"Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem." (Getúlio Vargas.)

 




 

Prezado(a) Colega,

 

Ontem foi um dia muito especial, quando recebi da ASAP/CAP  -  Associação  dos  Servidores  Aposentados   e   Pensionistas da  Previdência  Federal  na  Bahia / Casa  do  Aposentado  e  Pensionista o título de Sócio Benemérito, como forma de reconhecimento do apoio prestado pelo CRCBA às entidades do terceiro setor, por meio do convênio com a ONG Parceiros Voluntários, que empreende a revitalização e capacitação do corpo técnico do terceiro setor na Bahia. Gostaria de estender essa homenagem a toda a classe contábil baiana, para que nós possamos ampliar e multiplicar as ações de bem ao próximo.

 

Gostaria de parabenizar os Conselheiros Maria Constança Carneiro Galvão e Hélio Barreto Jorge, que foram eleitos como Conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade para o quadriênio 2014/2017. Desejo aos representantes baianos do Plenário Federal que possam levar os ideais e os pleitos do nosso estado com muita força e representatividade. Alerto a classe contábil baiana sobre as eleições para 2/3 do Plenário do CRCBA, que acontece de 19 a 21 de novembro via internet. Esse é um momento muito importante de exercício de democracia e também um dever do profissional da Contabilidade. Confira, abaixo, todas as orientações para o voto.

 

No dia 18/11, teremos a primeira edição do Seminário: Contencioso Tributário e Fiscal, que acontecerá no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador - BA. O evento conta com grandes nomes da área e é uma grande oportunidade de crescimento profissional. As inscrições estão disponíveis no site do CRCBA.

 

A edição 431 do CRCBA Notícias traz as novidades das áreas tributárias, de legislação, fiscal e muito mais, coletadas na última semana. Aproveite esse apanhado geral do que acontece na Contabilidade e faça do CRCBA Notícias uma leitura semanal.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DIVULGA RESULTADO DO 2º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2013

 

O CFC publicou, no dia 11/11/2013, no Diário Oficial da União, na Seção 3, páginas 277 a 316, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2013, após análise de recursos. As provas foram aplicadas no dia 29 de setembro.

Seguem as listas dos aprovados:

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

   

Gabaritos oficiais após análise de recursos

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

   


ELEIÇÕES CRCBA 2013 - DE 19 A 21 DE NOVEMBRO VIA INTERNET

 

Confira aqui a relação da chapa habilitada para eleições do CRCBA (chapa única).


Clique aqui e acesse o Sistema de Votação

Guia passo a passo para realizar votação via internet

Perguntas e Respostas

 

Brasília (DF).  As eleições dos Conselhos Regionais de Contabilidade serão realizadas de 19 a 21 de novembro de 2013. Contadores e técnicos em Contabilidade com registro definitivo originário e transferido, e aqueles com situação regular com o Conselho Regional deverão votar. Vale ressaltar que o voto é facultativo para os profissionais acima de 70 anos.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional e coordenador das Eleições no Sistema CFC/CRCs , Enory Luiz Spinelli, as votações, neste ano, ocorrerão como nas Eleições passadas, ou seja, somente pela internet. “Uma equipe trabalhará durante o período de votação para que se tenha tranquilidade no processo eleitoral”, afirma o vice-presidente.

O Conselho Federal de Contabilidade já enviando, a partir de hoje (17/10), senha provisória para todos os profissionais com Registro Ativo contido na base de dados dos Conselhos Regionais. O profissional deverá criar uma senha definitiva para votar. Mais informações podem ser obtidas  nas “Regras e procedimentos para a Eleição via Internet são publicadas” (Clique aqui)

 

Sistema CFC/CRCs

O Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade e o Distrito Federal congregam o Sistema CFC/CRCs. Atualmente há 491.215 profissionais em plena atividade e 82.260 Organizações Contábeis. As eleições nos Conselhos Regionais ocorrem  a cada dois anos e os profissionais são obrigados a votar. O não cumprimento da votação acarretará em multa.

 

Confira, abaixo, as publicações oficiais do CRCBA.

 

Edital de Convocação para Registro de Chapas (ATARDE).

Edital de Convocação para Registro de Chapas (CORREIO)

Edital de Convocação para Registro de Chapas (Diário Oficial)

Relação de Chapa Registrada (ATARDE)

Relação de Chapa Registrada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (ATARDE)

Relação de Chapa Habilitada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (Diário Oficial)

 


ELEITOS OS NOVOS CONSELHEIROS PARA O PLENÁRIO DO CFC
Postado por: Comunicação CFC

 

A eleição para a renovação de 2/3 dos membros do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi realizada  no dia  7 de novembro. A sessão eleitoral foi presidida pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Foi inscrita no pleito apenas a Chapa 1 – liderada pelo contador José Martonio Alves Coelho. A chapa foi eleita por unanimidade pelos delegados-eleitores representantes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do País.

A eleição foi regida pelo Decreto-Lei nº 1.040/69, Resolução CFC nº 1370/12 e Resolução CFC nº 1.440/13.

Os conselheiros eleitos serão empossados na primeira sessão plenária de 2014, que irá ocorrer no dia 7 de janeiro. Na ocasião, também serão eleitos os membros do Conselho Diretor do CFC – presidente, vice-presidentes e representante dos técnicos em contabilidade – para a gestão 2014/2015.

 

Na foto (da esq. para a dir.), o Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade Adeildo Osório de Oliveira, o Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRCBA Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, o líder da chapa eleita José Martonio Alves Coelho, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA Maria Constança Carneiro Galvão (conselheira eleita do CFC), o Coordenador Administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade - Setorial Bahia Hélio Barreto Jorge (conselheiro eleito do CFC) e o Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz.

 

Novos conselheiros

Representanto o Estado da Bahia, em substituição a Edvaldo Paulo de Araújo e Antônio Roberto de Souza, cujos mandatos terminarão em 31.12.2013, foram  eleitos a Contadora   Maria Constança Carneiro Galvão, como membro titular, e o Contador  Hélio Barreto Jorge, como membro suplente.

Para conselheiros efetivos, com mandato de 1º/1/2014 a 31/12/2017, foram eleitos os contadores: Luiz Fernando Nóbrega (São Paulo), Nelson Zafra (Paraná), Sergio Faraco (Santa Catarina), João Alfredo de Souza Ramos (Espírito Santo), Heraldo de Jesus Campelo (Maranhão), Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Piauí), Maria do Rosário de Oliveira (Rio Grande do Norte), José Martonio Alves Coelho (Ceará), Aécio Prado Dantas Júnior (Sergipe), Carlos Henrique do Nascimento (Alagoas), Zulmir Ivanio Breda (Rio Grande do Sul) e Maria Constança Carneiro Galvão (Bahia).

Os técnicos em contabilidade efetivos eleitos foram: Edemar Wayhs (Mato Grosso), Juliana Aparecida Soares Martins (Tocantins), Bernardo Rodrigues de Souza (Amapá), Pedro Miranda (Rondônia), Cleber Oliveira de Figueiredo (Paraíba) e Maria Perpétua dos Santos (Goiás).

Para conselheiros suplentes, com o mesmo período de mandato, foram eleitos os contadores: José Aparecido Maion (São Paulo), Luiz Carlos de Souza (Paraná), Marisa Luciana Schvabe de Morais (Santa Catarina), Evandro Benedito dos Santos (Mato Grosso), Vânia Labres da Silva (Tocantins), João Altair Caetano dos Santos (Rondônia), Gardênia Maria Braga de Carvalho (Piauí), Everildo Bento da Silva (Rio Grande do Norte), Rivoldo Costa Sarmento (Alagoas), Henrique Ricardo Batista (Goiás), Paulo Walter Schnorr (Rio Grande do Sul) e Helio Barreto Jorge (Bahia).

Os técnicos em contabilidade suplentes eleitos foram: Paulo Luiz Pacheco (Espírito Santo), Márcia Fátima Fernandes Dantas (Amapá), Hermelino de Jesus Souza (Maranhão), Osvaldo Rodrigues da Cruz (Ceará), José Augusto Costa Sobrinho (Sergipe) e Terezinha Carvalho Fernandes (Paraíba).






Lei Ordinária 12.879 de 06.11.2013.

Dispõe sobre a gratuidade dos atos de registro, pelas associações de moradores, necessários à adaptação estatutária à Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, e para fins de enquadramento dessas entidades como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. (Veja mais)

 


Decreto 8.138 de 07.11.2013.

Dispõe sobre os bens destinados à pesquisa e à lavra de jazidas de petróleo e gás natural passíveis de serem submetidos ao Regime de Entreposto Aduaneiro. (Veja mais)



Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1407 de 05.11.2013.
Altera a Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, que disciplina o despacho aduaneiro de mercadorias destinadas à exportação. (Veja mais)

 


Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1408 de 05.11.2013.

Estabelece os procedimentos para habilitação e coabilitação ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Usinas Nucleares (Renuclear). (Veja mais)

 


Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1409 de 08.11.2013.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.277, de 28 de junho de 2012, que institui a obrigação de prestar informações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no Brasil e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados. (Veja mais)

 


Governo edita MP que revoga Regime Tributário de Transição

O “Diário Oficial da União”  de hoje traz a Medida Provisória (MP) 627, que revoga o Regime Tributário de Transição (RTT) e também produz alterações na tributação sobre o lucro  de controladas e coligadas no exterior. (Veja mais)

 




REFIS 2013
Prevê desconto de até 100% de multas e acréscimos moratórios para pagamento à vista, e de até 80% para parcelamento em até oito vezes. (Veja mais)

 


Decreto nº 14.802 de  05 de Novembro de 2013.

Altera o Regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico - FUNDESE, aprovado pelo Decreto nº 7.798, de 05 de maio de 2000. (Veja mais)

 


Instrução Normativa 58 de 08.11.2013.
Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Veja mais)

 




Decreto Municipal (Salvador) 24.419 de 06.11.2013.

Regulamenta os art. 32 a 46 da Lei Municipal nº 8.421, de 15 de julho de 2013, referente ao Cadastro Informativo Municipal – CADIN Municipal. (Veja mais)

 


Parcelamento dos tributos municipais Lei 8.422 de 16.07.2013.

Até agora não se tem noticias sobre a  regulamentação do parcelamento previsto na lei 8.422 de 16.07.2013. Informações não oficiais de que somente vigorará a partir de janeiro próximo. (Veja mais)

 


Prefeitura vai combater sonegação de ISS a partir de informações de operadoras de cartão

A Prefeitura de Salvador conta agora com mais um instrumento para combater a sonegação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS. Foi publicada na edição do dia 03/11 do Diário Oficial do Município – DOM a Instrução Normativa que determina o fornecimento de dados por parte das operadoras de cartões de crédito ou débito relativos às operações efetuadas pelas empresas prestadoras de serviços localizadas na capital baiana. O objetivo é cruzar essas informações com os valores declarados pelas empresas para efeito de pagamento do ISS. (Veja mais)




Que a Certidão de Regularidade Profissional (CRP) tem por finalidade comprovar, exclusivamente, a regularidade do Profissional da Contabilidade perante o Conselho Regional de Contabilidade na data da sua emissão, quando da assinatura de um trabalho técnico ou quando solicitado em convênios, editais de licitação ou por clientes. Está regulamentada pela Resolução CFC 1.402/12 e possui validade em todo o território nacional.



Solução de Consulta Cosit nº 13 de 08.11.2013.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ 
Ementa: Para fins de comprovação de preços de mercadorias importadas, admite-se a apresentação de relatório de auditores externos independente, em que for observado que o valor do custo de aquisição das mercadorias foi registrado de acordo com a legislação brasileira, juntamente com relatório enumerativo das faturas comerciais de aquisição dos produtos pela empresa fornecedora vinculada. Quaisquer relatórios de procedência estrangeira deverão ser traduzidos, notarizados, consularizados e registrados em Cartório de Registro de Títulos e Documentos, em substituição das cópias de faturas comerciais. 
A apresentação do relatório de auditores externos independentes para fins de comprovação de preços não afasta a possibilidade de serem requeridos, durante procedimento de fiscalização, quaisquer outros documentos, tais como faturas comerciais de entrada de mercadorias, previstos pela legislação brasileira.

 




O conflito entre o CARF e a RFB sobre o conceito de insumos para fins de créditos da COFINS e do PIS.
Por: Roberto Rodrigues de Morais. Publicação da www.fiscosoft.com.br

 


A jornada de trabalho dos Professores Celetistas.
Por: Luiz Fernando Bimbatti Mattos* . Publicação da www.fiscosoft.com.br

 


Conflitos heterogêneos entre ISS e ICMS
Por: Henrique Uemura*. Publicação da www.fiscosoft.com.br

 


FGTS poderá ser usado em fundos de empresas de infraestrutura
G1 - Atualmente, 37 milhões de trabalhadores têm dinheiro no FGTS. Rentabilidade do fundo está baixa e bem menor que a inflação.

 


Governo quer novo Simples Internacional - DCI

 


Governo edita MP que revoga Regime Tributário de Transição
Comunicação CFC

 



MTE vai modernizar Sistema Público de Emprego
Casa Civil autorizou R$ 440 milhões para reestruturação do Sine e Superintendências regional do Trabalho em todo país. (Veja mais)

 


Circular nº 24, de 1º/11/2013 

Orientação quanto ao preenchimento do requerimento Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal no Portal Mais Emprego – Campo RGP Embarcação. (Veja mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 18 de 06.11.2013.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias
Ementa: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. CESSÃO DE MÃO-DE-OBRA. RETENÇÃO DE 3,5%.
O Decreto nº 7.828, 16 de outubro de 2012, cumpre a exigência de regulamentação estabelecida no § 2º do art. 78 da Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012, para a produção de efeitos das disposições dos arts. 53 a 56 relativas à contribuição previdenciária sobre a receita de que tratam os arts. 7º a 9º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011.
Considerando que não há norma específica que estabeleça critérios relativos à retenção da contribuição previdenciária, no caso de contratação de empresas para execução de serviços mediante cessão de mão-de-obra, de que trata o § 6º do art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011, aplica-se, no que couber, as disposições previstas nos artigos 112 a 150 da Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009.
O prestador de serviço está obrigado a destacar na Nota Fiscal o valor da retenção, conforme art. 126 da IN RFB nº 971, de 2009, cabendo ao contratante verificar na legislação se a atividade da empresa contratada está sujeita ao regime de incidência da contribuição sobre a receita, na competência da prestação de serviço efetuado mediante cessão de mão-de-obra, para efeito de aplicação do percentual de retenção de 3,5%.

 



Contabilidade e auditoria rimam com democracia.

 


NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013.

Dispõe sobre trabalhos de revisão de demonstrações contábeis.

 



 


 




PRESIDENTE DO CRCBA RECEBE TÍTULO DE SÓCIO BENEMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DA BAHIA (12/11)

 

O Coral da ASAP/CAP recebeu o Presidente Wellington Cruz uma sequência de belas canções.

 

Na Bahia, existem cerca de 1.600.000 idosos. Em Salvador, são 300.000 cidadãos. Entretanto, não existe um Fundo do Idoso, que possa ser convertido em benefícios a essa parcela tão considerável de nossa população, que acumula sabedoria e experiência. A   ASAP/CAP  -  Associação  dos  Servidores  Aposentados   e   Pensionistas da  Previdência  Federal  na  Bahia / Casa  do  Aposentado  e  Pensionista é uma instituição pública de direito privado que atua com o objetivo de prestar serviço de assistência social e fomenatar ações de cidadania aos idosos, aos servidores do INSS e Ministério da Saúde, aos aposentados, pensionistas e seus dependentes.

 

Na tarde de ontem (11/11), o Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, foi empossado como novo sócio-benemérito da ASAP/CAP, por conta do trabalho parceiro realizado a frente do Conselho, no intuito de promover a capacitação e a orientação de práticas de prestação de contas e de controle às entidades não governamentais do estado da Bahia. Desde 2012, após convênio firmado com a ONG Parceiros Voluntários, o CRCBA tem atuado como mobilizador e apoiador do trabalho de revitalização de entidades sem fins lucrativos baianas.

 

O Presidente Wellington Cruz (CRCBA) recebe placa de homenagem da Vice-Presidente da ASAP/CAP Belanísia Ribeiro.

 

O Presidente Wellington Cruz, que foi recebido na sede da ASAP/CAP com apresentação do seu coral, formado por idosos, ficou bastante emocionado com a homenagem e prometeu apoio constante às causas da população idosa. "Na minha família, fazer bem ao próximo sempre foi uma marca indelével. Divido essa homenagem com os Conselheiros e os funcionários do CRCBA, que possibilitam a realização de trabalhos dessa natureza. Me sinto muito honrado em fazer parte deste seleto grupo e continuaremos a apoiar suas causas." O termo de posse, junto com placa de homenagem, foi entregue pela Vice-presidente Belanísia Ribeiro dos Santos, pela Cidadã Voluntária Lícia Maia, integrante da Rede Baiana do Terceiro Setor e membro da Comissão da Mulher Contabilista da Bahia, e pela Diretora de Serviço Social Waldelice de Almeida Silva.

 

Durante a cerimônia, foram entregues certificados de "Cidadão Voluntário" aos integrantes da Asssociação já empossados de forma solene.

 


Funcionários dos CRCs participam de Treinamento e Fórum sobre cobrança na sede do CFC
Comunicação CFC

Por: Telma Martes


Advogados e funcionários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os estados e do Distrito Federal participaram do Treinamento e Fórum sobre Procedimentos e Cobranças de 29 a 31/11, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). A encarregada do setor de Dívida Ativa do CRCBA Janete Assis e o Assessor Jurídico Eusébio de Oliveira participaram do encontro.

 


O objetivo do treinamento foi alinhar os procedimentos normativos para efetivação da cobrança de débitos de anuidades vencidas. No primeiro dia, os temas abordados foram evolução dos processos de cobrança, canais de cobrança, boleto bancário, quadro normativo e outros.

 

 


 

NOVEMBRO AZUL - Combate ao câncer de próstata
Por Claudio Murta - DIário de S. Paulo

 

O dia 17 de novembro marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. A data, criada em 1988 para conscientização sobre o problema, deve alertar os homens com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer.  O tumor de próstata é o mais comum e o segundo que mais mata. Mas será que existem formas para reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer? A resposta é sim: existem meios de se diminuir e prevenir o câncer de próstata.

 

O famoso check-up reduz a chance de morrer por câncer de próstata em quase 25% e as metástases em até 40%. Todo homem com mais de 50 anos ou 45 anos se tiver histórico familiar de câncer de próstata deve ir ao urologista para realizar os exames preventivos. Neste ano, no congresso europeu de câncer foi apresentado um estudo com mais de 45 mil homens que comparou aqueles que adotavam estilos de vida saudáveis contra os que não tinham. Nessa pesquisa, foi demonstrado que o câncer de próstata pode ser reduzido em quase 40% nos pacientes que adotavam pelo menos cinco dos seis hábitos saudáveis recomendados.

 

O primeiro hábito é o tabagismo. Pacientes que nunca fumaram ou que largaram o vício há mais de dez anos têm risco menor. O segundo diz respeito ao excesso de peso. Associado a esse fator, está o terceiro que coloca homens que praticam atividade física regular num grupo de baixo risco. 

 

Homens que ingerem mais do que três porções de tomate por semana têm risco menor. O homem também é beneficiado se ingerir mais de uma porção de peixe por semana. Por fim, a carne vermelha, quando consumida em menores quantidades (menos de três porções por semana), também reduz o risco de câncer de próstata.

 

Esses hábitos de vida não dependem de ninguém a não ser de nós,  homens. Somada a eles, uma ida anual ao urologista pode salvar muitos de nós dessa terrível doença que é o câncer de próstata.

 

*Claudio Murta, urologista, é coordenador do Centro de Referência em Saúde do Homem



 


 

II Congresso Brasileiro de Governança Tributária

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação é o realizador do 2º Congresso Brasileiro de Governança Tributária. O encontro vai debater temas atuais de tributação e agregar conhecimento ao participante. Aprenda a obter melhores resultados no âmbito empresarial ou institucional. Saiba mais.

 


Vitória da Conquista recebe o VIII EBECIC

Postado por: Comunicação CFC

 

Será realizado de 14 a 17 de novembro, em Vitória da Conquista – BH, o VIII Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis (EBECIC). O evento tem por finalidade promover  a discussão de professores, estudantes e profissionais sobre a educação em contabilidade e seu papel nas tomadas de decisões, aplicado nas várias vertentes da ciência contábil, visa também chamar atenção para a função social que a contabilidade e o contador exercem no Brasil.

O Encontro contará com palestras, talk show, grupos de discussões, painel e outros. Entre os palestrantes, estará presente o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Carneiro Domingues. Cerca de 400 participantes, dentre eles, estudantes e profissionais da área, participarão do Encontro.

Mais informações no email ebecic2013.geral@hotmail.com

 


 

 


 


 


PALESTRA SOBRE IMPACTOS TECNOLÓGICOS DO SPED EM CAETITÉ (21/11)

 

A Contabilidade Rinaj, Contabilidade Carvalho, Contabilidade Êxito, Razão Contábil e a Alterdata Software convidam os profissionais de Caetité e região para participarem de palestra e conhecer os Impactos Tecnológicos relacionados ao Fisco Digital na sua empresa. As inscrições são gratuitas ep odem ser realizadas clicando aqui.

 

Loca: Auditório Cetep ( Colégio Modelo), Avenida Anisio Teixeira s/n, Centro, Caetité - Bahia.

Data: Dia 21/11/2013

Credenciamento: 19:15
Início: 19:30
Encerramento: 21:30


 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação

 

 

 




I SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO FISCAL - SALVADOR (18/11/2013)

 

NOVIDADES NA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA MUNICIPAL - SALVADOR (19/11/2013)


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias