BAIANO DE SERRINHA, EMPRESÁRIO CONTÁBIL ANTÔNIO NOGUEIRA É ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA (CRCBA)


Na foto, da esquerda para a direita, o vice presidente Técnico Welington Ferraz; o vice presidente de Desenvolvimento Operacional Edmilson Bispo Gonçalves; a vice presidente de Controle Interno Graciela Mendes Ribeiro Reis; o presidente Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; o vice presidente de Registro e Cadastro Elmo Luís de Oliveira Santos; o vice presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Wellington do Carmo Cruz e o vice presidente de Fiscalização Edvaldo Almeida dos Santos.

Em sessão solene e em clima de harmonia, o plenário do CRCBA realizou eleições gerais para a composição do seu Conselho Diretor, constituído do presidente e vice presidentes, bem como dos coordenadores das câmaras setoriais para o biênio 2016-2017.

Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, baiano de Serrinha, 58 anos, pai de quatro filhos e membro de tradicional família de contadores, foi eleito presidente do CRCBA para o biênio 2016/2017 no último dia 07.  Iniciou sua trajetória profissional na área contábil em 1974. Em 1977, já trilhava seu próprio destino, tendo a veia contábil familiar com escritório de contabilidade, juntamente seu irmão e sócio José Nogueira, os constituem a Acre Contadores e Associados até hoje.

Técnico em contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis, iniciou sua trajetória nas entidades de classe no ano de 1997, como vice presidente da extinta Câmara de Dirigentes de Empresas de Contabilidade da Bahia - CDEC, que veio a ser sucedida pelo  Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Pesquisas e Assessoramento do Estado da Bahia – Sescap-BA.

Juntamente com outros abnegados profissionais da contabilidade, lutou pelo fim da intervenção no CRCBA, que culminou com a volta do processo democrático à instituição. Em sua primeira eleição como conselheiro, teve como primeira missão no CRCBA dar inicio à implantação permanente da divisão de eventos de Educação Continuada. O projeto foi agraciado, em 2001, como o melhor entre todos os CRC’S do Brasil, em declaração do então presidente do Conselho Federal de Contabilidade José Serafim Abrantes. Com a implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, a divisão de eventos do CRCBA, sob sua coordenação, lançou o seminário estadual sobre a LRF, evento que contou com mais de 1.200 pessoas, dentre os quais mais de 300 prefeitos.

Foi um dos idealizadores das honrarias CONTADOR BENEMÉRITO e CONTADOR HONORÁRIO, instituídas pelas Resoluções CRCBA 358 e 359, de 2000. Durante sua trajetória no CRCBA, ocupou as Vice-Presidência de Fiscalização e posteriormente a de Desenvolvimento Operacional.

Neste ano, Antônio Nogueira chega à presidência do CRCBA, com a maturidade e a experiência necessárias para a condução dos destinos da classe contábil baiana. Em seu discurso após a eleição, afirmou com grande emoção, ao lembrar-se dos seus já falecidos pais. “Assumir a presidência desta casa reflete a um grande momento de emoção em minha vida e certamente dos meus familiares e amigos. Jamais fora foco ou projeto material, em nossos ideais, chegar à mais alta Corte Contábil do nosso estado”.

Continuou, agradecendo. “Credito esta ascensão à bondade e o carinho com que recebo de cada um de vocês, funcionários, delegados, conselheiros e das nossas lideranças naturais. Nesta casa, expressivos conselheiros e conselheiras poderiam estar aqui agora, sentando nesta cadeira timoneira”.

Com visão de que a maturidade remete à reflexão sobre o passado, Antônio Nogueira homenageou os ex-presidentes. “O meu carinho e agradecimento muitíssimo especial a Sudário Cunha, Adeildo Osório, Hélio Jorge, Edmar Bezerra, Maria Constança Carneiro Galvão e Wellington do Carmo  Cruz.  Adeildo Osório,  meu mestre, é o maior responsável por este momento tão marcante na minha trajetória”.

Ao citar o momento econômico e politico atual, Nogueira, sentencia. “Estar atento ao país é um dever de todos. Cuidemos da nação Brasileira para que a nossa pátria amada seja, efetivamente, uma mãe mais gentil com seu povo e sua história derramada de pobreza e de sacrifícios. Chega de injustiça com os mais necessitados e dos privilégios para os poderosos”. Complementa, com convencimento. “A contabilidade, como ciência do Patrimônio, é a mais eficaz ferramenta de controle e transparência do patrimônio público e privado”.

Gestão

Sobre as metas de sua gestão, o novo presidente prioriza a construção da futura sede do CRCBA. Um dos pilares da sua administração será o início da construção da nova sede social do CRCBA, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, especialmente do presidente José Martônio Alves Coelho e de toda sua diretoria, em terreno já adquirido na gestão de Maria Constança Galvão e com o projeto de construção concluso na gestão de Wellington Cruz,  já  aprovado nos órgãos competentes da Prefeitura Municipal do Salvador.

Segundo Nogueira, as limitações da sede atual “estrangulam, há muito tempo, o pleno desenvolvimento das atividades de registro, de fiscalização do exercício profissional e de educação continuada”.

Dar continuidade às excelentes gestões que se antecederam é um compromisso expresso de todos os componentes do Conselho Diretor, avalizado pelos vices presidentes, Edmilson Gonçalves, Edvaldo Almeida, Wellington Cruz, Welington Ferraz, Elmo Luís e Graciela Reis, o que entusiasmou o novo presidente.

A posse social acontecerá no dia 23 de fevereiro, no Salão Ondina do Bahia Othon Palace Hotel, na capital baiana.