Acadêmico da FBC-Ba Erivaldo Benevides e o Conselheiro do CRCBA Edson Piedade Campos. O Presidente Wellington do Carmo Cruz reforçou o ideal de promover a valorização profissional por meio de ações de educação continuada e agradeceu aos palestrantes e aos participantes por abrilhantarem o evento com suas presenças.

 


Palestra "O Processo Contencioso Tributário Fiscal na Justiça", por Dr. Carlos Dávila Teixeira.


A primeira palestra do dia foi sobre o "O Processo Contencioso Tributário Fiscal na Justiça", ministrada pelo Dr. Carlos Dávila Teixeira, com a coordenação da Drª Carolina Landim, Membro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF). Na sequência, o empresário Othon de Andrade Filho ministrou a palestra “Balancos.com - A central de balanços e relatórios gerenciais do IBPT”, sob a coordenação do Conselheiro Edson Piedade Campos (CRCBA).



Palestra “Balancos.com - A central de balanços e relatórios gerenciais do IBPT”, por Othon de Andrade Filho.


Na parte da tarde, a palestra “Transparência no Processo Administrativo Fiscal e o ICAT” foi proferida pelo Mestre em Contabilidade pela USP Ildo Fucs, sob a coordenação do Doutor em Direito pela PUC e Conselheiro da OAB Oscar Mendonça.

 


Palestra “Transparência no Processo Administrativo Fiscal e o ICAT”, por Ildo Fucs (USP).

 

Encerrando as atividades do seminário, foi apresentado o painel “Discutindo o Processo Fiscal Administrativo nas esferas: Federal, Estadual e Municipal”, com participação do Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz, do Presidente da 6ª Turma de Julgamento da Delegacia da Receita Federal na cidade de Salvador Flaviano Nicodemos de Andrade Lima, do Presidente do Conselho de Fazenda Estadual (CONSEF) Rubens Bezerra Soares e coordenação do Diretor do Sistema FIEB Carlos Henrique Jorge Gantois.

 


Painel “Discutindo o Processo Fiscal Administrativo nas esferas: Federal, Estadual e Municipal”, com participação do Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE NOTA FISCAL ELETRÔNICA COM A SEFAZ DE SALVADOR (19/11)

 

 

Na tarde desta terça-feira (19/11), o CRCBA realizou palestra sobre as novidades na emissão da nota fiscal eletrônica municipal de Salvador, em parceria com a Secretaria da Fazenda Municipal. A palestra foi proferida pelo Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini, que fez uma apresentação da nova ferramenta e explanou sobre melhorias e facilitação da emissão da NF Salvador, além da redução do tempo a consulta de dados, dentre outras informações. A mesa de abertura da palestra contou com a presença do Presidente do CRCBA Wellington Cruz, do Vice-Presidente de Fiscalização do CRCBA Edmilson Bispo Gonçalves, do Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini (palestrante, do Auditor Fiscal e Coordenador do Grupo da Nota Fiscal Artur Matos e do Chefe da Nota Fiscal da SEFAZ Salvador André Amado.

 

 


UFBA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

 

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (25), as inscrições para preenchimento de uma vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Universidade Federal da Bahia. O candidato aprovado vai atuar no programa pelo período de 01 (um) ano, com a possibilidade de renovação.

As inscrições seguem até o dia 19 de novembro e são realizadas apenas pelo e-mail : ppgcont@ufba.br . A avaliação da seleção será com base no Curriculum Vitae e avaliação do projeto de pesquisa apresentado, onde cada um destes requisitos correspondem a cinquenta por cento do valor total no processo seletivo.

Os resultados e demais informações relacionadas ao certame serão divulgados no site do PPGCONT, <http://www.ppgcont.ufba.br>, a partir das 9h do dia 26 de dezembro de 2013

 


FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE PROMOVE CURSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA PEQUENAS EMPRESAS À DISTÂNCIA

 

Abordagens teóricas sobre escrituração contábil - prática de escrituração utilizando uma ferramenta usual no mercado de trabalho profissional - interpretação e análise do estatuto nacional da microempresa e empresa de pequeno porte.

Inscreva-se
Saiba Mais

Próxima Turma: 03/12/2013

 


 

NOVEMBRO AZUL - Prevenção do câncer de próstata

 

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito por um urologista e o exame de sangue para a dosagem do PSA.

Segundo estes especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Recomendam também que homens com histórico de câncer de próstata na família iniciem mais cedo os exames de prevenção.

Consulte o seu médico

Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.

Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico.

  1. Escreva todos os sintomas que está sentindo, incluindo qualquer um, mesmo que não pareça estar associado à razão principal do agendamento com o médico. Importante: caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária acima de 45 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos
  2. Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.
  3. Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico, se for possível. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.
  4. Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os com você. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.
  5. Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem for o homem detectado com câncer de próstata, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
  6. Para esclarecer as dúvidas com relação ao câncer de próstata, uma dica é incluir também as perguntas abaixo:
    - os sintomas que eu sinto podem significar câncer de próstata?
    - no exame de toque é possível já saber se tenho algum tumor?
    - será necessário fazer o exame de PSA? Ele é um complemento ao exame de toque retal? Como isso funciona?
    - eu preciso fazer outros exames? Quais?
    - de quanto em quanto tempo estes exames precisam ser repetidos?
  7. Faça uma lista de perguntas e dúvidas que você tenha, de forma que o médico possa esclarecê-lo durante a consulta. Não se sinta intimidado: o médico é a pessoa mais indicada para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo.

 

Instituto Lado a Lado pela Vida

http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/prevencao-e-diagnostico/prevencao#.Uotn7yf4LSM

 


 

 


 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação

 

 

 




  PALESTRA: EFD CONTRIBUIÇÕES - CAMAÇARI (27/11/2013)

  PALESTRA: EFD CONTRIBUIÇÕES - FEIRA DE SANTANA (28/11/2013)

  FEIRA DO CONHECIMENTO - SALVADOR (5/12/2013)




Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias