Descrição: Descrição: http://www.crcba.org.br/divulgacoes/noticias.jpg

SEMINÁRIO CONTÁBIL LOTOU AUDITÓRIO DO OTHON NO SÁBADO (15/9)

Classe contábil baiana é referência em aprimoramento profissional. Em 2012, já foram realizados 52 eventos de Educação Profissional Continuada (palestras, cursos, seminários, congresso etc.) pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA).


Durante abertura do evento, representantes da classe contábil e da sociedade civil organizada.

O Seminário Contábil foi realizado nesse sábado (15/9) no Bahia Othon Palace Hotel, reunindo mais de 600 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis em dia de discussões de assuntos relevantes e aprimoramento. Com o tema "O Futuro da Contabilidade para a Nova Economia", grandes nomes da área contábil brasileira apresentaram palestras sobre compras públicas, terceiro setor, normas internacionais de Contabilidade, marketing contábil e responsabilidade técnica, civil e penal do profissional contábil. Na ocasião, estiveram reunidos representantes da classe contábil baiana, como o Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, junto com seus Conselheiros e representantes da Fundação Brasileira de Contabilidade, Junta Comercial, Sindicato das empresas contábeis da Bahia, Sindicato dos Contabilistas da Bahia, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Serviço Nacional de Aprendizado de Cooperativismo, dentre outros.


Presidente Wellington do Carmo Cruz (CRCBA) cumprimentou os participantes e falou da importância da atualização profissional.

O Presidente Wellington Cruz falou da importância dos projetos de Educação Profissional Continuada do CRCBA e da participação da classe contábil no seminário. Por fim, agradeceu a presença e desejou a todos um bom evento. “Desejo a todos um bom evento, que seja bastante proveitoso. Trouxemos palestrantes de altíssimo nível para o seminário aqui hoje para debater o futuro de nossa profissão perante à economia globalizada”.

Na ocasião, foram celebrados convênios com o Instituto de Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), para a promoção de cursos na área de auditoria, e com o SESCAP-BA, objetivando oferecer a certificação digital gratuita por um ano aos profissionais que receberem a nova carteira profissional junto ao CRCBA. O Presidente do IBRACON na Bahia, Edmar Sombra Bezerra, destacou a importância do convênio. “É um grande prazer para todos nós do IBRACON firmar esse convênio, pois, com certeza, somando aos projetos de educação já realizados pelo CRCBA estaremos contribuindo ainda mais aos auditores baianos”. A Presidenta do SESCAP-BA, Patrícia Jorge, comentou a parceria com o CRCBA. “Com o projeto habilitar e certificar, do SESCAP junto ao FENACON, CFC e CRCBA, hoje os profissionais que receberem as carteiras profissionais poderão sair daqui já com a sua certificação digital pronta, com um ano de certificação gratuita.”

Durante a abertura do evento, a execução do hino nacional foi realizada por crianças da Fundação Casa Pia, que presta serviços sociais a crianças carentes de Salvador. O CRCBA realizou durante o seminário a doação de latas de leite em pó arrecadadas como inscrição simbólica de eventos de educação para a fundação, além de instituições de amparo a idosos, jovens dependentes químicos e outros. Também foi realizada a entrega de habilitações profissionais para recém-registrados junto ao CRCBA, solenidade que tem sido realizada pelo menos uma vez por mês pelo Conselho com o intuito de apresentar e aproximar o profissional do sistema contábil (Conselhos Federal e regionais de Contabilidade) brasileiro.

Com o tema “O Futuro da Contabilidade para a Nova Economia”, as palestras do seminário abordaram aspectos muito importantes para a profissão contábil, desde estratégias de negócios para compras públicas ao marketing contábil. Ao todo, mais de 600 participantes, dentre estudantes e profissionais da Contabilidade, lotaram o auditório do Bahia Othon Palace Hotel para conferir os debates tão salutares ao momento de mudanças vivido pela profissão.


A palestra “O Poder do Marketing Contábil”, proferida por Anderson Hernandes, abordou de forma descontraída estratégias para valorização dos serviços contábeis e tomou a atenção dos presentes.

O CRCBA, que já tem 65 anos de serviços prestados à sociedade baiana, é responsável pelo registro e fiscalização dos profissionais da Contabilidade em território baiano, bem como oferecer a Educação Profissional Continuada à categoria. Referência em todo o Brasil pela tradição de realização de grandes e pontuais eventos voltados para o aprimoramento profissional, o regional baiano já realizou 52 edições em 2012, até o mês de setembro. A programação completa pode ser acessada no endereço eletrônico (www.crcba.org.br). Em 2013, a Bahia será sede do XII Prolatino - Congresso de Contabilidade do Mundo Latino, evento internacional que acontecerá de 7 a 9 de março, na cidade de Porto Seguro.

O evento é mais uma realização do CRCBA, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade – Setorial Bahia (FBC-BA), com o apoio do Banco do Brasil, SEBRAE, Sismont, SESCOOP-BA, SESCAP-BA, JUCEB, SINDICONTA-BA. O Programa Metanóia na TV, exibido todo sábado às 08h30min pela TV Aratu (SBT), esteve presente e fez a cobertura do Seminário Contábil. A partir do próximo sábado (22/9) o programa exibe flashes do seminário, que ficará no ar por um mês.