“Três vezes por ano (por conta de seus munícipes) reúnem-se em Brasília, por dois dias e por duas noites de trabalho estafante, de 2000 a 3000 prefeitos para estimular deputados e senadores a exercer a arte de iludir a Lei de Responsabilidade Fiscal" (―Antônio Delfim Netto).

 




 

Prezado(a) Colega,

 

Na edição 425 do CRCBA Notícias, gostaria de parabenizar as Secretárias e os Idosos pela passagem dos seu dia. As Secretárias, profissionais fundamentais às organizações com sua dedicação, que comemoraram ontem (30/9) e os Idosos, patrimônio de nossa sociedade, que comemoram hoje (01/10) o seu dia.

 

O XI Encontro Nordestino de Contabilidade, que aconteceu na última semana (26 a 28/9) em Aracaju-SE, contou com a participação de 750 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis, reflexo do sucesso do evento e sua belíssima grade de programação, bem como da avidez pelo conhecimento que é marca registrada de nossa classe. O CRCBA, enquanto co-gestor do evento e sede da edição anterior, agradece a todos os participantes do Encontro, sobretudo os visitantes do stand do CRCBA, pelo prestígio e participação. Me sinto muito feliz por poder ter participado como painelista desse tradicional evento, e como já ficamos com saudade desses 3 dias especiais, reforço o convite a todos para que participem da XII Convenção de Contabilidade da Bahia, um evento de muita tradição e que vai reunir a classe contábil em Salvador-Ba, de 27 a 29/10. Garanta a sua participação enquanto ainda há vagas! Confira a programação completa e increva-se clicando aqui.

 

No mais, apresentamos as novidades da área contábil, fiscal, tributária e de legislação divulgadas na última semana. Também está presente nessa edição a programação de eventos e representações do CRCBA.

 

Saudações Contábeis e de Paz!

 

Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 

 



 


 


 


 


PROCESSO ELEITORAL DOS CRCs ACONTECERÁ DE 19 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013

 

O processo eleitoral para escolha de 2/3 do Plenário dos Conselhos Regionais de Contabilidade acontecerá de 19 a 21 de novembro de 2013. Fique atento(a), o voto, além de um direito, é uma responsabilidade do profissional da Contabilidade. Confira, abaixo, as publicações oficiais.

 

Edital de Convocação para Registro de Chapas (ATARDE).

Edital de Convocação para Registro de Chapas (CORREIO)

Edital de Convocação para Registro de Chapas (Diário Oficial)

Relação de Chapa Registrada (ATARDE)

Relação de Chapa Registrada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (ATARDE)

Relação de Chapa Habilitada (CORREIO)

Relação de Chapa Habilitada (Diário Oficial)






Lei Ordinaria 12.863 de 25.09.2013.

Altera a Lei no 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; altera as Leis nos 11.526, de 4 de outubro de 2007, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 12.513, de 26 de outubro de 2011, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, 91, de 28 de agosto de 1935, e 12.101, de 27 de novembro de 2009; revoga dispositivo da Lei no 12.550, de 15 de dezembro de 2011; e dá outras providências.  Mensagem de veto

 


Receita Federal comete grande equivoco e Senador  Francisco Dornelles comenta: Receita Federal e dois balanços.



Instrução Normativa RFB nº 1.399, de 27 de setembro de 2013.

Aprova o leiaute do arquivo de importação de dados para o Programa Gerador da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (PGD-Dmed) para apresentação das informações relativas aos anos-calendário de 2013 e 2014, nos casos de situação especial. (Veja mais)

 




Refis é tema de reunião da Sefaz em Itapetinga com os contribuintes

 


RECOPI NACIONAL - A partir de 01/10/2013, todos os estabelecimentos da Bahia que realizem operações sujeitas a imunidade do ICMS, decorrentes das saídas com papel destinado à impressão (livro, jornal ou periódico), deverão se credenciar no RECOPI NACIONAL. Saiba mais

 


Portaria 309 de 27.09.2013.

Estabelece condições e procedimentos para apuração do valor do crédito fiscal de que trata o art. 4º da Lei nº 9.430, de 10 de fevereiro de 2005. (Veja mais)

 


Portaria 310 de 27.09.2013.
Altera a Portaria nº 83 de 18 de março de 2010, que estabelece normas e procedimentos para cadastro de Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal - PAF-ECF. (Veja mais)

 


Portaria 312 de 27.09.2013.

Estabelece procedimentos relacionados à fiscalização de Containers Dobráveis Leves – CDL, malotes e envelopes que contenham provas ou materiais sigilosos relacionados a exames e concursos públicos aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (Veja mais)

 


Decreto 14.746 de 24.09.2013.

Disciplina os procedimentos relativos ao repasse de depósitos judiciais ao Estado da Bahia e à constituição de Fundo de Reserva com recursos oriundos de depósitos judiciais de tributos de competência estadual, de que trata a Lei Federal nº 11.429, de 26 de dezembro de 2006. (Veja mais)

 




Sucom recebe documentação do recadastramento de imóveis


Para maior comodidade dos soteropolitanos, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), tornou-se mais um posto de coleta da documentação necessária para o recadastramento de imóveis.
Os contribuintes devem apresentar na autarquia duas vias do protocolo de recadastramento realizado no site da Sefaz (www.recadastramento.salvador.ba.gov.br) e uma cópia da declaração de posse ou escritura do imóvel dentro de um envelope. “Devido à enorme demanda e para facilitar o atendimento ao cidadão de Salvador, a Sucom passou a receber também esta documentação. A expectativa é recolher mais de 100 envelopes diariamente”, afirma o gerente de Informação e Sistemas da Sucom, Murilo Mendonça.

A coleta ocorre até o dia 15 de outubro, das 8h às 17h, na Central de Atendimento da Sucom, na avenida Antônio Carlos Magalhães, 3244 - térreo do Edifício Empresarial Thomé de Souza.

 


Prefeitura deve prorrogar recadastramento do IPTU até 14 de outubro (CORREIO DA BAHIA)

Pelos cálculos da Prefeitura, pelo menos 500 mil imóveis ainda não foram registrados

 

O prazo para os proprietários de residências em Salvador cadastrarem ou recadastrarem seus imóveis, que terminaria nesta segunda-feira (30), deve ser prorrogado até 14 de outubro.

O prefeito ACM Neto concederá uma entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira (1º) para fazer um balanço do cadastramento e recadastramento, além de tratar do orçamento municipal para 2014.

Pelos cálculos da Prefeitura, pelo menos 500 mil imóveis ainda não foram registrados pelo site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br. O planejamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2014 será feito com base nesse novo cadastro e a Prefeitura vai multar os proprietários de imóveis que não se cadastrarem. (Veja mais)

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DGRM Nº 4 de 2013.
Estabelece a data de vigência de atualização do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, como índice de atualização monetária dos créditos tributários e não tributários, de acordo com o previsto no art. 115 da Lei nº 8.421, de 15 de julho de 2013, na forma que indica.

 


LEI Nº 8.473 /2013

Aprova os Valores Unitários Padrão - VUP de terreno e de construção, altera dispositivos da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, e dá outras providências. (Confira aqui a edição 5.947 do Diário Oficial do Município de Salvador - página 5).




Projeto de Decreto Legislativo susta a aplicação da Instrução Normativa 1.397 da Receita que obriga empresas a prepararem dois balanços. Clique e saiba mais.




O País da "inteligência fiscal"

A profissão contábil é uma das cinco de maior demanda no mundo e o leque de áreas para sua atuação também é bastante diversificada.

 


Terceiro setor tem várias obrigações contábeis e tributárias a serem cumpridas em 2013 e com SPED contábil
Por Roberto Rodrigues de Morais

 




2 º TURMA - ACÓRDÃO Nº 12-59923 de 25 de Setembro de 2013

ASSUNTO: Normas Gerais de Direito Tributário 

EMENTA: RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. INFRAÇÃO DE LEI. A expressão ‘infração de lei’ deve receber uma interpretação sistemática, necessariamente restritiva, para que se conserve a coerência do ordenamento jurídico. A responsabilidade pessoal e solidária do administrador somente se aplica quando este atua em benefício próprio, contra os fins e o interesse da pessoa jurídica e fique demonstrado o interesse comum com a situação que constitua fato gerador da obrigação principal. (Leia na íntegra)

 


2 º TURMA - ACÓRDÃO Nº 12-59966 de 25 de Setembro de 2013

ASSUNTO: Outros Tributos ou Contribuições 

EMENTA: OMISSÃO DE RECEITAS. IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e INSS Apuradas, documentalmente, omissões de receitas, exigíveis os tributos pertinentes. COMPENSAÇÃO. RETENÇÕES E PAGAMENTOS AO INSS. Valores retidos ou pagos diretamente ao INSS, não são passíveis de compensações com tributos administrados pela Receita Federal. COMPENSAÇÕES. LUCRO ARBITRADO. PAGAMENTOS SOB O REGIME DO SIMPLES. Compensáveis valores pagos sob o regime do SIMPLES com valores exigidos sob lucro arbitrado, desde que relacionados a tributos administrados pela Receita Federal. PENALIDADE DE OFÍCIO. Em lançamento por iniciativa administrativa o afastamento da penalidade de ofício não se processa por simples alegações impugnatórias, ainda que lastreadas em decisões judiciais não pertinentes à matéria específica, as quais, exceto se erga omnes, afetam apenas as partes em litígio. (Leia na íntegra)



Circular nº 18, de 25/09/2013  da Secretaria de Politicas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.
Orientações relativas ao modelo de solicitação de acerto em casos de regularização do CPF.

 


Novos direitos dos trabalhadores domésticos com a EC 72/2013

Com os novos direitos incluídos no Artigo 7º da Constituição, esses trabalhadores terão garantia de jornada semanal de 44 horas, hora extra, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de seguro-desemprego. Também deverão ser criadas normas específicas para a redução dos riscos de trabalho e reconhecimento de convenções e acordos coletivos.

 



Câmara aprova nova composição dos conselhos de Contabilidade

 


Resolução Normativa Conselho Nacional de Imigração nº 105 de 17.09.2013 
Altera a Resolução Normativa nº 71, de 05 de setembro de 2006.

 



 


 


 


 




ENECON 2013: EXPECTATIVAS SUPERADAS

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

 

 

Com precisão, 750 profissionais da Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis estiveram presentes ao 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que ocorreu no Centro de Convenções de Aracaju, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro de 2013, e se consagrou como o maior evento da classe contábil já realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) no Estado.

 

 

Comitiva do CRCBA no evento, com o Conselheiro Hélio Barreto Jorge (Coordenador Financeiro da FBC-Ba), o Vice-Presidente Técnico do CRCBA Antonio Carlos Ribeiro da Silva, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Maria Constança Carneiro Galvão, a Coordenadora Regional Marcly Amorim Pizzani, a membro do PVCC Lícia Maia, a Conselheira Célia Oliveira de Jesus Sacramento, a Conselheira Lucy Geane Lapa, a Delegada do CRCBA Tânia Bomfim e o Presidente Wellington do Carmo Cruz, acompanhados por representantes da classe contábil local.

 

Durante os três dias de atividades, palestras, painéis e apresentação de trabalhos - que começou, na quinta, com a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (Conselheira do CRCBA), e culminou na explanação da ex-ministra Marina Silva -, enriqueceram o conhecimento dos participantes.

 


A Conselheira Célia Sacramento recebe o certificado das mãos do Presidente Aécio Júnior (CRCSE).

 

Para Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CRC/SE, um gratificante sentimento de dever cumprido. “Superou as nossas expectativas. O conteúdo das palestras agradou bastante. A parte técnica foi muito bem abordada. Muita gente nos procurou para parabenizar, inclusive, a organização. Se eventualmente ocorreram falhas, foi imperceptível. Estou muito feliz. Foi um sonho realizado”, testemunha Aécio. Ele planejou detalhadamente o Enecon durante seis meses.

 

Com a realização do Encontro Nordestino de Contabilidade, Aécio Júnior encerra com maestria a permanência da presidência do órgão no que tange à organização de eventos. “Encerrei com chave de ouro. Foi exatamente como eu tinha sonhado: chegar ao final da minha gestão realizando um grande evento, brindando os contabilistas da nossa terra. Me sinto gratificado porque as pessoas me param para dizer que nunca havia ocorrido um evento dessa magnitude para a classe contábil aqui em Sergipe. Estou muito feliz. Valeu a pena”, declara Aécio Júnior, presidente do CRC/SE.

 

Na opinião de Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) o Enecon 2013 superou os anteriores. “O Encontro é uma tradição no Nordeste brasileiro, disseminando o conhecimento. A cada ano ele tem se aprimorado com palestras que têm dado uma grande colaboração à classe contábil”, enfatizou Juarez.

 

 

O Professor "Pachecão", palestrante muito conhecido na região, visitou o stand do CRCBA e aderiu à alegria baiana..

 

MAIS ESPERADA

No sábado, 28, último dia do Enecon, a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, falou sobre sustentabilidade para uma enorme plateia. “Defender o meio ambiente é pensar na responsabilidade social e ambiental que todos possuímos no que concerne ao balanço do planeta. E os profissionais da contabilidade fazem esse balanço nas empresas”, compara Marina.

 

Ainda segundo a ambientalista, muitas vezes, uma atividade aparentemente lucrativa, causa um prejuízo social e ambiental maior que o beneficio que ela é capaz de trazer para o grupo, o que a torna deficitária. “A mesma coisa acontece com o planeta. Imagine uma série de atividades causando impactos ao ar que a gente respira, aos recursos hídricos, enfim, é muito importante ter essa ação internalizada às ações dos profissionais que lidam com o balanço positivo e negativo das empresas. E isso não é apenas do ponto de vista imediato. É dos benefícios sociais, ambientais e econômicos que são gerados na forma de bens e serviços em prol da comunidade”, explanou Marina Silva, com propriedade.

 

 

O Presidente do CRCBA Wellington Cruz coordenou o Painel "As várias vertentes do SPED e seus impactos para Empresários e Profissionais da Contabilidade", que teve como painelistas Fernando Sampaio – PA e Edgar Madruga – GO.

O Professor Inaldo da Paixão, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, ministrou a palestra AÇÕES E DESAFIOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE DIANTE DA “NOVA” CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, durante o 1º Fórum Nordestino de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.

 


O baiano Daniel Pereira (direita) ganhou o primeiro lugar no concurso de trabalhos científicos com o artigo "Um estudo sobre o hábito de leitura dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UEFS".

 

PERSONALIDADE

Além dos 18 presidentes de CRCs, estiveram presentes no Enecon, muitas personalidades políticas e empresariais. No sábado, foi a vez do deputado federal por Sergipe, Laércio Oliveira. “Gostei muito do que vi. A grande participação dessa categoria que agrega mais de 500 mil profissionais em todo o País e que é tão importante para a economia brasileira. São profissionais que procuram sempre aperfeiçoar o conhecimento técnico, o que é mito bom para as empresas”, ressalta Laércio.

 

Ainda de acordo com o deputado, que também é empresário, é muito importante ver uma categoria, como a contábil, preocupada com o meio ambiente. “Tenho tido a oportunidade, enquanto deputado federal, de ajudar em alguns projetos que tramitaram e tramitam na Câmara Federal. Fui, inclusive, relator de um projeto importante. E, aos 17 anos de idade, me tornei técnico em Contabilidade. Os organizadores desse Enecon estão de parabéns”, ressaltou Laércio Oliveira.

 

COM ALEGRIA

Para encerrar a maratona de atividades, Zé Lezin foi o nome escolhido. A palestra show “A saga de um matuto” levou todo mundo à gargalhada. “Pensamos em trazer uma leveza. Zé Lezin conseguiu descontrair ainda mais os participantes”, garante Aécio.

 

Zé Lezin foi o responsável pelo bom humor durante o evento.

 

Após a palestra do comediante, os participantes da 11ª e melhor edição do Enecon se confraternizaram enquanto saboreavam uma deliciosa feijoada, servida em um restaurante da Praia da Aruanda, em Aracaju.

 


CENTRO ACADÊMICO MARIA CONSTANÇA CARNEIRO GALVÃO FOI LANÇADO ONTEM EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (30/9)

 

 

Na noite de ontem, a Faculdade de Ciências Empresariais (FACEMP) inaugurou o Centro Acadêmico Maria Constança Carneiro Galvão (foto), uma homenagem à primeira Presidente mulher do CRCBA, atualmente Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do órgão.

 


RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA A XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA


Confira aqui a relação.

 


EVENTO EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DA PAZ ACONTECEU NA SEDE DO CRCBA (23/9)

 


Na quarta-feira (23), aconteceu o Evento em alusão ao Dia Internacional da Paz, comemorado em 21 de setembro, na sede do CRCBA. O evento contou com a participação de integrantes das Organizações que compõem a RBTS ( Rede Baiana do Terceiro Setor), entre eles, Tania Belfort, Dirigente da ONG e o Ativista da Paz, o ex Deputado Federal, Luís Carlos Bassuma e membros da ONG Parceiros Voluntários. A abertura ficou por conta do Coordenador da Comissão de Contabilidade para o 3º Setor do CRCBA, Haslã Duda, representando o presidente do CRCBA Wellington Cruz No final do evento, todos os participantes receberam o passaporte da paz.

 


II MUTIRÃO MULTICONSELHOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA BAHIA - PARTICIPAÇÃO DA CLASSE CONTÁBIL

 

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia estão trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade uma oportunidade imperdível de negociação de débito.

O II Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia/2013 acontecerá no dia 11 de outubro de 2013, no Auditório do Fórum Teixeira de Freitas - AV ULISSES GUIMARÃES, 2631, CAB – Salvador-Bahia,  das 13 às 18:30h.

Na ocasião, Profissionais da Contabilidade poderão negociar débito judicial e extrajudicial com condições diferenciadas.

Veja as oportunidades oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.

Art. 16. A transação dos créditos será adotada em audiências de conciliação, inclusive pré-processuais.

Art. 17. A transação dos créditos será realizada com base nos seguintes parâmetros:

I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: Apresentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.

 

Art. 17-A. Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos no Art. 13 desta Resolução, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinquenta reais) por parcela.

 

Art. 17-C. Será admitida a aplicação dos critérios da transação dos créditos na via administrativa, desde que o devedor comprove incapacidade financeira para saldar integralmente a sua dívida, a ser apurada por meio de processo administrativo, nos termos do inciso II do Art. 17 desta Resolução.”

 

Venha para a Conciliação!

 


CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES É TEMA DE PALESTRA DE REALIZAÇÃO DO CRCBA, COM APOIO DA JUCEB E RECEITA

 

Após reafirmar parceria na realização de demandas que envolvem a classe contábil e a Junta Comercial, o CRCBA realiza no dia 02/10 a palestra "Cruzamento de Informações Reecita Federal do Brasil x Junta Comercial", com apoio da JUCEB e Receita Federal. O evento tem inscrições gratuitas e tratará, principalmente, da análise dos motivos de indeferimento das solicitações de CNPJ (DBE / Protocolo), tema de grande interesse da classe contábil.

 

Na tarde do dia 16/9, o Presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB), Francisco Nobre, acompanhado da Vice-Presidente Ilnah Pinho e do Secretário Geral Hélio Portela, se reuniu com o Presidente Wellington do Carmo Cruz (CRCBA), acompanhado da Vice-Presidente Maria Constança. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso mútuo da Junta e do CRCBA, para tornar o atendimento à classe contábil, principal público da Junta, mais eficiente e célere. O projeto de parar a Junta Comercial por alguns dias para zerar o número de processos internos foi cumprido e apresentou resultados satisfatórios.

 

Na foto, o Presidente do CRCBA Wellington Cruz e o Presidente da JUCEB Francisco Nobre.

 


FUNDAÇÃO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA COMPLETA 90 ANOS

 

A Fundação Instituto Feminino da Bahia é uma instituição privada, católica, sem fins lucrativos, com sede no bairro do Politeama na cidade de Salvador, que conta com um vasto acervo histórico que se criou a partir do colecionismo de D. Henriqueta, com itens do século XIX e XX. No dia 05 de outubro, acontecerá solenidade em comemoração aos 90 anos da Fundação, a partir das 18h em sua sede. Na programação, estão incluídas Missa de Ação de Graças, abertura de exposição e coquetel de confraternização.


A exuberância da arquitetura e do completo acervo da Fundação, que inclui coleção de roupas de baile, roupas de cama, dentre outras preciosidades, como a Saia e Manto da Princesa Isabel, um retábulo da Antiga Sé, e o Solidéu do Papa Pio X, além do Crucifixo da mártir da independência baiana, Soror Joana Angélica.



A Vice-Presidente Maria Constança participou de reunião institucional com a Diretoria da Fundação no dia 23/9.

 


CRCBA ENTREGOU PREMIAÇÃO DE DESTAQUE ACADÊMICO PARA SETE BACHARÉIS NO MÊS DE SETEMBRO

 

A premiação de Destaque Acadêmico é uma iniciativa do CRCBA para estimular o zêlo pela boa formação acadêmica dos estudantes de Ciências Contábeis baianos. Para tanto, é feito um contato prévio com os Coordenadores de Cursos para que sejam indicados aqueles estudantes que mais se destacaram durante a graduação, para que sejam homenageados e premiados (com diploma) durante a solenidade de colação de grau. No mês de setembro, o CRCBA realizou a entrega de seis premiações, nos municípios de Salvador, Itabuna, Paripiranga e Santo Antônio de Jesus.

 


No dia 25/9, o Presidente Wellington do Carmo Cruz entregou a premiação à bacharel Cristiane Andrade Jesus, em solenidade da Faculdade Castro Alves.

 

No dia 20/9, Conselheiro Erivaldo Benevides (Coordenadora Acadêmico da FBC-BA), realizou premiação ao destaque Nilton Silva dos Santos Filho - UNIME Itabuna.

 

O Delegado do CRCBA em Santo Antônio de Jesus Ailton Souza Andrade premiou a bacahrel Marize Andrade de Lima (FACEMP).

 

No dia 14/9, a Coordenadora Regional do CRCBA Marcly Amorim realizou entrega solene de premiação de Destaque Acadêmico a bacharel em Ciências Contábeis Dayse Santos Andrade, durante colação de grau da Faculdades AGES, em Paripiranga - BA.

 

Também no dia 14/9, a Conselheira Olivia Marques Troccoli entregou a premiação ao bacharel Marcelo Araújo Costa.

 

No dia 14/9, o Conselheiro Sérgio Pastori realizou a premiação à bacharel Karen Alves dos Santos - UNEB, e o Conselheiro Edson Piedade premiou o bacharel Rafael Oliveira de Jesus Marques - UNIJORGE.

 


CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 3ª REGIÃO EMPOSSA NOVA DIRETORIA (27/9)

 

O Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03) realizoucerimônia de Posse do XIV Plenário, no dia 27 de setembro de 2013, na Sede do Conselho, no bairro da Federação, Salvador-BA. A presidente Liliane Alves da Luz Teles, na foto, ao lado do Conselheiro do CRCBA Edson Piedade Campos, dirige o novo plenário do Órgão. O CRCBA, representado pelo Conselheiro, prestigiou a solenidade e tem o comum desejo de sucesso nessa nova etapa.

 

 

 

 

 


CRCBA FIRMA CONVÊNIO COM FACULDADE UNIJORGE - SÃO 33 CONVÊNIOS DE BEBEFÍCIOS À CLASSE CONTÁBIL EM VIGOR

 

O CRCBA firmou recentemente, mais um convênio que prevê benefícios à classe contábil - a Fauldade UNIJORGE agora oferece descontos de 10 a 15% de descontos em todos os cursos para profissionais registrados e regulares com o CRCBA, funcionários e seus dependentes diretos. Atualmente, o CRCBA conta com 33 convênios em vigor, com oferta de condições especiais em cursos de graduação, pós-graduação, de línguas, cursos práticos, serviços, hotéis e outros. Confira a lista completa aqui.

 


I FÓRUM NACIONAL DE CONTABILIDADE E GESTÃO PÚBLICA PARA MUNICÍPIOS


O CRC do Distrito Federal, em parceria com a ONIX Capacitação Profissional, realizarão em Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro, o I FÓRUM NACIONAL DE CONTABILIDADE E GESTÃO PÚBLICA PARA MUNICÍPIOS. Serão abordados os seguintes temas:

I - A Experiência da Implantação do PCASP nos Municípios no Estado da Bahia. Professor Fernando Carlos Cardoso Almeida – CRC-BA.

II - Gestão de Patrimônio Público Municipal de acordo com as NBCASP. Professor Milton Mendes Botelho – CRC-MG.

III - Ampliação da Receita Municipal por meio de captação de recursos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV - Professor José Antônio de Aguiar Neto.

IV - Demonstrações contábeis Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público - Prof. José Luiz Marques Barreto – SEFAZ-DF e CRC-DF.

Informações clicando aqui ou pelos telefones (61) 3032-6538/9277-3453

 


EBECIC 2013


A realização do VIII EBECIC e da VII Semana de Contabilidade da UESB visa promover discussão, de professores, estudantes e profissionais, sobre a educação em contabilidade e seu papel nas tomadas de decisões, aplicado nas várias vertentes da ciência contábil, com intuito de estudar o comportamento do profissional, revendo conceitos, e, sobretudo, edificando alicerces para uma nova situação; o reconhecimento da sociedade, da importância do contador nas tomadas de decisões das empresas e principalmente chamar a atenção para a função social que a contabilidade e o contador exercem no Brasil.


Realização de 14 a 17 de novembro de 2013 na cidade de Vitória da Conquista - BA

 


CURSO SOBRE ICMS EM GANDU (28/8)



No dia 28 de agosto, aconteceu no Auditório do SENAR e Sindicato Rural de Gandu, curso ICMS, com o palestrante José Rosenvaldo Evangelista Rios. Durante o curso, foi apresentado o Novo Regulamento do ICMS, abordando aspectos como cadastro de contribuintes, documentários fiscal, escrituração fiscal, base de cálculo e reduções, alíquotas, regimes e outros.

 


 


 


O CRCBA RETRANSMITIRÁ O III CONGRESSO DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO - VAGAS ESGOTADAS!

 


Esgoaram-se as vagas para retransmissão do III Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. O Congresso abrirá espaço para debate, permitindo a interação entre todos os participantes. Para ser um Núcleo de Retransmissão, o cadastro deverá ser feito até o dia 8 de setembro. Para mais informações, acesse http://www.socialiris.org/iiicongressocq/

 


 


 

Campanha "Ano da Contabilidade no Brasil" tem suas ações divulgadas em novo site


opinião
A campanha "2013 - Ano da Contabilidade no Brasil" está à todo vapor. Todas as ações em desenvolvimento estão no sitewww.anodacontabilidade.org.br. Os visitantes poderão conferir todos os detalhes da campanha: depoimentos, a campanha nos Estados, na Mídia, os parceiros nacionais e as formas de participação


 





PALESTRA: CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES: RECEITA FEDERAL DO BRASIL X JUCEB - SALVADOR (02/10/2013)

 

JORNADA CONTÁBIL DA REGIÃO-VITÓRIA DA CONQUISTA (4/10/2013)

 

III CONGRESSO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO - SALVADOR (09 a 11/10/2013)


XI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - XI CCB (27/10/2013 a 29/10/2013)

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias