"Somos criaturas de hábitos e nossas opções são incorporadas a esse ser que chamamos de "eu".Há um ditado popular que retrata bem essa situação: 'Pensamentos tornam-se ações,ações tornam-se hábitos,hábitos tornam-se nosso caráter e o caráter torna-se nosso destino.' Em outras palavras, nosso caráter é determinado por nossas ações." (James C. Hunter)

 




 

Prezado(a) Colega,

 

Esta última semana foi muito especial para a classe contábil baiana. Logo na sexta-feira (25/10), a Conselheira Maria Constança Carneiro Galvão, nossa eterna Presidente, foi agraciada com a outorga da Comenda Maria Quitéria, em solenidade no Plenário Cosme de Farias, Câmara Municipal de Salvador. Gostaria de parabenizar Maria Constança pela justíssima homenagem, que se faz muito oportuna a essa mulher guerreira que dedica sua vida à profissão contábil.

 

Já no sábado (26/10), tive a honra de estar reunido com os Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA, num dia muito produtivo, em que pudemos conhecer e debater com mais calma a realidade do interior do estado, traçando estratégias para fazer dos nossos serviços rpestados à sociedade cada vez mais eficientes.

 

Já no domingo (27/10), o momento foi de muita alegria e crescimento, com a abertura da XI Convenção de Contabilidade da Bahia, que até a terça-feira (29/10), reuniu a classe contábil baiana com momentos de aprendizado, integração, descontração e networking. Agradeço a todos os participantes, palestrantes, expositores, Conselheiros, Delegados, Coordenadores, funcionários e aqueles que de alguma forma contribuíram para mais um grande evento de sucesso. Foram três dias ímpares para a classe contábil baiana, que mais uma vez repetiu a tradição de um evento de muito brilho, de casa cheia, com uma programação riquíssima que manteve o público entretido todo o tempo, assim como o auditório também permaneceu cheio por todo o evento. A todos, o meu muito obrigado!

 

E como a profissão não pára, seguem as novidades das áreas tributárias, de legislação, fiscal e muito mais, coletadas na última semana. Aproveite esse apanhado geral do que acontece na Contabilidade e faça do CRCBA Notícias uma leitura semanal.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA ENTROU PARA HISTÓRIA COMO MAIS UM EVENTO DE SUCESSO DA CLASSE CONTÁBIL

 


Com o tema central “Contabilidade: Ciência a Serviço da Sustentabilidade”, a XI Convenção de Contabilidade da Bahia (XI CCB) reuniu cerca de 500 profissionais, estudantes e amigos da Ciência Contábil de 27 a 29 de outubro, na primeira capital do Brasil, Salvador – BA. Foram painéis, palestras, apresentação de 21 trabalhos científicos (3 destes premiados), homenagens, apresentações culturais e muito mais, que fizeram o salão Lótus do Hotel Fiesta estar lotado do início ao fim do evento. Mais uma vez, a classe contábil baiana mostrou o seu brilho, e fez valer a tradição do seu evento mais charmoso, que repetiu mais uma edição de sucesso. Na tarde do domingo (27/10), a programação técnica foi iniciada com o III Fórum Baiano de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis, que discutiu  o ensino de Contabilidade em IFRS na graduação e o papel do professor de Contabilidade – “Contador Professor ou Professor Contador”.

 


III Fórum Baiano de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis.

 



A mesa que dirigiu os trabalhos contou com a presença do Presidente do CRCBA Wellington Cruz (CRCBA); da Vice-Presidente do CRCBA Maria Constança Carneiro Galvão; do Diretor de Contabilidade da SEFAZ-BA Manoel Roque dos Santos Filho, representando o Governador do Estado, do Deputado Estadual Capitão Tadeu Fernandes; do Presidente da Junta Comercial da bahia Francisco Nobre; do Presidente do SESCAP-BA André Luiz Lago Martinez; da Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis Jucileide Leitão; do Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade Adeildo Osório de Oliveira; do Presidente do IBRACOn-BA Edmar Sombra Bezerra, do Presidente do SINDICONTA-BA Marco Aurélio Moura; do Coordenador da FBC-BA Hélio Barreto Jorge; do  Presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia Roberto Ibrahim Uehbe; do ex-Presidente do CRCBA Sudário de Aguiar Cunha, dentre outros representantes da sociedade baiana e classe contábil.  

 


Hélio Portela (JUCEB) recebe a medalha "Amigo do CRCBA".

 

Patrícia Jorge recebe a medalha "Amigo do CRCBA".

 

O Deputado Capitão Tadeu recebe a medalha "Amigo do CRCBA".


A abertura ficou marcada por justas homenagens, uma bela palestra motivacional e uma apresentação humorística. A comenda “Amigo do CRCBA” foi entregue a três personalidades que alcançaram destaque positivo em prol da classe contábil baiana. Receberam a homenagem o Deputado Estadual Capitão Tadeu Fernandes, o Secretário Geral da Junta Comercial da Bahia Hélio Portela e a Ex-Presidente do SESCAP – Bahia Patrícia Jorge. O profissional da Contabilidade Cláudio Maltas, que emocionou o público presente com sua história de superação de desafios. Cláudio, apesar de ter nascido com algumas limitações físicas, se formou em Contabilidade, é Diretor Suplente do Sindicato dos Contabilistas da Bahia e realiza palestras de superação em grandes eventos.

 


Cláudio Maltas apresentou a palestra "Superando Desafios".

 


Adamastor Pitaco animou o fim da noite com seu humor regional.


Durante a XI CCB, já na segunda-feira (28/10), foi realizada a 12ª edição do Fórum Baiano da Mulher Contabilista, que contou com o talkshow “Mulheres: Experiências e Vivências”, com participação de personalidades femininas das mais diversas áreas profissionais e apresentação do músico Marcelo Timbó, vocalista da banda Batifun, advogado e professor de Direito.

 

Durante a XI CCB, foram apresentados 21 trabalhos científicos.


Após três dias reunidos com especialistas da Contabilidade de renome nacional e internacional, os participantes da XI CCB puderam retornar a seus lares com a sensação de engrandecimento profissional e saudades de mais uma oportunidade de interação da classe.

 


URGENTE - CONSELHEIRA OLIVIA MARQUES TROCCOLI NECESSITA DE DOAÇÃO DE SANGUE TIPO A+

 

Prezados(as) Amigos(as), a Conselheira Olivia Marques Troccoli, Coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil na Bahia, está precisando de nossa ajuda, através da doação de sangue tipo A+, no HEMOBA, Av. Vasco da Gama, s/n, Rio Vermelho, Salvador-BA.

Contamos com a colaboração dos amigos da classe contábil, bem como dos demais voluntariosos.

Vamos compartilhar a informação e incentivar os nossos amigos portadores do tipo sanguíneo requerido que vão agora mesmo doar.

 


CONTADORA MARIA CONSTANÇA RECEBE A COMENDA MARIA QUITÉRIA (25/10)


A Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, recebeu a outorga da Comenda Maria Quitéria da Câmara Municipal de Salvador na noite da última sexta-feira (25/10), em solenidade realizada no Plenário Cosme de Farias. Maria Constança, primeira mulher a presidir o Órgão, recebeu a homenagem em iniciativa da Vereadora Tia Eron, em solenidade prestigiada por amigos, familiares e membros da classe contábil e sociedade baiana.

 

Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\medalha-maria-quiteria\constanca.jpg


Tia Eron destacou as relevantes contribuições prestadas pela Comendadora à cidade de Salvador e ao estado baiano. A Vereadora definiu Maria Constança com a palavra “inspiração”, ao vê-la como “destemida, pioneira e vitoriosa”, e fez comparação com Maria Quitéria, considerando-a uma mulher “heroína” dos dias atuais”. Em seu discurso, ainda destacou a superação de um câncer, em 2006, o casamento duradouro com Renato Galvão e sua trajetória vitoriosa na Diretoria da Coelba e seu engajamento na Contabilidade Eleitoral.


Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\medalha-maria-quiteria\constanca2.jpg


Maria Constança recebeu a Comenda Maria Quitéria das mãos de seu marido Renato, da filha Renata Maria e de sua neta, que leva o mesmo nome da mãe. Emocionada, Constança agradeceu a homenagem e a dividiu com a classe contábil. Agradeceu a “generosidade da Vereadora Tia Eron” e a presença de todos, assumindo o compromisso de que a outorga da honraria aumenta o seu compromisso e a sua responsabilidade profissional.


Na ocasião, foi exibido um vídeo em homenagem à Maria Constança, de autoria do Conselho Regional de Contabilidade, e uma apresentação musical da cantora Jaqueline Costa. A Banda de Música da Guarda Municipal, sob regência do GM Hamilton Fernando, executou o Hino Nacional. O ex-vereador Renato Ventura conduziu a homenageada pelo Plenário Cosme de Farias.


A mesa de trabalho foi composta pela vice-prefeita Célia Sacramento (CRCBA), pelas secretárias municipais Ivete Sacramento e Rosemma Maluf, pelo Presidente do CRCBA Wellington do Carmo Cruz, o Presidente do IBRACON-BA Edmar Bezerra, Ilnah Oliveira (JUCEB), o Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade Adeildo Osório de Oliveira e o Vice-Presidente Técnico do CRCBA Antônio Carlos Ribeiro da Silva. Estiveram presentes no plenário Conselheiros, Delegados, Coordenadores e funcionários do CRCBA.

 


PROCESSO ELEITORAL DOS CRCs ACONTECERÁ DE 19 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013

 

O processo eleitoral para escolha de 2/3 do Plenário dos Conselhos Regionais de Contabilidade acontecerá de 19 a 21 de novembro de 2013. Fique atento(a), o voto, além de um direito, é uma responsabilidade do profissional da Contabilidade. Confira, abaixo, as publicações oficiais.

 

Edital de Convocação para Registro de Chapas (ATARDE).

Edital de Convocação para Registro de Chapas (CORREIO)

Edital de Convocação para Registro de Chapas (Diário Oficial)

Relação de Chapa Registrada (ATARDE)

Relação de Chapa Registrada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (ATARDE)

Relação de Chapa Habilitada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (Diário Oficial)






Ato Declaratório Executivo COORDENAÇÃO-GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA - CODAC nº 55 de 18.10.2013 
Dispõe sobre a instituição de códigos de receita para os casos que especifica. (veja mais)

 


Lei Ordinária 12.873 de 25.10.2013.

Altera as Leis nºs 8.212, de 24 de julho de 1991, e 8.213, de 24 de julho de 1991, o Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1942 - Consolidação das Leis do Trabalho, as Leis nºs 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, institui o Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que Atuam na Área da Saúde e que Participam de Forma Complementar do Sistema Único de Saúde - PROSUS; dispõe sobre o repasse pelas entidades privadas filantrópicas e entidades sem fins lucrativos às suas mantenedoras de recursos financeiros recebidos dos entes públicos, DENTRE OUTRAS MUITAS ALTERACOES. Veja aqui a integra  da Lei.



Instrução Normativa RFB nº 1.406, de 23 de outubro de 2013

Dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e o Programa Gerador da Dirf 2014 (PGD Dirf 2014). (Veja mais)

 


Instrução Normativa RFB nº 1.405, de 23 de outubro de 2013

Substitui o Anexo II da Instrução Normativa RFB nº 1.215, de 15 de dezembro de 2011, que dispõe sobre o Comprovante de Rendimentos pagos e do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. (Veja mais)

 


Lei Ordinária 12.872 de 25.10.2013.

Altera a Lei no 10.552, de 13 de novembro de 2002, para dispor sobre a concessão de garantia da União a entidades controladas indiretamente pelos entes da Federação; autoriza o aumento do capital social da VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; autoriza a União a renegociar condições financeiras e contratuais das operações de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES que menciona; altera o cálculo da receita líquida real dos Municípios, para adequação à Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001; autoriza a União a conceder crédito ao BNDES, no montante de até R$ 15.000.000.000,00 (quinze bilhões de reais), em condições financeiras e contratuais que permitam o seu enquadramento como instrumento híbrido de capital e dívida ou elemento patrimonial que venha a substituí-lo na formação do patrimônio de referência; promove ações de cooperação energética com países da América Latina; cria o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, integrante do Quadro de Pessoal Militar do Exército; altera a Medida Provisória no 2.196-3, de 24 de agosto de 2001, as Leis nos 4.117, de 27 de agosto de 1962, 11.345, de 14 de setembro de 2006, 12.844, de 19 de julho de 2013, e 12.249, de 11 de junho de 2010; revoga a Lei no 10.951, de 22 de setembro de 2004, e dispositivos das Leis nos 12.844, de 19 de julho de 2013, e 12.761, de 27 de dezembro de 2012; e dá outras providências. (Veja mais)

 




Instrução Normativa SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - BA nº 53 de 19.10.2013 
Dispõe sobre o crédito relativo às entradas de bens destinados ao ativo imobilizado e respectivo serviço de transporte. (Veja mais)

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 155 de 18.10.2013 
Dispõe sobre a adesão do Estado do Amazonas às disposições do Convênio ICMS 91/12, que autoriza os Estados e o Distrito Federal a conceder redução da base de cálculo do ICMS no fornecimento de refeição promovido por bares, restaurantes e estabelecimentos similares, e dispõe da exclusão dos entes federados que cita das disposições do Convênio.

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 154 de 18.10.2013 
Altera o Convênio ICMS 125/11, que autoriza a exclusão da gorjeta da base de cálculo do ICMS incidente no fornecimento de alimentação e bebidas promovido por bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 146 de 18.10.2013 
Autoriza a concessão de crédito presumido em substituição aos estornos de débitos decorrentes das prestações de serviços de telecomunicações, em período definido. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 144 de 18.10.2013 
Altera o Convênio ICMS 15/07, que dispõe sobre o cumprimento de obrigações tributárias em operações com energia elétrica, inclusive aquelas cuja liquidação financeira ocorra no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 143 de 18.10.2013 
Altera o Convênio ICMS 77/11, que dispõe sobre o regime de substituição tributária aplicável ao ICMS incidente sobre as sucessivas operações internas ou interestaduais relativas à circulação de energia elétrica, desde a produção ou importação até a última operação que a destine ao consumo de destinatário que a tenha adquirido em ambiente de contratação livre. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 142 de 18.10.2013 
Altera o Convênio ICMS 117/04, que dispõe sobre o cumprimento de obrigações tributárias em operações de transmissão e conexão de energia elétrica no ambiente da rede básica. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 141 de 18.10.2013 
Altera o Convênio ICMS 83/00, que dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações interestaduais com energia elétrica não destinada à comercialização ou à industrialização. 

 


Convênio ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 138 de 18.10.2013 
Altera Anexo Único do Convênio ICMS 162/94, que autoriza os Estados e o Distrito Federal conceder isenção do ICMS nos operações com medicamentos destinados ao tratamento do câncer. 

 


Ajuste SINIEF CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 21 de 18.10.2013 
Altera o Ajuste SINIEF 01/12, que institui regime especial nas operações e prestações que envolvam jornais e dá outras providências. 

 


Instrução Normativa da Sefaz Bahia 55 de 27.10.2013.

Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Veja mais)

 


Os links para acesso aos convênios acima, até a data do fechamento desta edição, ainda não estavam disponibilizadas no site do CONFAZ.

Obs. – As normas jurídicas acima,  para entrar em vigência, podem depender de norma específica no Regulamento do ICMS do Estado da Bahia. Fique atento(a), consulte a Sefaz.

 




Decreto (Salvador) 24.390 de 29.10.2013.

Prorroga, em caráter excepcional, o vencimento do Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis - ITIV, na forma que indica. (Veja mais)

 


NOVIDADES NA LEGALIZACAO DE EMPRESAS  EM LAURO DE FREITAS.

No  último dia 17 de outubro foi publicada a Lei nº 1.501/2013 que dispõe sobre o funcionamento de escritórios virtuais no Município de Lauro Freitas e estabelece as atividades permitidas ao usuário daqueles escritórios. Pensada e construída em parceria com os representantes do segmento, a lei visa preencher os constantes questionamentos dos requerentes em relação à base legal utilizada na análise dos processos de viabilidade. 

Além dessa iniciativa, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas promoveu, em parceria com a Junta Comercial da Bahia, a otimização do fluxo do REGIN, sistema através do qual as empresas são formalizadas. Agora o sistema só encaminha as solicitações aos órgãos que realmente precisam ser ouvidos, em cada etapa da análise, dando mais velocidade à resposta ao empresário.

Agora ficou mais fácil, mais transparente e mais rápido abrir empresa em Lauro de Freitas. Em breve se apresentara com  mais novidades!

Na oportunidade, informamos que está no ar o site da SEPLAN que, amparado no princípio da transparência, traz informações importantes para quem quer empreender nesta  cidade.

Confiram: http://seplan.laurodefreitas.ba.gov.br

 




Que é permitida a realização de propaganda dos serviços contábeis sem nenhuma restrição prévia ao veículo de comunicação a ser utilizado. Todavia, de acordo com o artigo 3º inciso I do Código de Ética Profissional do Contador - CEPC (denominação atual conforme Res. CFC 1307/10 publicada no Diário Oficial da União de 14.12.2010) fica vedado ao profissional contábil “anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da organização contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos e trabalhos realizados”. Acerca dessa normatização legal e por força da atuante ação fiscalizatória, o CRCBA orienta para que as propagandas não contenham:

1. frases ou indicações de que o anunciante é melhor ou mais capacitado do que os demais profissionais, ou qualquer outra indicação que possa levar a esse entendimento, pois, assim, estaria desabonando os outros colegas;

2. informação de valor de serviços, uma vez que os honorários profissionais devem ser fixados após o cumprimento do disposto no artigo 6º do Código de Ética Profissional do Contador;

3. promoções ou vantagens de qualquer tipo no oferecimento dos serviços. Esta prática caracteriza concorrência desleal, prevista no artigo 8º do CEPC, pois estaria atraindo para si clientes em detrimento dos demais;

4. informações enganosas, que não possam ser cumpridas pelo profissional ou organização contábil.




Imunidade tributária para templos de qualquer culto segundo o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal

Por Samara Taiana de Lima Silva

 


Desconsideração da personalidade jurídica

A jurisprudência, em estágio mais avançado do que a legislação, já admite outra situação, qual seja, a desconsideração invertida da personalidade jurídica.

 


Contabilidade e auditoria rimam com democracia

Comunicação CFC

 


eSocial revoluciona o RH

Jornal do Comércio – RS - A partir de 2014, escrituração digital provocará mudança nos processos internos de gestão de pessoas das empresas e aprimorará a qualidade das informações repassadas aos órgãos públicos.

 


Legislação trabalhista causa insegurança jurídica

Brasil Econômico - Especialistas confirmam a queixa da CNI: leis do trabalho travam processos e inviabilizam a negociação coletiva.

 


Impostômetro vai registrar R$ 1,3 trilhão nesta quarta-feira
Brasil Econômico - Marca será alcançada com 13 dias de antecedência em relação ao ano passado.

 



Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 1.685 de 18.10.2013 
Institui o Programa de Incentivo Educacional e dá outras providências.

 


CVM coloca em audiência pública minutas de instrução que dispõem sobre negociação de ações

Comunicação CFC

 



 


 




CRCBA OFERECEU ATENDIMENTO EMPRESARIAL DURANTE A FEIRA DO EMPREENDEDOR
Fonte: Sebrae-BA
/ CRCBA

 

Feira do Empreendedor 2013 registrou mais de 51 mil atendimentos. Evento, encerrado no sábado, 26, recebeu mais de 38 mil visitantes e realizou mais 16 mil capacitações.

 

Foram cinco dias de Feira do Empreendedor (22 a 26/10), considerado o maior evento do Norte e Nordeste do País. Os números, além de impressionar, garantiram a quebra de todos os recordes das edições anteriores. No fechamento, a Feira recebeu 38.717 visitantes, superando a expectativa inicial de 32 mil visitas. Segundo a gestora do evento, Ana Paula Almeida, um dos destaques ficou por conta dos atendimentos de orientação empresarial, que chegaram a 51.331 nos estandes organizados pelo Sebrae para receber potenciais empreendedores, microempreendedores empresariais e empresários de micro e pequenas empresas.


Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\feira-empreendedor\feira.jpg


O CRCBA contou com stand de atendimento empresarial na Feira, prestando assessoria contábil para micro e pequenos empresários, bem como a futuros empreendedores. Parceiro da realização do evento, o Conselho já participa do evento há alguns anos e acredita na parceria entre profissionais da Contabilidade e empresariado como fator crucial para o sucesso da iniciativa privada e economia nacional. O atendimento foi realizado por consultores formados no curso “Contabilizando o Sucesso”, numa parceria entre SEBRAE e CRCBA.


Outro destaque, foi o número de capacitações realizadas (entre seminários, palestras, oficinas e cursos), chegando a 16.871, em 313 eventos oferecidos ao público. “Para nós, foi uma grande satisfação saber que 80,2% dos visitantes deram nota entre 8 e 10 para a Feira. É um evento que realizamos com carinho e que planejamos durante um ano e meio”, afirma Ana Paula Almeida. No total, 88,1% dos participantes buscaram capacitação, ideias de negócio e orientação. Além disso, uma pesquisa de satisfação realizada durante o evento apontou que a Feira também foi indicada como referência para quem pretende abrir um novo negócio, por 97,2% dos visitantes, e para quem já tem uma empresa, por 96,8% do público.

 


DELEGADOS E COORDENADORES REGIONAIS DO CRCBA SE REÚNEM NA CAPITAL (26/10)


Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\reuniao-delegados26-10\reuniao-delegados.jpg
Mesa de abertura da reunião contou com a presença do Conselheiro Edson Piedade Campos, da Conselheira Maria do Socorro Galdino Moreira, do Ouvidor Geral do CRCBA Miguel Ângelo Nery Boaventura, o Presidente do CRCBA Wellington Cruz, o Superintendente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Elmo Luís de Oliveira Santos, da Conselheira Lucy Geane Lapa e da Diretora Marilene Gonzaga Matos.


No último sábado (26/10), aconteceu a Reunião de Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA, com o intuito de avaliar e reprogramar as atividades do CRCBA no interior do estado para um melhor atendimento à classe contábil baiana. Atualmente, o CRCBA conta com 35 Delegacias no interior do estado. Durante a reunião, foram realizadas dinâmicas em grupo, apresentações dos Vice-presidentes e Coordenadores das áreas de atuação do Conselho e apresentação da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) sobre a reorganização de procedimentos internos que visam à celeridade do atendimento empresarial na Bahia. Nesse momento, houve a participação do Presidente da JUCEB Francisco Nobre, do Secretário Geral da JUCEB Hélio Portela e de assistentes da Junta que apresentaram novidades na tramitação de processos e o Portal de Registro Mercantil (REGIN), que visa a integrar e desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas na Bahia.

 

Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\reuniao-delegados26-10\reuniao-delegados2.jpg
Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA se reuniram durante o sábado (26/10).


Descrição: H:\CRC\eventos-capital2013\reuniao-delegados26-10\reuniao-delegados3.jpg
O Presidente da JUCEB, Francisco Nobre, ao lado do Secretário Geral Hélio Portela (JUCEB), do Presidente Wellington Cruz (CRCBA) e do Conselheiro Elmo Luís de Oliveira Santos.

 



 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA - CRCBA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

 

 

12 SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA - PREVINA-SE, FAÇA EXAMES PERÓDICOS!

 


Para mulheres que não se tocam e não visitam seus médicos, uma ótima visualização para prevenir o câncer de mama. Homens, enviem para as mulheres.



 


Realização de 14 a 17 de novembro de 2013 na cidade de Vitória da Conquista - BA

 


 

 


 



 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação

 

 



 




  "2013: O ANO DA CONTABILIDADE NO BRASIL" - FEIRA DE SANTANA (1/11/2013)

  I SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO FISCAL - SALVADOR (18/11/2013)


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias