Na noite do dia 26/8 (quarta-feira), o auditório do Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista – BA, recebeu mais de 700 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a solenidade que abriu oficialmente a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. Com a presença de autoridades da Contabilidade baiana e nacional, foi uma noite especial para todos que participaram desse momento histórico da classe contábil, que teve momentos de homenagens, nomeações e muita alegria. O Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, destacou, em sua palavra, a importância de se realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, pela primeira vez, e pontuou a importância técnica e científica do evento. “Sinto-me muito honrado em realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, cidade que já em seu nome se mostra vitoriosa”.

1

“Hoje, a conquista da Vitória é receber grandes nomes da Contabilidade nacional”. Cruz aproveitou para fazer uma saudação especial à Presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes. “Estamos aqui reunidos para discutir a Contabilidade como Ciência geradora da saúde empresarial e governamental, e é por você ser uma profissional muito atuante na área pública, Quitéria, parceira dos projetos de desenvolvimento profissional do CRCBA, que hoje a homenageamos com a medalha “Amigo do CRCBA”.


O vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, Luiz Fernando Nóbrega, representou o presidente José Martônio Alves Coelho, na ocasião, que não pôde estar presente por motivo de força maior. Nóbrega saudou a classe contábil baiana e desejou sucesso ao seu maior evento, que iniciava a sua décima segunda edição, a primeira em Vitória da Conquista.

4
Da esquerda para direita: o Presidente do CRCBA Wellington Cruz, a Conselheira do CFC Maria Constança, a presidente da UPB Maria Quitéria e o Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Antônio Nogueira.

 

Agraciada com a medalha “Amigo do CRCBA”, a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes de Jesus, tem sido  parceira fundamental do CRCBA na interlocução com os gestores municipais do estado da Bahia, apoiando iniciativas de desenvolvimento profissional na área pública, projeto que o CRCBA desenvolve em todas as áreas de atuação. Emocionada, Quitéria agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz e honrada de, dentre tantos nomes, ter sido a escolhida para receber essa homenagem. Quero agradecer a Wellington e Constança pelo carinho e respeito que têm comigo desde o meu primeiro mandato”. Quitéria finalizou sua fala enviando uma mensagem à classe contábil baiana. “Quero abraçar a todos os profissionais da Contabilidade, não só da área pública, como da empresarial, que hoje se confundem. Graças a Deus, hoje os gestores municipais têm uma consciência maior da
necessidade da profissionalização da área”.
COM CASA CHEIA, WALTER CRISPIM FOI NOMEADO MEMBRO DA ACADEMIA BAIANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1-1
Durante a solenidade de abertura da XII Convenção de Contabilidade, aconteceu a nomeação do Professor
Walter Crispim, ex-Presidente do CRCBA, como membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis
(ABACICON), ocupando a cátedra de número 14. O Presidente da Academia, Adeildo Osório de Oliveira,
ao lado dos também acadêmicos Wellington do Carmo Cruz, Maria Constança Carneiro Galvão e Antônio
Carlos Ribeiro da Silva, realizaram a entrega solene do certificado e medalha ao Professor Walter Crispim.
5
Num gesto nobre de reconhecimento daqueles que contribuem destacadamente à valorização da profissão

contábil, o Professor Walter Crispim foi nomeado de forma mais que justa como Acadêmico da ABACICON. Ele, que é o “mestre” responsável pela formação de tantos notáveis profissionais da Contabilidade, transbordou alegria e emoção na noite de abertura da XII Convenção de Contabilidade da Bahia.

 

CLÓVIS LUÍS PADOVEZE MINISTROU A PALESTRA MAGNA DA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA
6
O Professor Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP e Mestre em Contabilidade pela PUC-SP, abordou o tema central do evento “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”, abrilhantando o início do maior evento da classe contábil baiana. Os participantes, imersos no vasto repertório científico apresentado pelo palestrante, permaneceram no auditório principal do Centro
de Convenções Divaldo Franco, especialmente nomeado de “Maria Constança Carneiro Galvão”na ocasião da Convenção, durante toda a palestra. Padoveze abordou conceitos de Contabilidade, Controladoria e mensuração de eficácia e lucro para mostrar aos presentes como a Ciência Contábil pode funcionar como elemento indispensável à geração de saúde para as empresas e para o governo. O Presidente Wellington Cruz coordenou a palestra magna e entregou o certificado ao Professor Padoveze ao final de sua apresentação.

7

 

APÓS A SOLENIDADE DE ABERTURA, MUITO NETWORKING, INTEGRAÇÃO E MÚSICA
8

Logo após a solenidade de abertura da XII Convenção, os participantes participaram de um animado momento de integração profissional no hall dos estandes do Centro de Convenções Divaldo Franco, com direito a exposição de produtos e serviços das empresas apoiadoras do evento, muita integração, networking e música ao vivo.

 

9

 

ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES E COORDENADORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEU INÍCIO À CONVENÇÃO

11

 

Às 15 horas da quarta-feira (26/8), o Encontro Estadual de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis deu início à programação técnica da Convenção, abordando o tema “Do Ensino Analógico ao Digital”. Nesse momento, cerca de 200 pessoas, dentre professores, estudantes e profissionais da Contabilidade se reuniram no
auditório “Adeildo Osório de Oliveira”, debatendo o futuro da profissão contábil sob o viés da academia.
Estiveram presentes na mesa de abertura o Presidente Wellington Cruz; o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Welington Menezes Ferraz; o Vice-Presidente Técnico Antônio Carlos Ribeiro da Silva; o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional Antônio Carlos Nogueira; a Conselheira do CFC Maria Constança
Galvão; a Conselheira do CFC Maria Perpétua dos Santos; e o painelista Fernando de Almeida Santos.

O painel “Do Ensino Analógico ao Ensino Digital – Mudanças no Ensinar e Aprender” foi ministrado pelo Vice-Presidente Técnico do CRCBA, Professor Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva, e pelo Professor Dr. Fernando de Almeida Santos.

 

12

 

FÓRUM DE JOVENS LIDERANÇAS DEU INÍCIO AO SEGUNDO DIA DA CONVENÇÃO

Durante a XII Convenção de Contabilidade da Bahia, na Cidade de Vitoria da Conquista, aconteceu o Fórum de Jovens Lideranças Contábeis. O Tema abordado no Fórum foi o Marketing Pessoal e Profissional. Com a presença de mais de 500 pessoas, os Palestrantes Contador e Coordenador Nacional da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CFC Joaquim de Alencar Bezerra Filho e o Contador e Professor Antônio Carlos Ribeiro da Silva abrilhantaram, com muito dinamismo e motivação, o Fórum, que foi coordenado pelo Vice-Presidente de Administração do CRCSP, Contador Gildo Freire de Araújo.

reduzida3

O Contador Joaquim Bezerra Filho iniciou sua abordagem explicando e apresentando a missão do Projeto Jovens Lideranças Contábeis, que realiza atividades em todo o país, com o intuito de disseminar o tripé da formação empreendedora, valorização profissional e formação de novos líderes. Durante sua exposição, fez uma abordagem do auto-conhecimento humano como definição dos valores e das habilidades que forma a pessoa e o profissional. “Nós temos uma grande missão em nossa profissão – promover a transformação e a evolução das pessoas e da sociedade”. O Professor Antônio Carlos Ribeiro da Silva movimentou o público com dinâmicas, apresentação de vídeos e músicas, promovendo a reflexão sobre a postura, os atributos e as atitudes que cada pessoa e cada profissional da Contabilidade deve apresentar ao mercado. “É preciso nos conhecermos primeiro muito bem, para então podermos nos vender enquanto solução para o mercado”, enfatizou. Finalizou com dicas de etiqueta e postura do profissional perante o seu exercício da profissão.

reduzida2

Os Estudantes e Jovens Profissionais que participaram do fórum vibraram muito e saíram muito entusiasmados e motivados com a abordagem do tema. O presidente do CRCBa, Contador Wellington Cruz, afirmou que “O Fórum de Jovens Lideranças Contábeis foi uma oportunidade muito proveitosa para todos que participaram da XII Convenção de Contabilidade da Bahia e que a forma como os palestrantes abordaram o tema motivou e mexeu com o público.”

FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO ESTADO DA BAHIA ACONTECEU PELA PRIMEIRA VEZ NO INTERIOR DO ESTADO

forum-mulher2

Em sua 14ª edição, pela primeira vez o Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia acontece numa cidade do interior – Vitória da Conquista, na noite da última quinta-feira (27/8). Com o painel “Stress no ambiente de trabalho e seus reflexos”, o Fórum contou com a participação da vice-prefeita de Salvador e Conselheira do CRCBA Célia Oliveira de Jesus Sacramento; da Conselheira do CFC e Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista Maria Constança Carneiro Galvão; do Vice-presidente de Fiscalização do CFC Luiz Fernando Nóbrega; da Presidente da Academia Norte Rio-Grandense d Ciências Contábeis Jucileide Ferreira Leitão; da médica Fabíola Cristina Fraga e mediação do jornalista Daniel Silva. Foram debatidos aspectos práticos do dia-a-dia profissional e da rotina conturbada que o estilo de vida contemporâneo nos impõe. A médica Fabíola Cristina fez um viés médico dessa situação, salientando a necessidade de se impor limites e de se respeitar as oito horas diárias destinadas ao sono, bem como o momento de cuidar da família e de si mesmo.

forum-mulher

A Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, lembrou do nascimento do projeto, quando, no ano de 1991, participou do Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Em 2002, quando o CRCBA era presidido pelo Contador Hélio Barreto Jorge, foi realizada a primeira edição do Fórum da Mulher Contabilista e até hoje é realizado anualmente. Maria Constança convidou ao palco, durante a abertura do Fórum, o Presidente Wellington Cruz (CRCBA), para receber uma placa de homenagem pelos últimos 4 anos à frente da gestão do CRCBA, quando deu total apoio à continuidade ao projeto da Mulher Contabilista na Bahia. “Queremos agradecer a esse presidente jovem, elegante e comprometido, pelo seu olhar voltado ao projeto da Mulher Contabilista nesses quatro anos em que ele tem se dedicado ao exercício da presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia”. Emocionado, Wellington Cruz recebeu a homenagem ao lado dos Conselheiros do CRCBA presentes na cerimônia.

RENATO FECHINE APRESENTOU O ESPETÁCULO “SÓ ACOTNECE COMIGO” NA NOITE DA QUINTA-FEIRA (27/8)

fechine

O humorista, músico e compositor Renato Fechine apresentou o espetáculo “Só acontece comigo” na noite da quinta-feira (27/8), fechando a programação do segundo dia da XII Convenção de Contabilidade da Bahia. Com piadas, apresentações musicais e interpretação de seus personagens mais famosos, em situações bastante inusitadas, Fechine arrancou gargalhadas da plateia.

PALESTRAS, PAINÉIS E DISCUSSÕES TÉCNICAS

Seguindo a programação da Convenção, na manhã da quinta-feira (27/8), foram realizados os painéis “Discutindo a Área Pública” e “SPED – Contábil, Fiscal e e-Social”, com apresentação de trabalhos científicos acontecendo simultaneamente em salas reservadas. Para o atendimento das apresentações simultâneas, o evento contou com um auditório para 700 pessoas, nomeado de “Maria Constança Carneiro Galvão”, um auditório com capacidade de 300 pessoas, nomeado de “Adeildo Osório de Oliveira” e cinco salas de apresentação de trabalhos, que também levaram o nome de ex-presidentes do CRCBA.


Paulo Feijó iniciou o painel “Discutindo a Área Pública".

O painel “Discutindo a Área Pública" foi ministrado pelo Conselheiro do CRCBA e Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCM-BA) Vitor Maciel dos Santos e pelo Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional Paulo Henrique Feijó, no auditório Adeildo Osório. Na oportunidade, foram abordados aspectos teóricos e práticos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, desde o conceito de convergência internacional, das entidades normativas do setor, até a aplicação do Princípio da Competência no reconhecimento das Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas, a importância da estruturação setorial e aplicações nos setores de Contabilidade, Arrecadação, Procuradoria Jurídica, Tesouraria, dentre outros. O painel foi coordenado pelo Conselheiro do CRCBA Miguel Ângelo Nery Boaventura.


O Prof. Walter Crispim realizou a entrega do certificado ao conselheiro Vitor Maciel.

Ao final da manhã da quinta-feira (27/8), foi apresentado o painel “SPED – Contábil, Fiscal e e-Social – contexto e atualidades”, pelos especialistas Danilo Lollio (USP) e Dante Barini Filho (FGV-SP), coordenada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCRJ. Durante o painel, foram abordados os conceitos de certificação digital, empresas enquadradas no SPED, o detalhamento das obrigações acessórias englobadas pelo sistema e suas especificidades, o tão aclamado e-Social, dentre outros temas relacionados.


Dante Barini faz a sua explanação durante o painel "SPED - Contábil, Fiscal e e-Social".


Sônia Segatti (UNESP) falou sobre Contabilidade aplicada ao setor rural.

A parte da tarde da quinta-feira (27) foi iniciada pelas palestras “Contabilidade Gerencial e Financeira da Atividade Rural”, ministrada pela Sônia Maria Segatti (UNESP) e coordenada pelo Delegado do CRCBA em Guanambi, Fabrício Neves, e “Gestão das Organizações Contábeis”, ministrada por Rui Cadete (UFRN) e coordenada pelo presidente do CRCPE, Geraldo Batista. A primeira abordou o planejamento gerencial e fiscal da atividade rural, abordando as especificidades do setor. Já a palestra “Gestão das Organizações Contábeis” falou sobre estratégias de gestão de recursos humanos, planejamento empresarial, treinamento e capacitação, avaliação, gestão participativa, dentre outros pontos.


Rui Cadete falou sobre a gestão de organizações contábeis, focado na retenção de talentos e motivação de equipe.

Em seguida, foi apresentada a palestra “Estágio atual da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios”, ministrada pelo Secretário Geral da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) Hélio Portella Ramos e pela assessora Márcia Cristina Santana. A Redesim é um sistema que permite a abertura, fechamento e alteração de empresas de forma integrada, que reduz a burocracia e simplifica os procedimentos. Atualmente, a JUCEB trabalha com o intuito de abranger mais municípios com o sistema, para se atingir a plenitude no estado baiano, e em parceria com a classe contábil, para promover melhorias no sistema.


O Secretário Geral Hélio Portella falou sobre a implantação do REDESIM na Bahia.


Nilton Cazumbá abordou as normas contábeis voltadas para o terceiro setor.

Fechando a tarde da quinta-feira (27/8), foi apresentado os painel “Normas Contábeis do 3º Setor”, ministrado pelo coordenador da comissão de Contabilidade para o 3º Setor do CRCBA, Professor Nailton Cazumbá, e pela ouvidora geral do CRCBA e membro da comissão de Voluntariado do CFC Iara Luísa Dórea Vaz. Foram abordadas as noras específicas de Contabilidade para entidades do terceiro setor, as quais são necessárias para realizar o planejamento e prestação de contas imprescindíveis para a captação de recursos dessas empresas.


A ouvidora geral do CRCBA Iara Dórea falou sobre a implantação dos Observatório Sociais na Bahia.

Concomitantemente, foi apresentado o tão esperado painel “Simples Nacional: principais novidades”, ministrado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Antônio Nogueira, pelo conselheiro Daniel Queiroz e pela assessora da SEFAZ-BA Dilza Ramos, com coordenação do presidente do CRCES, Carlos Barcellos Damasceno. O Simples Nacional é uma forma simplificada de recolhimento de tributos que engloba diversos tributos e contribuições em um único documento de arrecadação. Até 2014, somente podia participar do programa um grupo restrito de empresas, mas em 2015, com a Lei do Supersimples, a modalidade de tributação foi estendida a mais 140 grupos atividades. Durante o painel, foram abordadas informações importantes, como enquadramento no Simples, principais motivos de exclusão de empresas do regime, obrigações acessórias inclusas, dentre outros pontos.


Um dos painéis mais disputados da Convenção foi sobre o "Simples Nacional".

Na sexta-feira (28/8) pela manhã, foi proferido o painel “Avanços da Contabilidade Brasileira”, ministrado pelo presidente do CRCBA Wellington Cruz, pelo presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON) Adeildo Osório de Oliveira e o Mestre em Controladoria pela FEA/USP Fábio Moraes da Costa, com a coordenação de Presley Santana, coordenador regional do CRCBA. Foram abordadas as perspectivas da profissão contábil no Brasil com a adoção de padrões internacionais, sobretudo com a IFRS e IPSAS, falando também da importância da educação continuada nesse processo, abordando alguns conceitos importantes e exemplificando modelos de demonstrações contábeis, balanços e demais peças que sofreram interferências da internacionalização das normas.


O presdiente Wellington Cruz iniciou o painel "Avanços da Contabilidade Brasileira", abordando as normas internacionais adotadas pelo sistema contábil brasileiro.

Fechando a programação da XII Convenção de Contabilidade da Bahia, o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH-BA), Cezar Almeida, proferiu palestra sobre retenção de talentos, quando traçou um panorama do mercado de Contabilidade no estado e apresentou estratégias para que as organizações contábeis possam valorizar e manter os bons profissionais em suas equipes. Ao final da última palestra, houve entrega de placas de homenagem às empresas que apoiaram a realização da Convenção e sorteio de brindes. O presidente Wellington Cruz realizou a apresentação do novo aplicativo mobile do CRCBA, que em breve estará disponível para download gratuito em smartphones (android, iOS e windows phone) e disponibiliza notícias, eventos de educação e acesso a serviços online do regional.


Cézar Almeida (ABRH-BA) falou sobre mercado de trabalho e retenção de talentos.


As empresas e instituições apoiadoras da Convenção receberam placas de homenagem ao fim do evento, como agradecimento por possibilitarem o sucesso de mais uma edição.

CONCURSO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PREMIA OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS NA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA

trabalhos

Durante a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, foram apresentados 31 trabalhos científicos, com os temas “Educação e Formação Profissional”; “Contabilidade e Gestão Pública”; “Contabilidade e Gestão Tributária”; “Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade”; “ “Contabilidade Gerencial e Controladoria”; “Auditoria, Perícia e Arbitragem”; “Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor” e tema livre.

Os trabalhos foram avaliados Comissão Técnica da Convenção, coordenada pelo Vice-Presidente Técnico do CRCBA, Prof. Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva, de modo que a identidade dos autores não foi revelada. De acordo com a Portaria CRCBA Nº. 025/2015, foram concedidos prêmios em valores de R$5.000,00; R$3.000,00 e R$2.000,00, para o primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Segue, abaixo, relação dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugar:

1º – PRINCIPAIS FATORES QUE IMPACTAM O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
Autores: Thayse Santos da Cruz; Kuama Berline Manuel; Sonia Maria da Silva Gomes.

2º – ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA ENTIDADE PELOS MICROEMPRESÁRIOS DE FEIRA DE SANTANA/BA.
Autores: Érica Oliveira da Silva; Isac Pimentel Guimarães.

3º – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO EM ESCOLAS MUNICIPAIS NO SEMIÁRIDO BAIANO
Autores: Fabrício Ramos Neves; Carla Adryelle Prado Azevedo; Franciele Alves Rodrigues; Márcia Mamédio Guimarães.

CONSELHEIROS, DELEGADOS E COORDENADORES REGIOANIS SE REUNIRAM EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Funcionária do CRCBA recebeu placa de homenagem pelos 20 anos de atividades no órgão, durante a reunião plenária realizada emVitória da Conquista - BA.

No dia 26/8 (quarta-feira), foram realizadas a Reunião Plenária do CRCBA do mês de agosto e a Reunião de Delegados e Coordenadores Regionais, em Vitória da Conquista - BA. Durante a Reunião Plenária, foi deliberada a pauta do mês de agosto e a colaboradora do CRCBA Mirela Baraúna recebeu uma placa de homenagem pelos seus 20 anos de atividades no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia.


Delegados e Coordenadores Regionais também se reuniram em Vitória da Conquista, no dia 26/8.