“Enganaram-se os que pensavam que o STF iria ter um negro submisso, subserviente.”  (Joaquim Barbosa).

 




 

Prezado(a) Colega,

 

Hoje iniciamos um processo muito importante para a classe contábil baiana e de todo o Brasil - as Eleições para 2/3 do Plenário dos Conselhos Regionais de Contabilidade, que acontece via internet, até as 20h do dia 21/11/2013. Nesta edição do CRCBA Notícias, bem como está disponível em nosso site e divulgações extraordinárias, divulgamosas orientações necessárias para que o profissional possa votar. Confira, nas matérias abaixo, guia passo a passo, link do sistema de votação, relação de chapa habilitada e demais informações sobre elegibilidade, regras e procedimentos. O voto, além de um exercício primordial da democracia, é uma responsabilidade do profissional da Contabilidade.

 

Gostaria de agradecer aos palestrantes e aos participantes do I Seminário: Contecioso Tributário e Fiscal, realizado ontem (18/11), no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador - BA. Fico muito feliz em reunir especialistas de grande respaldo e perceber o interesse dos profissionais baianos em obter capacitação e crescimento, nas mais variadas segmentações do mercado contábil. Esse é o caminho que acreditamos e trilharemos em prol do crescimento e da valorização de nossa profissão.

 

A edição 432 do CRCBA Notícias traz as novidades das áreas tributárias, de legislação, fiscal e muito mais, coletadas na última semana. Aproveite esse apanhado geral do que acontece na Contabilidade e faça do CRCBA Notícias uma leitura semanal.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



ATENÇÃO: ELEIÇÕES CRCBA DE 19 A 21/11/2013
As votações serão realizadas através da internet entre os dias 19 e 21 de novembro

Confira aqui a relação da chapa habilitada para eleições do CRCBA (chapa única).
Clique aqui e acesse o Sistema de Votação
Guia passo a passo para realizar votação via internet
Veja mais perguntas e respostas


Caso não tenha recebido a sua senha provisória, veja aqui os procedimentos


Começa a partir das 00h do dia 19/11 e vai até às 20h do dia 21/11 a  votação para as eleições de 2/3 do Plenário dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Profissionais com o registro definitivo em situação regular e aqueles cujos débitos parcelados estão em dia encontram-se aptos a participar da votação, que acontecerá via internet. O voto é facultativo para quem possui registro provisório, assim como para quem possui 70 anos de idade ou mais.


Para realizar a votação, o profissional deverá  acessar o site  https://eleicao.cfc.org.br , informar no campo login seu número de registro profissional e a senha provisória (encaminhada pelo CFC via Correios), que deverá ser convertida em uma outra definitiva. Em caso de esquecimento ou o não recebimento da senha provisória em tempo hábil, o profissional deverá acessar o site e solicitar  uma outra senha através do comando “ Enviar nova senha Provisória”.

 

Os profissionais com débitos pendentes deverão realizar o pagamento para se tornarem aptos ao procedimento. Para as pendências quitadas com menos de 5 dias úteis antes do período das votações, será necessária a apresentação do respectivo comprovante bancário na sede do CRCBA em horário de atendimento, ou o envio digitalizado do comprovante de pagamento e do boleto para o e-mail eleicao2013@crc-ba.org.br. Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, acontece plantão de atendimento específico à eleição até às 20h na sede do CRCBA, localizada na rua do Salete, 320, Barris, Salvador - BA.

As votações ocorrem a cada dois anos e a não participação sem justificativa considerada válida no procedimento acarretará em multa. Para mais informações sobre procedimentos, regras, débitos e elegibilidade, clique aqui.

Evite multa por ausência de voto, exerça o seu papel democrático!

 


CONFIRA A COBERTURA DA XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE NO PROGRAMA METANOIA NA TV, SÁBADO ÀS 07:30h NA TV ARATU (SBT)

 

 


 

III MUTIRÃO MULTICONSELHOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA - PARTICIPAÇÃO DA CLASSE CONTÁBIL NO DIA 28/11/2013


O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia continuam trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade uma oportunidade imperdível de negociação de débito.


O III Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2013 atenderá aos profissionais da Contabilidade no dia 28 de novembro de 2013, no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas - AV ULISSES GUIMARÃES, 2631, CAB – Salvador-Bahia,  das 13 às 18h.


Na ocasião, Profissionais da Contabilidade poderão negociar débito judicial e extrajudicial com condições diferenciadas.

 

Veja as oportunidades oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.

Art. 16. A transação dos créditos será adotada em audiências de conciliação, inclusive pré-processuais.

Art. 17. A transação dos créditos será realizada com base nos seguintes parâmetros:

I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: Apresentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.

 

Art. 17-A. Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos no Art. 13 desta Resolução, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinquenta reais) por parcela.

 

Art. 17-C. Será admitida a aplicação dos critérios da transação dos créditos na via administrativa, desde que o devedor comprove incapacidade financeira para saldar integralmente a sua dívida, a ser apurada por meio de processo administrativo, nos termos do inciso II do Art. 17 desta Resolução.”

 

Venha para a Conciliação!


Local: Fórum Teixeira de Freitas, Av. Ulysses Guimarães, n. 2799 – Sussuarana - Centro Administrativo da Bahia - Salvador/BA. CEP: 41213-970
Telefone: (71) 3617-2600





MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013.

Altera a legislação tributária federal relativa ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, à Contribuição para o PIS/PASEP e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS; revoga o Regime Tributário de Transição - RTT, instituído pela Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009; ddispõe sobre a tributação da pessoa jurídica domiciliada no Brasil, com relação ao acréscimo patrimonial decorrente de participação em lucros auferidos no exterior por controladas e coligadas e de lucros auferidos por pessoa física residente no Brasil por intermédio de pessoa jurídica controlada no exterior; e dá outras providências.

Nota da redação do CRCBA: alertamos que esta  Medida Provisória traz profundas alterações na legislação do imposto de renda, da CLSS e do PIS / COFINS.  Recomendamos aprofundamento completo sobre a matéria. (Veja mais)

 


Receita Federal do  Brasil extingue o RTT e emite notas sobre melhor compreensão da Medida Provisória 627.



Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.603/2013

 Altera a Portaria Conjunta RFB/SCS n° 1.908/2012, que institui o SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio.
As alterações referem-se às penalidades aplicadas nas hipóteses de:
- apresentação extemporânea dos registros no SISCOSERV;
- não atendimento à intimação da RFB para efetivar ou para prestar esclarecimentos quanto aos registros;
- registro no SISCOSERV com informações inexatas, incompletas ou omitidas.
A Portaria ainda estabelece as penalidades para a pessoa física, inexistentes anteriormente, nas mesmas hipóteses.
Tais alterações são decorrência da publicação da Lei n° 12.873/2013, que alterou a redação do artigo 57da Medida Provisória n° 2.158-35/2001, que dispõe sobre as penalidades por não cumprimento de obrigações acessórias. 

Fonte: www.econeteditora.com.br.

 


Circular SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX nº 69 de 08.11.2013 


(Homologa compromisso de preços, para amparar as importações brasileiras de ácido cítrico, citrato de sódio, citrato de potássio, citrato de cálcio e suas misturas, comumente classificados nos itens 2918.14.00 e 2918.15.00 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, fabricado pelas empresas que menciona.) (Veja mais)

 


Lei Ordinária 12.280 de 13.11.2013.

Altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, que “dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde”, para incluir tratamentos entre as coberturas obrigatórias. (Veja mais)

 




Contribuintes do ICMS  têm até o dia 25 para aderir ao parcelamento do Refis 2013

Os contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que quiserem aderir ao parcelamento previsto no Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013) têm até o dia 25 de novembro para fazer essa opção. O parcelamento pode ser feito em até oito vezes e prevê ainda um desconto de até 80% de multas e acréscimos moratórios. O Refis 2013 entrou em vigor no início do mês de setembro e pode beneficiar até 45 mil contribuintes baianos em débito com o imposto em todo o Estado. (Veja mais)

 


Decreto 14.811 de 14.11.2013.

Dispõe sobre os procedimentos referentes ao Encerramento do Exercício 2013 e aprova a 6ª Edição do Manual de Encerramento do Exercício Financeiro. (Veja mais)

 




 

Aviso ao contribuintes: Emissão de nota fiscal

A Secretaria da Fazenda do Município do Salvador informa que implantará, a partir do dia 04 de novembro, novo aplicativo para emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e, para atendimento ao programa Nota Salvador, instituído pela Lei 8.421/2013, com novas regras e funcionalidades. (Veja mais)




O profissional da contabilidade, ao enviar a cópia da documentação base para fins de prestação de contas da Decore Eletrônica pela emissão de 50(cinqüenta) DECORES, passará por 02 análises:

  1. Uma análise simples, inicial, em que conferirá se essas documentações foram todas enviadas.
    Depois desse procedimento, o CRCBA efetuará a liberação de mais 50 (cinquenta) Decores ao profissional da contabilidade.
  2. Posteriormente, essa prestação de contas recepcionada será despachada para um inspetor fiscal efetuar uma análise mais complexa  em que averiguará se o lastro destas DECORES foram elaboradas em conformidade com a Resolução CFC 1.364/11, alterada pela Resolução 1403/2012.
Constatada a existência de irregularidades, será aberto processo administrativo de fiscalização para apuração de infração ética e/ou disciplinar.

 




Contribuição sobre a folha de salários e exoneração fiscal - FISCOSOFT

Por Thiago Bouchabki Puppin

 


Créditos do PIS e COFINS – Serviços e Peças de Manutenção – Transporte – Possibilidade

 


Orçamento de honorários contábeis para um possível cliente - Classe contábil
Conhecer o futuro cliente é primordial para definir o valor do honorário contábil. Mas será que é assim que sempre acontece?

 


Imunidade tributária para templos de qualquer culto segundo o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal

 


Multa por atraso na entrega de declarações para a Receita sofre alterações
Novamente as multas pelo atraso na entrega de obrigações acessórias exigidas pela Receita Federal do Brasil sofreram alterações. A última modificação ocorreu em 2012 por meio da Lei nº 12.766/2012.

 


O que comemorar na reforma do Imposto de Renda?.

 



Acúmulo de funções não gera pagamento adicional por parte do empregador - Eduardo Galvão Rosado* 

 


Seguro-desemprego e abono vão passar por pente-fino
De olho na disparada das despesas, governo anuncia investigação na liberação de benefícios.

 


Como o eSocial muda o dia a dia da sua empresa
Apesar da promessa de simplificação, especialistas temem que a folha de pagamento digital aumente o trabalho no setor de RH.

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 15 DE OUTUBRO DE 2013 
Dispõe sobre o depósito, registro e arquivo de convenções e acordos coletivos de trabalho e sobre a solicitação de mediação coletiva de conflitos trabalhistas nos órgãos do Ministério do Trabalho e Emprego.

 



 


 




I SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO E FISCAL REÚNE CLASSE EM SALVADOR (18/11)

 

Mesa de abertura do evento.


O I Seminário: Contencioso Tributário e Fiscal reuniu profissionais da Contabilidade no Hotel Sol Victoria Marina para o debate de temas importantíssimos da área, com a participação de especialistas de respaldo. Na mesa de abertura do evento (foto), estiveram presentes o Juiz Federal da 13a Vara de Salvador Dr. Carlos Dávila Teixeira, o Presidente do CRCBA Wellington Do Carmo Cruz, o Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador Raimundo Pires, o Presidente do IBRACON-BA Edmar Sombra Bezerra, o Diretor de Inteligência do IBPT Othon de Andrade Filho, o Coordenador Acadêmico da FBC-Ba Erivaldo Benevides e o Conselheiro do CRCBA Edson Piedade Campos. O Presidente Wellington do Carmo Cruz reforçou o ideal de promover a valorização profissional por meio de ações de educação continuada e agradeceu aos palestrantes e aos participantes por abrilhantarem o evento com suas presenças.

 


Palestra "O Processo Contencioso Tributário Fiscal na Justiça", por Dr. Carlos Dávila Teixeira.


A primeira palestra do dia foi sobre o "O Processo Contencioso Tributário Fiscal na Justiça", ministrada pelo Dr. Carlos Dávila Teixeira, com a coordenação da Drª Carolina Landim, Membro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF). Na sequência, o empresário Othon de Andrade Filho ministrou a palestra “Balancos.com - A central de balanços e relatórios gerenciais do IBPT”, sob a coordenação do Conselheiro Edson Piedade Campos (CRCBA).



Palestra “Balancos.com - A central de balanços e relatórios gerenciais do IBPT”, por Othon de Andrade Filho.


Na parte da tarde, a palestra “Transparência no Processo Administrativo Fiscal e o ICAT” foi proferida pelo Mestre em Contabilidade pela USP Ildo Fucs, sob a coordenação do Doutor em Direito pela PUC e Conselheiro da OAB Oscar Mendonça.

 


Palestra “Transparência no Processo Administrativo Fiscal e o ICAT”, por Ildo Fucs (USP).

 

Encerrando as atividades do seminário, foi apresentado o painel “Discutindo o Processo Fiscal Administrativo nas esferas: Federal, Estadual e Municipal”, com participação do Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz, do Presidente da 6ª Turma de Julgamento da Delegacia da Receita Federal na cidade de Salvador Flaviano Nicodemos de Andrade Lima, do Presidente do Conselho de Fazenda Estadual (CONSEF) Rubens Bezerra Soares e coordenação do Diretor do Sistema FIEB Carlos Henrique Jorge Gantois.

 


Painel “Discutindo o Processo Fiscal Administrativo nas esferas: Federal, Estadual e Municipal”, com participação do Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE NOTA FISCAL ELETRÔNICA COM A SEFAZ DE SALVADOR (19/11)

 

 

Na tarde desta terça-feira (19/11), o CRCBA realizou palestra sobre as novidades na emissão da nota fiscal eletrônica municipal de Salvador, em parceria com a Secretaria da Fazenda Municipal. A palestra foi proferida pelo Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini, que fez uma apresentação da nova ferramenta e explanou sobre melhorias e facilitação da emissão da NF Salvador, além da redução do tempo a consulta de dados, dentre outras informações. A mesa de abertura da palestra contou com a presença do Presidente do CRCBA Wellington Cruz, do Vice-Presidente de Fiscalização do CRCBA Edmilson Bispo Gonçalves, do Subsecretário da SEFAZ Salvador George Tormini (palestrante, do Auditor Fiscal e Coordenador do Grupo da Nota Fiscal Artur Matos e do Chefe da Nota Fiscal da SEFAZ Salvador André Amado.

 

 


Presidentes do CFC e CRCBA participa do VIII Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis

O evento contou com apoio do CRCBA

 

Mesa de abertura do encontro, com presença dos Presidentes do CRCBA e do CFC.


O Presidente do CRCBA, Wellintgton do Carmo Cruz, e o Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fizeram parte da grade de programação do VIII Semana de Contabilidade em Vitória da Conquista - BA. O evento também contou com palestras da Vice-Prefeita de Salvador, Conselheira Célia Sacramento, da Vice-Presidente do CRCBA Maria Constança Galvão, do Vice-Presidente Antônio Carlos Ribeiro, do Conselheiro do CFC e ex Vice-Presidente do CRCBA Edvaldo Paulo de Araújo, do Doutor em Controladoria e Contabilidade Valcemiro Nossa, dentre outros especialistas. A realização do encontro teve apoio do CRCBA e de outros órgãos, inclusive do Conselho Federal de Contabilidade. O encontro foi voltado para os estudantes de Ciências Contábeis, profissionais contábeis, estudantes de áreas correlatas e a comunidade como um todo.

 

Presidente Wellington Cruz (CRCBA) e o Presidente Juarez Carneiro (CFC) registram foto com participantes do evento.

O evento ocorreu entre os dias 14 a 17 deste mês, no auditório da FAINOR, em Vitória da Conquista, com a finalidade de promover a educação em contabilidade e a importância da aplicação das diversas vertentes da ciência contábil na tomada de decisões. A função social que o profissional de contabilidade exerce no país também foi alvo de reflexão durante as palestras.

 


CRCBA REALIZA DOAÇÃO DE LEITE EM PÓ PARA LAR DE IDOSOS CARENTES (13/11)

 

 

Na tarde do dia 13/11, o CRCBA realizou a doação de 100 latas e 20 pacotes de leite em pó ao Lar Frei Lucas, que cuida de idosos no bairro da Ribeira, em Salvador. O leite, que é doado por profissionais e estudantes que participam dos event...os de educação continuada do CRCBA, chegou em boa hora para ajudar o belo trabalho voluntário exercido pelo Frei Lucas, que ajuda idosos carentes a levarem uma vida mais digna. O Lar não tem nenhum subsídio público e conta com a ajuda de cidadãos que possam doar alimentos, fraldas geriátricas, remédios e um pouco de sua atenção. NA foto, o Presidente Wellington Do Carmo Cruz entrega o termo de doação à colaboradora do Lar Frei Lucas, com equipe do CRCBA e dois dos idosos residentes.

 


CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DIVULGA RESULTADO DO 2º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2013

 

O CFC publicou, no dia 11/11/2013, no Diário Oficial da União, na Seção 3, páginas 277 a 316, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2013, após análise de recursos. As provas foram aplicadas no dia 29 de setembro.

Seguem as listas dos aprovados:

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

   

Gabaritos oficiais após análise de recursos

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

 


PRESIDENTE DO CRCBA RECEBE TÍTULO DE SÓCIO BENEMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DA BAHIA (12/11)

 

O Coral da ASAP/CAP recebeu o Presidente Wellington Cruz uma sequência de belas canções.

 

Na Bahia, existem cerca de 1.600.000 idosos. Em Salvador, são 300.000 cidadãos. Entretanto, não existe um Fundo do Idoso, que possa ser convertido em benefícios a essa parcela tão considerável de nossa população, que acumula sabedoria e experiência. A   ASAP/CAP  -  Associação  dos  Servidores  Aposentados   e   Pensionistas da  Previdência  Federal  na  Bahia / Casa  do  Aposentado  e  Pensionista é uma instituição pública de direito privado que atua com o objetivo de prestar serviço de assistência social e fomenatar ações de cidadania aos idosos, aos servidores do INSS e Ministério da Saúde, aos aposentados, pensionistas e seus dependentes.

 

Na tarde de ontem (11/11), o Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, foi empossado como novo sócio-benemérito da ASAP/CAP, por conta do trabalho parceiro realizado a frente do Conselho, no intuito de promover a capacitação e a orientação de práticas de prestação de contas e de controle às entidades não governamentais do estado da Bahia. Desde 2012, após convênio firmado com a ONG Parceiros Voluntários, o CRCBA tem atuado como mobilizador e apoiador do trabalho de revitalização de entidades sem fins lucrativos baianas.

 

O Presidente Wellington Cruz (CRCBA) recebe placa de homenagem da Vice-Presidente da ASAP/CAP Belanísia Ribeiro.

 

O Presidente Wellington Cruz, que foi recebido na sede da ASAP/CAP com apresentação do seu coral, formado por idosos, ficou bastante emocionado com a homenagem e prometeu apoio constante às causas da população idosa. "Na minha família, fazer bem ao próximo sempre foi uma marca indelével. Divido essa homenagem com os Conselheiros e os funcionários do CRCBA, que possibilitam a realização de trabalhos dessa natureza. Me sinto muito honrado em fazer parte deste seleto grupo e continuaremos a apoiar suas causas." O termo de posse, junto com placa de homenagem, foi entregue pela Vice-presidente Belanísia Ribeiro dos Santos, pela Cidadã Voluntária Lícia Maia, integrante da Rede Baiana do Terceiro Setor e membro da Comissão da Mulher Contabilista da Bahia, e pela Diretora de Serviço Social Waldelice de Almeida Silva.

 

Durante a cerimônia, foram entregues certificados de "Cidadão Voluntário" aos integrantes da Asssociação já empossados de forma solene.

 


FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE PROMOVE CURSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA PEQUENAS EMPRESAS À DISTÂNCIA

 

Abordagens teóricas sobre escrituração contábil - prática de escrituração utilizando uma ferramenta usual no mercado de trabalho profissional - interpretação e análise do estatuto nacional da microempresa e empresa de pequeno porte.

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Próxima Turma: 03/12/2013

 


 

NOVEMBRO AZUL - Prevenção do câncer de próstata

 

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito por um urologista e o exame de sangue para a dosagem do PSA.

Segundo estes especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Recomendam também que homens com histórico de câncer de próstata na família iniciem mais cedo os exames de prevenção.

Consulte o seu médico

Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.

Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico.

  1. Escreva todos os sintomas que está sentindo, incluindo qualquer um, mesmo que não pareça estar associado à razão principal do agendamento com o médico. Importante: caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária acima de 45 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos
  2. Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.
  3. Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico, se for possível. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.
  4. Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os com você. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.
  5. Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem for o homem detectado com câncer de próstata, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
  6. Para esclarecer as dúvidas com relação ao câncer de próstata, uma dica é incluir também as perguntas abaixo:
    - os sintomas que eu sinto podem significar câncer de próstata?
    - no exame de toque é possível já saber se tenho algum tumor?
    - será necessário fazer o exame de PSA? Ele é um complemento ao exame de toque retal? Como isso funciona?
    - eu preciso fazer outros exames? Quais?
    - de quanto em quanto tempo estes exames precisam ser repetidos?
  7. Faça uma lista de perguntas e dúvidas que você tenha, de forma que o médico possa esclarecê-lo durante a consulta. Não se sinta intimidado: o médico é a pessoa mais indicada para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo.

 

Instituto Lado a Lado pela Vida

http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/prevencao-e-diagnostico/prevencao#.Uotn7yf4LSM

 


 

II Congresso Brasileiro de Governança Tributária

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação é o realizador do 2º Congresso Brasileiro de Governança Tributária. O encontro vai debater temas atuais de tributação e agregar conhecimento ao participante. Aprenda a obter melhores resultados no âmbito empresarial ou institucional. Saiba mais.

 


 

 


 


 


PALESTRA SOBRE IMPACTOS TECNOLÓGICOS DO SPED EM CAETITÉ (21/11)

 

A Contabilidade Rinaj, Contabilidade Carvalho, Contabilidade Êxito, Razão Contábil e a Alterdata Software convidam os profissionais de Caetité e região para participarem de palestra e conhecer os Impactos Tecnológicos relacionados ao Fisco Digital na sua empresa. As inscrições são gratuitas ep odem ser realizadas clicando aqui.

 

Loca: Auditório Cetep ( Colégio Modelo), Avenida Anisio Teixeira s/n, Centro, Caetité - Bahia.

Data: Dia 21/11/2013

Credenciamento: 19:15
Início: 19:30
Encerramento: 21:30


 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação

 

 

 




  NOVIDADES NA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA MUNICIPAL - SALVADOR (19/11/2013)

  PALESTRA: EFD CONTRIBUIÇÕES - CAMAÇARI (27/11/2013)

  PALESTRA: EFD CONTRIBUIÇÕES - FEIRA DE SANTANA (28/11/2013)

  FEIRA DO CONHECIMENTO - SALVADOR (5/12/2013)




Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
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